Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

18 de maio de 2016

Veja os caminhos para se chegar ao futebol profissional nos EUA

Confira abaixo um guia que todo estudante-atleta deve seguir para assinar um contrato com uma equipe profissional de futebol nos EUA.


Além de uma excelente formação acadêmica, uma das maiores motivações para jogar e estudar em uma faculdade norte-americana é a oportunidade de seguir atuando no nível profissional após a conclusão da universidade.

Praticamente todos os estudantes-atletas que partem para os Estados Unidos em busca dessa experiência nutrem o sonho e o desejo de se tornarem jogadores profissionais de futebol. Mesmo com toda a estrutura oferecida pelas universidades americanas, essa transição não é algo fácil, e alguns caminhos específicos precisam ser percorridos para que esse sonho se realize na prática.

Gonçalo Soares, University of Akron
Na foto, Gonçalo Soares #25, atleta enviado pela Next Level Sports e que atualmente joga na University of Akron, uma das melhores universidades americanas. (Foto: Gary Rohman/MLS/USA TODAY Sports)

Desempenho na universidade

O primeiro, e talvez mais importante, passo para se chegar aos profissionais é ter um ótimo desempenho durante os quatro anos de campeonato universitário. Numa linguagem mais simples, o atleta tem de “arrebentar” em cada uma das quatro temporadas, para que seja visto e notado em um patamar nacional por agentes e técnicos profissionais.

A forma como funciona o sistema de recompensas no futebol universitário americano ajuda muito os atletas. Isso porque, após cada campeonato, sempre são dados diversos prêmios aos destaques individuais, tais como melhor jogador de defesa, melhor jogador de ataque e seleção do campeonato, além de prêmios mais comuns mas igualmente importantes como goleiro menos vazado e artilheiro. Uma vez realizada a entrega, os jogadores premiados estarão em destaque, e os responsáveis pelas contratações poderão, a qualquer momento, contatar os atletas.

Vale lembrar que para a MLS, primeira divisão do futebol nos EUA, o atleta que sai diretamente da universidade para os profissionais não pode ser contratado. O processo de escolha da MLS, o Draft, é a única ponte existente entre as duas ligas – universitária e profissional. Os responsáveis pelas contratações das equipes da MLS enviam à comissão do Draft os nomes dos atletas universitários com os quais têm interesse em contar em seus respectivos elencos. Ela, então, divulga uma lista, geralmente na segunda metade de dezembro, com todos os atletas que participarão do evento. Quem não a integra não tem chance de ser selecionado.

Já para as outras ligas profissionais menores, como USL e NASL, essa regra não se aplica. O estudante-atleta pode receber uma oferta de contrato logo após se formar e se juntar ao elenco dos times, sem problema ou burocracia alguma. Em ambos os casos, o excelente desempenho do atleta durante a temporada universitária é o que chamará a atenção dos clubes e a de seus dirigentes e técnicos.

profissional 1
A PDL é fundamental para o processo de transição do futebol amador para o profissional. (Reprodução: www.mercadodofutebol.net.br/).

A PDL

Apesar de as universidades serem os celeiros formadores de atletas de futebol nos Estados Unidos, existe outra liga que tem um papel bastante importante nesse processo de transição entre o amador e o profissional – a Premier Development League, liga de desenvolvimento para atletas jovens que, na teoria, ainda não estão preparados para atuar no nível profissional.

Assim como acontece durante a temporada universitária, olheiros, agentes e técnicos de times profissionais acompanham de perto o torneio, que ocorre todo ano durante o verão americano, de maio a agosto. A liga é formada basicamente por estudantes-atletas, razão por que é realizada no período de férias de verão, quando todos se encontram longe de suas obrigações universitárias.

Mas conta também com uma parcela de atletas mais velhos e estrangeiros, que vão para os EUA durante esse período de três meses, para tentar um contrato profissional ao fim de um bom campeonato. A liga tem status de amadora. Portanto, os atletas não são remunerados, mas grande parte dos times provem moradia e alimentação para seus atletas, que ficam livres de quaisquer gastos com necessidades básicas e, portanto, mais focados na competição.

TRY-OUTS

Os try-outs são a forma americana equivalente aos testes e peneiras que ocorrem no Brasil. São realizados com frequência nos times profissionais, principalmente nas ligas secundárias, como a USL e a NASL. Cada time, no início de uma temporada, apresenta um calendário com as datas em que serão sediados os seus respectivos testes.

Cabe ao atleta interessado, além de realizar boas temporadas tanto com a universidade quanto na PDL, se inscrever para os try-outs dos clubes que têm interesse e checar, permanentemente, datas e horários, sempre disponíveis nos websites dos clubes.

Os try-outs são importantes para aqueles jogadores que não tiveram uma boa temporada, ou que até fizeram, mas que por um motivo ou outro não foram vistos, para mostrarem de perto aos treinadores que têm potencial para fazer parte de um time de futebol profissional.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.