Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

3 de junho de 2017

Atleta conta como é jogar futebol profissional na Tailândia

O jogador fala sobre a experiência de viver e jogar profissionalmente na Tailândia há quase dez anos.


Victor Amaro tem 30 anos e joga atualmente no Nongbua Pitchaya FC, clube de futebol da Tailândia, no Sudeste da Ásia. O atleta decidiu embarcar para o país aos 23 anos de idade, quando conheceu um jogador no local em que fazia fisioterapia, no Rio de Janeiro. Na época, Victor estava sem time e se recuperava de uma lesão, quando um outro atleta, que já atuava na Tailândia, contou sobre a experiência que vivia e o chamou para fazer um teste lá:

“Ele me contou que estava jogando na Tailândia e que já estava lá há um ou dois anos. Me contou como era a Tailândia. Eu tinha acabado de sair do Madureira, o clube em que eu jogava no Rio, e estava sem time. Ele me convidou e disse que eu só precisava pagar a minha passagem. Eu fui meio que fazer um teste, mas muito confiante dessa oportunidade”, conta o jogador.

Victor Amaro - Tailândia (3)

Depois de duas semanas mostrando todo o seu futebol para diversos clubes, um time, cujo técnico também era brasileiro, o convidou para fazer parte do elenco e deu início à sua trajetória no país. No Brasil, o atleta jogou toda a categoria de base no Madureira Esporte Clube, completando desde o time mirim, aos 13 anos de idade, até o time profissional, aos 22. Victor passou também pela equipe Sub-18 da Seleção Brasileira e chegou a viajar para a Irlanda para disputar um campeonato amistoso no país. Ele conta que a família sempre o apoiou muito e lutou com ele em busca do sonho de ser jogador de futebol profissional.

Victor Amaro - Tailândia

Como acontece normalmente em países com culturas diferentes da brasileira, Victor conta que no começo enfrentou algumas dificuldades, principalmente por conta da língua, mas que era possível se comunicar. Ele explica também que aprendeu muito sobre o respeito a outras religiões e diz que os tailandeses são pessoas muito abertas e tranquilas. Apaixonado pelo país, Victor até mesmo namora uma tailandesa, e conta que já se acostumou à culinária apimentada da região:

“A Tailândia tem muitos lugares legais para conhecer, muitos tipos diferentes de paisagens e belezas. Hoje eu estou totalmente adaptado, tanto à comida, quanto ao idioma. Respeito a religião deles, a cultura, tudo. Esse é o meu oitavo ano na Tailândia, estou muito feliz aqui. Amo esse país, amo o povo, amo tudo aqui. Só tenho coisa boa para falar da Tailândia. Só tenho a agradecer por estar aqui e estou muito feliz”, diz.

Victor Amaro - Tailândia (11)

Segundo o atleta, o futebol profissional tailandês não para de crescer, tanto na parte técnica, quanto na parte tática e física, em especial no que se refere a passes longos e bolas paradas. Victor dá ainda uma dica para os estudantes-atletas da Next Academy que pretendem estudar e jogar futebol na Tailândia:

“Eu tenho certeza que vai ser uma experiência maravilhosa, porque é um país maravilhoso. Primeiro, que é diferente, então eles já vão aprender alguma coisa. As pessoas são bem receptivas, são pessoas legais, são bem-educadas. Aqui eles também pregam muito o respeito aos mais velhos. Então, eles vão ganhar muito em poder conhecer esse tipo de cultura. Segundo, que eles vão sair do país deles para poder vivenciar uma outra experiência, vivenciar estar sozinho, estar com outros amigos, conhecer outras pessoas, poder sair do Brasil e conhecer um país que tem tantas coisas diferentes, exóticas e maravilhosas. Eles só têm a ganhar. Aqui também é um país muito seguro. Os pais podem ficar tranquilos, porque é um país sem violência nenhuma. Eu tenho certeza que vão aprender, vão se divertir e vão poder jogar bola. Eles também vão estar em Phuket, perto de ilhas maravilhosas, como a ilha de Phi Phi”, fala.

Post BISP-02

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.