Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

4 de fevereiro de 2016

Conheça as principais ligas profissionais de futebol nos EUA

Você conhece as principais ligas profissionais de futebol nos Estados Unidos? Confira mais uma matéria da série 'Visão do Atleta' e descubra.


O futebol nos Estados Unidos não para de crescer, e a liga universitária é a porta de entrada para a maioria das ligas profissionais do país. Mas quais são essas ligas? Conheça mais e saiba as diferenças entre as ligas profissionais de futebol americanas.

futebol - liga profissional
MLS é uma das ligas mais importantes dos Estados Unidos. (foto retirada do site www.footyheadlines.com)

MLS (Major League Soccer)

A MLS é a principal liga profissional dos Estados Unidos. Conta atualmente com 20 times, divididos em duas conferências, ­ Leste e Oeste. Todos os times se enfrentam durante a temporada regular, em jogos dentro e fora da conferência, e os 8 melhores classificados de cada conferência avançam para os “Playoffs”, onde jogam em sistema de mata-­mata dentro das suas respectivas conferências, até a final.

Duas características diferenciam a MLS das outras diversas ligas de futebol profissional espalhadas pelo mundo: o sistema de promoção de jovens, e o “teto salarial” nas folhas de pagamento dos clubes.

O sistema de promoção de novos jogadores na liga é feito pelo Draft da MLS. Em vez de subir das categorias de base para a equipe principal, o jovem jogador chega aos profissionais após jogar por uma universidade. A escolha desses jovens é feita durante o evento do Draft. Saiba mais sobre o Draft da MLS aqui.

Quanto ao teto salarial, a MLS disponibiliza, a todos os clubes, a mesma quantia exata de dinheiro disponível para o pagamento de salários. Com a exceção dos “Designated Players”, os salários de todos os jogadores do clube somados não podem ultrapassar o valor total do “teto” determinado pela Liga todos os anos. A ideia é que a liga fique sempre muito bem equilibrada, e eles fazem isso estipulando que os times tenham basicamente os mesmos direitos e mesmos limites de investimento.

O que são os “Designated Players”?

“Designated Players” ou jogadores designados (em tradução livre) são os jogadores cujo salário não conta para o teto salarial da equipe. Ou seja, esse jogador não tem limite de valor do salário que pode receber anualmente. Atualmente, cada time tem direito a ter três “Designated Players”. Assim, a liga se torna mais atrativa, pois cada time tem direito a contratar três superstars do futebol mundial, sem se preocupar em encaixá­-los no “apertado” orçamento que é disponibilizado pela liga.

Mais uma peculiaridade da MLS: a própria liga é a responsável pelo pagamento dos salários de todos os atletas, assim como os seus direitos trabalhistas e direitos de imagem. Os únicos jogadores que recebem da própria equipe são os três jogadores designados. De resto, todos os custos salariais são arcados pela própria liga. Assim como todos os uniformes de todas equipes são do mesmo fornecedor, contratado pela liga. A própria MLS assina os contratos de publicidade e de transmissão para a temporada, e usa esse dinheiro para com os seus clubes de maneira igualitária, ao invés de repassar determinados valores aos respectivos clubes.

futebol - liga profissional
A NASL é considerada a segunda melhor liga e conta com jogadores brasileiros em sua equipe. (Foto retirada do site www.facebook.com/North American Soccer League)

NASL (North American Soccer League)

A NASL é considerada a segunda liga de maior expressão do sistema de futebol profissional dos Estados Unidos. O motivo da NASL não ser considerada Segunda Divisão é que nos Estados Unidos não há divisões. Não há acesso, nem descenso. Existem três ligas profissionais distintas, e a NASL é considerada a segunda melhor, contando com 12 equipes que jogam entre si em dois turnos.

As quatro melhores na classificação final avançam para as semi­finais e depois final. A maior diferença da NASL para a MLS é que na NASL os clubes é que pagam os seus atletas e a liga não conta com teto salarial. Assim os clubes podem pagar a seus jogadores o quanto quiserem, sem restrições.

A NASL, hoje, apesar de ser uma liga considerada inferior já conta com vários jogadores conhecidos do público brasileiro, como Kleberson, Ibson, Gabriel, e até jogadores de renome internacional, como Marcos Senna e Raúl, um dos maiores jogadores da história do Real Madrid. A liga também conta com o lendário time New York Cosmos, em que Pelé atuou perto do final de sua carreira e virou ídolo nos Estados Unidos.

futebol - ligas profissionais
Tão atrativa quanto as outras, a USL também é uma alternativa para ingressar no futebol dos EUA. (Foto retirada do site www.charlestonbattery.com)

USL (United Soccer League)

A USL é a terceira liga mais importante do futebol profissional dos Estados Unidos. Assim como a MLS, a USL é dividida em duas conferências, ­Oeste e Leste, e o formato também é basicamente o mesmo. Conta hoje com 29 equipes. A principal característica da USL é que a grande maioria dos seus times são associados a algum clube da MLS, muitos inclusive como equipe reserva do clube da divisão de elite.

Assim, as duas ligas trabalham em parceria, promovendo jogadores jovens que se destacam na USL para a MLS, assim como usando a USL para dar experiência a jogadores recém-draftados para a MLS, e dando ritmo de jogo a peças fundamentais de times da MLS que estão voltando de lesão, por exemplo.

Financeiramente, a USL ainda não é considerada uma liga top para se jogar, mas a oportunidade de ser observado e ser promovido pra MLS, em um curto período de tempo, devido à parceria entre as ligas, definitivamente torna a USL uma opção atrativa para jovens jogadores que desejam ingressar no futebol profissional dos Estados Unidos.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.