Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

11 de fevereiro de 2016

Processo de transferência entre universidades nos EUA

Como é o processo de transferência entre universidades nos Estados Unidos? O que fazer quando a adaptação não acontece? Confira agora em mais uma postagem da série 'Visão do atleta'.


Quais os motivos que levam um atleta a desejar realizar o processo de transferência? Ao aceitar uma bolsa para jogar e estudar numa universidade americana, o atleta, na grande maioria das vezes, está se comprometendo e assinando um contrato que durará pelos próximos quatro anos da sua vida, que é o tempo de duração de uma universidade nos EUA e também o número máximo de temporadas que um atleta pode jogar como universitário.

Mas, por diversos motivos, no meio do percurso, um atleta pode decidir se transferir para outra universidade, só que muitos atletas acabam deixando de realizar esse processo de transferência por não saberem muito bem como funciona todo o processo. Por não ter as informações necessárias, um atleta pode acabar perdendo uma grande e nova oportunidade.

Por que mudar de universidade? Os motivos pelos quais um atleta deseja transferir-se de uma universidade americana para outra são variados e, na maioria das vezes, bem pessoais.

Confira agora alguns motivos para a transferência.

transferência - processo
O processo de transferência é complicado, mas não é impossível. (Fotografia retirada do site www.http://blog.parkland.edu).

Adaptação

alguns atletas podem sentir dificuldades em se adaptarem a certa universidade, pela cultura local, por problemas de relacionamentos com companheiros de time ou com treinadores, pelo clima, ou até pela exigência acadêmica e/ou técnica da universidade, e, por isso, desejarem a transferência para outra instituição.

Mudanças na universidade

Várias mudanças podem ocorrer durante os quatro anos do atleta numa universidade americana. Uma universidade pode, de repente, acabar com o seu time de futebol, mudar-se de liga ou divisão e ir para uma liga em que o atleta não tem elegibilidade para jogar ou até mesmo acabar com o curso que o atleta escolheu cursar durante esses quatro anos.

Todas estas mudanças podem fazer um atleta procurar por uma transferência, mas vale lembrar que, nesses casos, se o atleta não quiser se transferir e quiser continuar cursando a faculdade em outro curso e/ou sem jogar mais o futebol, a universidade é obrigada a honrar com a bolsa do atleta até a sua graduação, sem custos adicionais por isso.

Melhores propostas de outras universidades

Esse é o motivo mais comum para uma transferência. Devido ao bom desempenho dentro de campo e também nas salas de aula, um atleta pode receber uma proposta de bolsa melhor do que a que ele já tem, por outra universidade que deseja contar com seus talentos. Por exemplo, um atleta que conta com 80, 90% de bolsa em seu primeiro ano, pode receber uma proposta de transferência com uma bolsa completa

de 100%, ou também a parte financeira pode ser a mesma, se o atleta já tiver 100% de bolsa, mas o nível do time ser melhor, o que dará ao atleta mais visibilidade.

Em ambos casos, a transferência pode ser um passo muito importante na carreira do atleta e é importante saber exatamente o que fazer se essas propostas chegarem.

transferência - processo
Os atletas podem receber propostas de outras universidades. Na foto, está a Flórida National University – FNU. (Fotografia retirada do site www..fnu.edu).

O processo de transferência

O primeiro passo para dar entrada no processo de transferência é conseguir a release letter (carta de liberação) da faculdade, que irá te permitir conversar com outras universidades e outros treinadores.

A release letter pode ser dada tanto pelo treinador do time quanto pelo Athletic Director da universidade. Uma dica importante é esperar pelo fim da temporada ou até mesmo pedir apenas no segundo semestre do ano letivo, quando não tem campeonato, pois alguns treinadores podem pensar que o atleta já não está mais tão focado assim na temporada, e colocá-lo no banco. Seja sincero, converse numa boa, explique os motivos pelos quais quer sair e por que uma transferência seria o melhor caminho naquele momento.

Treinadores americanos gostam de transparência, clareza e honestidade. A partir daí, com a carta de liberação em mãos, o atleta está livre para conversas com outras universidades e o processo é basicamente o mesmo que o da primeira vez: enviar vídeos, estatísticas, informações, contatos, etc.

Transferência de créditos

Um dos principais fatores que um atleta com o desejo de se transferir entre universidades deve ter em mente é que a exigência de créditos por semestre varia entre as ligas. Um atleta que deseja se transferir para uma universidade NCAA Division I deve ter um GPA acima de 2.5 e um total de créditos que divididos sejam equivalentes a 12 créditos por semestre. Por exemplo, um atleta após um ano em uma instituição deve ter um somatório de 24 créditos para se transferir para uma universidade DI. Em dois anos, 48 créditos e assim por diante. Já para NAIA e para a NCAA D2, o estudante-­atleta precisa ter somados também o equivalente a 12 créditos por semestre, porém o GPA mínimo precisa ser 2.0.

Antes de iniciar o processo de transferência, é aconselhado ao aluno checar se todos os seus créditos são transferíveis. A grande maioria é mesmo as aulas que não irão contar para o seu Major, pois não são lecionadas na nova universidade. Essas irão entrar como eletivas, e isso não afetará o número de créditos transferidos.

transferência - processo
O importante é o estudante-atleta não desanimar e seguir firme em sua caminhada. (Fotografia retirada do site www.mnprivatecolleges.org).

Complicado, mas não impossível

O processo de transferência não é simples. Demanda tempo e muito trabalho do estudante­-atleta por um período determinado. Porém, se for do desejo do atleta e o mesmo sentir que essa é a melhor decisão a ser tomada para o seu futuro, é só seguir os passos indicados e fazer todo o processo com transparência e clareza, e contando com a ajuda do seu futuro treinador, que tudo dará certo e o atleta poderá continuar na busca por seus objetivos como aluno e como jogador, sem maiores problemas.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.