Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

22 de abril de 2016

Você conhece o TOEFL e o SAT?

Conheça mais sobre as provas necessárias para ingressar em uma universidade norte-americana e algumas dicas de como se preparar para elas.


O estudante-atleta brasileiro que deseja ingressar no futebol universitário americano tem que ser bom de bola. Mas, mais do que ter um bom desempenho nos campos, o atleta precisa estar preparado para passar nas provas, que são exigências de todas as universidades daquele país para os atletas.

As provas são consideradas, talvez, a parte mais importante para a admissão de um atleta numa faculdade, pois se ele ainda não estiver pronto para se destacar nos campos em alto nível no primeiro ano, terá tempo de se desenvolver e melhorar com os treinamentos diários na própria universidade.

Já na parte acadêmica, se o atleta não estiver pronto e 100% preparado, não há conversa. Pode ser o melhor jogador em todos os aspectos dentro do campo, mas, se não passar nas provas necessárias, não há possibilidade de o atleta ser aceito.

TOEFL - prova
As duas provas fazem parte do vestibular norte-americano. Conheça cada uma delas na matéria a seguir. (Reprodução: www.guiadavida.com.br/)

Quais são essas provas?

Basicamente, as duas provas necessárias para um estudante-atleta brasileiro ingressar numa universidade americana são o TOEFL e o SAT. São difíceis e bem diferentes uma da outra.

O SAT

O SAT é a prova do vestibular americano. Todo e qualquer estudante que deseja entrar em uma universidade nos Estados Unidos deve fazer a prova, dividida em três seções: inglês, matemática e redação.

A parte de inglês é a mais complicada. Exige de um inglês intermediário para avançado, e contém perguntas de gramática, assim como interpretação de texto. Todas as questões são de múltipla escolha.

Para se preparar, é necessário basicamente estudar. Não tem mistério. Cursos de inglês, de preferência específicos, para a prova do SAT. Ler bastante no idioma também ajuda bastante, já que grande parte das questões é de interpretação de texto.

A matemática, para um estudante brasileiro já formado no Ensino Médio, é bem simples. Muitas questões fáceis que podem ser resolvidas usando apenas ‘regra de três’, e até as mais difíceis, não são nada complicadas se comparadas à matemática ensinada nas escolas brasileiras.

A única grande dificuldade é o tempo. Cada seção de matemática da prova tem um tempo limite de 20 a 30 minutos, em média, para a resolução de 20 a 25 questões. Em algumas seções, o estudante terá menos de um minuto para resolver cada questão, numa média geral. Se, ao fim de uma ou outra seção, o aluno tiver deixado algumas questões em branco, ele não deve se desesperar.

É completamente normal e acontece com todos. A melhor dica é pular aquelas questões de maior dificuldade, e/ou que são mais longas, e tentar fazer o maior número possível de questões simples.

A redação é basicamente como qualquer outra de vestibular. O aluno deverá escrever sobre determinado tema, respeitando a norma culta da língua, e atingindo um limite mínimo de linhas ou palavras. Ler bastante é bem indicado também para se ter um bom resultado na redação. Quanto melhor o vocabulário dos atletas, maiores as chances de sucesso.

TOEFL - prova
A prova do TOEFL é a avaliação de proficiência em inglês. (Reprodução: www.ueg.br/)

O TOEFL

O TOEFL é uma prova completamente diferente de todas as outras de inglês. Não avalia o seu conhecimento gramatical e específico da língua, mas sim a sua fluência. A avaliação é chamada de prova de proficiência. Basicamente, o objetivo do TOEFL é saber se o aluno está preparado pra viver na língua. Ouvir, falar, ler e escrever.

A prova é dividida nessas quatro seções (Listening, Speaking, Reading e Writing), e cada uma vale 30 pontos. No total, a prova vale 120 pontos. E a boa notícia é que a nota não precisa ser muito alta. A prova é difícil, mas, com 61 pontos, o atleta é admitido na maioria das universidades americanas. Algumas exigem até menos do que isso, assim como outras exigem mais. Oitenta, 90 ou, no caso das TOP 10 melhores universidades do país (academicamente falando), até 100 pontos.

Quanto mais preparado para as provas o estudante-atleta estiver, maiores as chances de se sair muito bem e receber ofertas de boas universidades. O mesmo nível de dedicação que se deve ter dentro do campo é exigido também nas salas de aula. É um investimento sem tamanho para o seu futuro.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.