Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

16 de maio de 2016

Conheça 5 motivos para ir estudar nos EUA

Confira abaixo algumas das razões pelas quais morar nos Estados Unidos é algo tão desejado pelos brasileiros e por outros povos em geral, e o que faz com que o país tenha uma qualidade de vida acima do normal.


Estados Unidos é um país conhecido por seu histórico de receber imigrantes dos mais diversos cantos do planeta. A república estadunidense, com pouco mais de 200 anos, foi construída e desenvolvida “nas costas” dos imigrantes estrangeiros, que, em sua maioria, atravessaram o Atlântico em busca de melhores oportunidades e qualidade de vida. Por isso, há ótimos motivos para ir estudar nos EUA.

Os jovens de todo o mundo que decidem por mudar completamente de vida e buscar oportunidades de estudo e trabalho na América têm como motivo para essa atração muito mais do que somente o sistema americano de bolsas de estudo e a união do esporte com o meio acadêmico.

motivos para ir estudar nos EUA
Oportunidade de crescimento e melhor qualidade de vida são alguns motivos que fazem cada vez mais pessoas saírem de seu país de origem e morar nos EUA .(Reprodução: www.carroaluguel.com).

Confira os 5 motivos para ir estudar nos EUA:

1. Custo de vida é um dos primeiros motivos para ir estudar nos EUA

O custo de vida talvez seja hoje a maior diferença entre os Estados Unidos e o Brasil, quanto a qualidade de vida dos cidadãos. As legislações na terra do Tio Sam variam de acordo com os estados, o que faz com que o salário-mínimo seja também determinado por cada governo estadual de uma forma diferente. A legislação em âmbito nacional, contudo, diz que o limite mínimo de salário a ser adotado por cada estado é de $7.25 dólares por hora (último decreto feito em 2009).

Digamos que uma pessoa tenha uma rotina de emprego normal, trabalhando oito horas diárias, cinco dias na semana. Essa pessoa, morando no estado que menos paga, ganharia $1.160,00 dólares, sem precisar fazer hora extra ou trabalhar nos fins de semana. Mas a maior diferença quando comparado ao Brasil não está no valor do salário-mínimo, que hoje vale R$ 880,00. O custo de vida é o grande vilão para os brasileiros.

Para exemplificar, veja essa comparação básica de preços entre duas cidades metrópoles – Rio de Janeiro e Miami. No Rio, uma Coca-Cola de 2 litros custa no mercado em torno de R$5,00, o equivalente a uma garrafa de água na outra cidade. A real questão não se encontra na cotação do dólar, nem na diferença para o preço do real. O quanto as moedas valem depende do custo de vida dos seus países.

Nos Estados Unidos se recebe bem mais e se gasta bem menos. Isso é claramente refletido e observado no (bom) humor do americano no dia a dia e no prazer com que eles desenvolvem o seu trabalho, mesmo que numa carreira que nunca tenha sonhado seguir. A vida digna, com as contas em dia e oportunidades para todos de acesso a lazer e cultura, faz toda a diferença no comportamento positivo e na saúde mental da população.

2. Infraestrutura em transportes públicos

Não se engane! Nos Estados Unidos, principalmente nas cidades metrópoles, também existe trânsito congestionado e longos engarrafamentos. A grande diferença é a forma eficiente como funcionam os transportes públicos. As linhas de trem e metrô em cidades de maior porte são tão bem-construídas e geridas que é possível dizer que só pega trânsito quem quer. Mas não são em todas que esses serviços são prestados. Pelo contrário. As cidades com menos de um milhão de habitantes, em sua maioria, não possuem transporte sobre trilhos, mas, por outro lado, as rodovias são todas planejadas de uma forma que se torna raro deparar-se com engarrafamentos.

Ao todo, apenas 15 cidades dos EUA contam com linhas de metrô, e nem por isso a situação do trânsito é caótica. Isso sem falar nas condições das estradas, na maioria com quatro pistas largas de asfalto impecável, sem buracos ou rachaduras. Todo esse cenário é novamente refletido no comportamento da população, que leva uma vida muito mais tranquila e sem estresse no dia a dia.

