Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

18 de janeiro de 2018

Ligas universitárias: Tudo que você precisa saber


Ligas universitárias americanas
Ligas universitárias americanas – Fonte: thecrunchzone.com (Adam Creech)

Uma das maiores dúvidas de estudantes-atletas que se preparam para uma oportunidade nos Estados Unidos é sobre as ligas universitárias americanas. Por isso, resolvemos detalhá-las para vocês.

Lista das principais ligas universitárias americanas:

A mais conhecida dentre elas é a NCAA , que tem aproximadamente 1100 universidades filiadas. Possui três divisões, que são baseadas no tamanho da faculdade, quantidade de bolsas de estudo, número de cursos oferecidos pela instituição, entre outros critérios. Por ser a liga com maior visibilidade, exige, além do futebol, um bom nível acadêmico do atleta. O SAT é obrigatório para as faculdades pertencentes à liga e o TOEFL fica à critério de cada instituição, embora grande parte solicite esse exame (saiba mais informações sobre o SAT nesse podcast)

A NCAA é uma das maiores portas de entrada para o futebol profissional (oportunidade que os atletas da Next Academy terão com o novo time da PDL), e algumas de suas competições, principalmente as da D1 (divisão 1), são transmitidas em emissoras esportivas, alcançando milhões de espectadores. Embora pertençam à mesma liga, alguns critérios são diferentes entre as divisões, na D1 só é possível receber bolsa esportiva até os 24 anos e a DIII oferece apenas bolsas acadêmicas.

LEIA AINDA: Veja os caminhos para se chegar ao futebol profissional nos EUA

A NAIA possui aproximadamente 250 universidades filiadas e apenas uma divisão. Não possui limite de idade (desde que o atleta tenha cursado menos de 10 semestres de faculdade – regra que também se aplica à NCAA) e oferece aos seus atletas a oportunidade de se desenvolver não só esportivamente, como também seu lado emocional e educacional. Embora não seja a principal liga americana, também é conhecida pelo alto nível esportivo, 75% das universidades filiadas à NAIA se qualificam para pelo menos um campeonato nacional. São instituições menores que as vinculadas à NCAA, fator que pode ser positivo em relação à adaptação de estudantes estrangeiros.

LEIA TAMBÉM: MLS Draft 2018 tem atleta da Next entre favoritos

Já a NJCAA está vinculada a Junior Colleges, que são instituições em que é possível cursar o ciclo básico do ensino superior (dois primeiros anos). Essa liga possui três divisões, mas a DIII não oferece bolsas esportivas. É a segunda maior liga universitária americana, com aproximadamente 500 universidades filiadas. As competições da NJCAA oferecem visibilidade para seus atletas serem convocados para integrarem times de colleges posteriormente, pois após o término do ciclo básico, é necessário transferir-se para uma universidade, a fim de concluir a graduação.

Uma oportunidade para jogar na MLS

Em 2017, a Next Academy anunciou que fará a gestão de um time na PDL (principal liga de desenvolvimento de atletas para os times profissionais americanos), o Next Academy Palm Beach, nos próximos 3 anos. Com a novidade, os atletas que treinam nas academias da Next no Brasil e em Portugal, e jovens que já jogam em high schools e universidades ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos, poderão se candidatar a uma das vagas do time. Além disso, a academia disponibilizará algumas vagas para jovens que queiram conhecer a estrutura de futebol americana, aperfeiçoar o inglês e ainda treinar em um ambiente junto aos futuros atletas profissionais.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.