Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

5 de fevereiro de 2016

As dificuldades de um estudante-atleta brasileiro nos EUA

Cada vez mais estudantes-atletas brasileiros realizam o sonho de jogar e estudar nos EUA. Quais são as principais dificuldades que eles irão enfrentar por lá? Descubra agora e jogue a insegurança para escanteio.


Para um estudante-atleta jogar futebol e estudar nos Estados Unidos é uma oportunidade única, maravilhosa e que todos os jovens atletas brasileiros deveriam experimentar. A experiência, os ganhos culturais, a chance de se formar por uma universidade americana e ainda, quem sabe, ingressar no futebol profissional são impagáveis. Mas, como em tudo na vida, a jornada de um atleta universitário nos EUA também é marcada por momentos de dificuldades.

Saiba quais são as principais diferenças e dificuldades encontradas por um brasileiro no dia a dia como estudante-­atleta, e se prepare da melhor maneira para enfrentá-las. Esta é mais uma reportagem da série de reportagens ‘Visão do atleta.’

estudante-atleta - dificuldades
Ter um bom relacionamento com a equipe e conversar com o treinador irá ajudar o estudante-atleta em sua adaptação nos EUA.

Ambiente e receptividade

Uma das maiores dificuldades que um estudante-­atleta brasileiro pode enfrentar na sua chegada aos Estados Unidos é a adaptação. Nova vida, novas culturas, tudo é novo e diferente. A melhor maneira de ter uma ótima experiência, logo de cara, é ser bem recebido pelos novos companheiros de time, treinadores, colegas de quarto, de turma, etc. A sensação de ser bem recebido e logo se sentir parte da sua nova “família” é o principal fator na adaptação de um estudante-­atleta.

Uma dica importante para saber se a universidade para a qual o estudante-atleta está indo conta com um bom ambiente e boa receptividade dos seus futuros companheiros é tentar entrar em contato com brasileiros que já estão lá. Adicioná-los e perguntar sobre o ambiente, os companheiros de time, treinadores, etc. A grande maioria das faculdades conta com vários brasileiros já, principalmente no time de futebol, e eles, por já terem passado por todo o processo de adaptação, vão ser muito importantes na adaptação dos novos atletas.

Saudade

Outra grande dificuldade que estudantes-­atletas brasileiros enfrentam é a saudade de casa. É mais do que normal haver momentos em que a saudade aperta muito, mas, depois de um tempo, o atleta acostuma com a distância. Acontece com todos. Manter-se ocupado é a melhor maneira de amenizar a saudade. Treinos, estudos, jogos, trabalhos, viagens ocupam bastante a cabeça do estudante-atleta durante o semestre letivo. E quando menos se esperar, já estará na hora de voltar para casa de férias.

estudante-atleta - dificuldades
O frio nos Estados Unidos é uma dificuldade, mas nos locais mais severos os equipamentos aquecedores são prioridades. (Foto retirada do site planetasustentavel.abril.com.br).

Clima

Outro fato que pode contribuir muito para o “sofrimento” de brasileiros é o frio. Em primeiro lugar, não é tão ruim quanto parece. Algumas cidades, sim, no inverno (geralmente no mês de janeiro) anotam temperaturas negativas, o que realmente é bastante frio, ainda mais para brasileiros. Porém, nessas regiões onde o frio é mais severo, todas as instalações da faculdade e das casas são equipadas com aquecedores e têm toda a estrutura para receber o frio.

Os treinos também passam a ser todos em ginásios e academias fechadas. Mesmo assim, se o atleta não quiser ter contato algum com o frio extremo, e achar que isso pode ajudar na sua adaptação, é recomendado na hora da procura, fazer contato com universidades mais ao sul do país, onde o frio é sempre mais moderado.

Idioma

Um dos principais aprendizados para o seu crescimento pessoal, o atleta obterá durante o período em que estiver morando nos EUA como estudante-atleta: é o aperfeiçoamento no inglês. Após quatro anos morando na América, 90% dos brasileiros irão voltar ao Brasil, fluentes em língua inglesa. Mas para isso acontecer, precisa haver dedicação. E é aí que o atleta brasileiro pode acabar pecando algumas vezes.

Não importa o quão avançado o nível de inglês do atleta seja; ao chegar aqui, ele irá encontrar dificuldades com a língua. E é nessa hora que o atleta deve se dedicar, procurar praticar, o máximo que puder, o seu inglês e evitar ficar em grupos apenas com brasileiros falando português. Acreditem. Quanto mais o atleta praticar e tentar falar sem medo, perguntar e querer aprender, mais rapidamente irá vencer as dificuldades com a língua e nem se lembrará do dia em que o idioma foi uma barreira.

estudante-atleta - dificuldades
Fé, força e determinação, atleta! Lembre-se sempre de seu objetivo.

Força de vontade é o segredo

Todas essas dificuldades citadas e as demais encontradas por estudantes-­atletas brasileiros nos Estados Unidos podem ser facilmente vencidas por um único fator: a força de vontade. Assim como em tudo na vida, para obter sucesso em sua carreira nos EUA, tanto no campo quanto nas salas de aula, o aluno tem que querer muito, se dedicar e dar o seu melhor a cada dia.

Feito isso, o sucesso e as conquistas virão naturalmente com o tempo, e o sentimento de realização é algo que fará todas as dificuldades e sacrifícios terem valido a pena.

Conheça o NextCast, o podcast da Next Level Sports

O primeiro NextCast teve como convidado o Diretor acadêmico da Next Level Sports, Jônatas Polesello. Ele falou um pouco sobre sua vida no futebol de base no Brasil e por que escolheu o futebol universitário dos EUA.  Confira dando play abaixo:

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.