EUA - motivos
O custo de vida nos EUA é considerado bom, pois os norte-americanos ganham mais e gastam menos. (Reprodução: www.redeangola.info/).

3. O número de oportunidades é mais um motivo para ir estudar nos EUA

Os Estados Unidos são a nação da oportunidade. Seja no meio acadêmico, através do excelente sistema de educação, que conta com instituições como escolas e universidades com estruturas de dar inveja a outros países, no meio profissional, em que há ofertas de emprego para pessoas qualificadas, ou até no meio esportivo, levado muito a sério pelas instituições governamentais do país, e que funciona como uma importante ferramenta de desenvolvimento social. Os EUA sofrem com desemprego, como qualquer outro país do mundo, mas a grande diferença está no sistema de recompensas para a dedicação e o esforço daqueles que sonham ir longe – outro ótimo motivo para ir estudar nos EUA e ir em busca de oportunidades após formado.

É raro casos de alunos que se formaram como top de classe e que diariamente correram atrás de melhorar e desenvolver seu potencial sem um bom emprego, com ótima remuneração. Todo desempenho satisfatório é notado e enaltecido dentro de uma firma, e sempre recompensado com indicações, promoções ou até mesmo prêmios. Um profissional qualificado não fica a mercê de um acaso que, sem um motivo aparente, pode vir a frear a evolução conquistada através do esforço.

4. Justiça e aplicação das leis

Por mais que um país seja cheio de oportunidades, estruturado e organizado, com a maioria de sua população educada e comprometida com o trabalho e com a família, não daria tão certo se o medo/respeito à lei não fosse uma presença constante no dia a dia dos americanos. As leis contra crimes nos Estados Unidos são severas, e, o mais importante, funcionam.

E com uma velocidade inquestionável. Os americanos são, majoritariamente, pessoas que seguem as leis de uma forma exemplar. Quando cometem um deslize, pagam – e caro.

EUA - motivos
Profissionais qualificados são bem recompensados nos EUA . (Reprodução: www.projetoamerica.com/).

5. Educação do povo é o último dos 5 motivos para ir estudar nos EUA

Parte do respeito pelas leis e autoridades, o bom convívio com o próximo e uma vida mais tranquila e menos estressante visível na população americana nada mais são que o reflexo da educação geral, com a qual todos são criados. Muito se discute que no Brasil os grandes problemas sociais que temos, como ignorância, corrupção e crimes em geral, por exemplo, vêm do nosso pobre sistema de educação.

É difícil dizer se a resposta para esse dilema é algo tão simples assim, mas uma coisa é certa: os EUA, com seu sistema impecável de educação, constroem e transformam a vida dos seus cidadãos de uma forma muito mais eficiente que no Brasil. É claro que há crimes em todo lugar. A corrupção, tão presente no nosso país, está também na sociedade americana. Mas em escala bem menor. É a exceção, não a regra. As pessoas “vigiam” umas às outras, e muitas daquelas que talvez possam não ter tido a melhor educação e sejam propensas a se desviar do caminho da honestidade não o fazem porque são freados pelo caráter da sociedade em que estão inseridos.

Fonte: www.dol.gov

Escute o episódio #3 do NextCast, o podcast da Next Academy, e saiba tudo o que oferecemos para os nossos estudantes-atletas:

No terceiro episódio, falamos sobre o maior evento do Brasil para atletas que desejam estudar e jogar em High Schools e Universidades americanas. Entrevistamos 3 atletas da Next Academy: Bruno Militz, que atualmente está estudando e jogando por uma das melhores universidades do estado da Flórida, a Lynn University; Thiago Barreto, estudante-atleta da Oklahoma Baptist University, e Osíris Bastos, atleta da Next Academy de Recife que participará do III Showcase Nacional em 2016. Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Academy no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Academy no Facebook (Nome do grupo: Next Academy)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.