REDSHIRT: Entenda o que é e para que serve essa medida no College americano
Confira o explicativo dessa medida, e por que e quando deve ser tomada por um atleta.
Next Academy
O futebol universitário nos EUA conta com diversas regras que o difere de uma forma contundente do futebol profissional.
Em geral, essas regras são colocadas em prática visando sempre tornar um pouco mais fácil e leve o estilo de jogo do College, uma vez que os atletas que participam não são assalariados, e são obrigados a dividir o tempo dentro dos gramados com o tempo dos estudos, muitas vezes ficando sobrecarregados, o que os impossibilitam de ter uma vida totalmente focada no futebol como um atleta profissional. Uma dessas regras se chama RedShirt, e é uma das mais importantes e que mais beneficiam os atletas universitários. Confira abaixo um resumo explicativo dessa medida, e por que e quando deve ser tomada por um atleta.
O que significa
RedShirt, ou camisa vermelha, em tradução literal, é uma suspensão da participação do atleta a fim de proteger o seu período de elegibilidade. Normalmente, a elegibilidade atlética do aluno no esporte universitário americano é de 4 anos, que é o tempo necessário para se formar em um curso de bacharel nas faculdades americanas.
Um estudante-atleta que se declara RedShirt continua habilitado a estudar, mas fica fora das competições pelo período de 1 ano. Usando esse mecanismo, o atleta fica com 5 anos letivos para poder usar os 4 anos de elegibilidade esportiva. Ou seja, o atleta pode jogar os dois primeiros anos, pegar o RedShirt no seu terceiro ano, e voltar a jogar no quarto e quinto ano. Ele usará 10 semestres para se formar ao invés de 8, porém em 2 desses semestres ele estará fora de qualquer tipo de competição. Participar de treinamentos e qualquer outra atividade esportiva que não seja os jogos oficiais é permitido.
Mas por que o atleta escolheria ficar um ano fora de competições?
O RedShirt, como tudo dentro do esporte universitário americano, foi inventado como uma forma de auxiliar a vida dos atletas, com o intuito real de resolver problemas e não criá-los. O primeiro grande motivo que, inicialmente, fez com que os diretores atléticos resolvessem adotar tal medida era o despreparo, tanto acadêmica quanto esportivamente, que muitos dos jovens estudantes-atletas chegavam nas faculdades.
Muitos atletas do futebol americano, por exemplo, chegavam sem o tamanho e a força que uma competição de alto nível desse esporte demanda, e os treinadores e auxiliares técnicos acharam que essa medida daria 1 ano de preparação, sob os cuidados de profissionais extremamente capacitados, para que esses atletas enfim estivessem prontos e aptos para participar das competições. Dentro das salas de aula, muitas vezes alguns jovens alunos chegam despreparados, especialmente os estrangeiros que têm dificuldade com a língua, sem o ritmo necessário para acompanhar as aulas e ao mesmo tempo se dedicar e focar 100% nos jogos oficiais da sua equipe. 1 ano de RedShirt, nesse caso, faz com que o aluno se acostume com as demandas acadêmicas, melhore no idioma e se sinta pronto para, no ano seguinte, conciliar os dois. Como os anos de faculdade coincidem com as fases finais da maturidade física e psicológica, usar um ano de elegibilidade no último ano da faculdade é geralmente mais benéfico para a equipe e para as potenciais perspectivas profissionais do estudante-atleta do que usar o mesmo ano de elegibilidade no primeiro ano da faculdade.
Freshmen
Os freshmen, ou alunos em seu primeiro ano de faculdade, muitas vezes terão pouca ou nenhuma chance de participar das competições em suas primeiras temporadas. O atleta então tem o direito de pedir o RedShirt ao seu treinador e ficar oficialmente fora do primeiro ano.
Já que o atleta praticamente não participará dos jogos durante a temporada, é benéfico para ele que não perca um ano de elegibilidade sentado no banco de reservas, e sim tenha ainda os 4 anos possíveis para jogar a partir do seu segundo ano de faculdade. Essa é uma ocorrência muito comum em muitos esportes nos quais já existem titulares pré-definidos ou muitas opções na posição do calouro em questão, e o treinador pretende usar o atleta no ano seguinte já por conta da graduação de alguns de seus melhores jogadores. Novamente, treinar, participar de atividades na academia e até mesmo viajar com o time são todas açōes permitidas pela regra.
Lesões
Uma das últimas regras adaptadas ao RedShirt, mas talvez a mais importante e útil de todas, é a aplicação da medida em caso de lesões sérias que põem um ponto final na temporada do atleta. O RedShirt Médico, como é chamado, é concedido pela Liga para aqueles atletas que participaram em menos de 30% dos jogos oficiais que serão disputados por sua equipe na temporada. Ou seja, uma equipe de futebol irá jogar 20 jogos na temporada regular. O centroavante e artilheiro do time sofre uma grave lesão no joelho, que o tirará dos gramados por 6 meses, o fazendo perder o resto da temporada. Essa lesão ocorreu no quarto jogo da temporada, o que significa que ele participou de 20% dos jogos que essa equipe disputará.
Por lei, é concedido o direito de anular esse seu ano de elegibilidade, podendo usá-lo mais pra frente, no seu quinto ano de faculdade. Por outro lado, se a lesão tivesse acontecido no seu oitavo jogo, o atleta já teria disputado 40% da temporada, fazendo com que o pedido de RedShirt fosse negado prontamente. Em raras ocasiões, os jogadores podem ser autorizados a jogar no seu sexto ano de faculdade se ele sofreu uma lesão extremamente grave que o tirou de mais de uma temporada.
Como dar entrada no processo
A decisão final de fazer com que o atleta pegue 1 ano de RedShirt é colocada 100% nas mãos do seus treinador. O status de RedShirt, por mais que muitas vezes seja apalavrado entre o jogador e técnico no início do ano, só se torna oficial no fim de cada temporada. Isso porque a decisão inicial não é definitiva. Por exemplo, se o atleta e o treinador combinaram que ele pegaria RedShirt no início do ano, mas o titular absoluto da posição desse atleta sofreu uma grave lesão, ou até mesmo o atleta mostrou grande talento e preparo nos treinamentos, mostrando estar pronto para assumir uma vaga no time, o treinador pode simplesmente remover o RedShirt deste atleta e colocá-lo para jogar.
A regra é que ao final do ano de competições, todos aqueles que estiverem em campo (banco de reservas não conta) em menos de 30% dos jogos podem declarar que a sua temporada foi de RedShirt. Mesmo em um caso no qual o jogador não havia combinado nada com o técnico previamente, mas por escolhas técnicas ficou sentado no banco de reservas quase toda a temporada, ele pode ir ao seu técnico, pedir que o declare RedShirt, fazendo com que este atleta tenha mais um ano a frente para repor esse ano “perdido”.
INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY
Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.
Notícias relacionadas
-
6 de fevereiro de 2018
Conheça as 5 universidades americanas mais procuradas pelos atletas da Next Academy
-
18 de janeiro de 2018
Ligas universitárias: Tudo que você precisa saber