Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

12 de fevereiro de 2016

Conheça a liga universitária NAIA e sua importância para os EUA

Você conhece uma das principais ligas universitárias dos Estados Unidos? Saiba mais sobre a NAIA e descubra por que ela é a ponte para a MLS.


A National Association of Intercollegiate Athletics NAIA é uma das principais ligas do esporte universitário americano.

A liga conta com 287 instituições universitárias e tem sua sede localizada em Kansas City, no Missouri. O campeonato da NAIA é dividido em três fases. A primeira fase são os jogos “non­conference”, partidas que contam para a temporada regular, mas não somam ponto para as universidades dentro de suas conferências. A segunda fase é composta pelos jogos das conferências, e a terceira fase da competição é a fase Nacional, o NAIA National Tournament (Torneio Nacional da NAIA).

O campeonato nacional da NAIA é considerado a fase mais importante da competição. Nesta fase o nível é realmente muito competitivo; e agentes e treinadores de times profissionais assistem ao vivo e pelas transmissões, no intuito de garimpar jovens talentos das universidades.

NAIA - campeonato
Atletas vencedores de 2015. Fazer parte da NAIA é muito importante para o estudante-atleta que busca alto nível técnico. Fotografia retirada do site www.http://www.rioredstorm.com).

 

Onde e quando é realizado o Nacional da NAIA?

O torneio Nacional universitário da NAIA acontece todo ano, entre o fim de novembro e início de dezembro, e, a cada dois anos, é realizado em uma sede diferente. Nos últimos dois anos, a fase Nacional da NAIA foi realizada em Delray Beach, na Flórida.

Antes da Flórida, Alabama e Califórnia foram os últimos estados-sede do torneio, que sempre é realizado em lugares de clima quente, já que dezembro é inverno nos Estados Unidos e a temperatura em estados mais ao norte do país chega a bater valores negativos.

O torneio dura uma semana e os jogos são realizados com um intervalo de dois dias (ou apenas um dia) entre eles. Por isso é muito importante o atleta estar muito bem preparado fisicamente.

Como se classificar para o Nacional da NAIA?

Existem três maneiras diferentes de uma universidade conseguir uma vaga para o torneio. A primeira, e mais simples, é vencendo os “playoffs” da conferência que a faculdade disputa. A NAIA conta com 19 conferências que participam do torneio de futebol masculino.

O time campeão dos playoffs de cada uma dessas conferências, automaticamente, já está classificado para o Nacional e, caso a conferência conte com mais de dez universidades, o time campeão da temporada regular também se classifica para o Nacional.

A segunda maneira que uma universidade tem para se classificar para o nacional é pelo ranking modificado da NAIA, o MRPI. Esse ranking leva em conta a porcentagem de vitórias da sua equipe, as porcentagens de vitórias das equipes adversárias (times que a universidade jogou contra) somadas, e os votos dos treinadores, que são computados todo início de semana pela liga.

O campeonato nacional da NAIA é realizado sempre com 31 equipes. As universidades campeãs dos torneios das conferências, e algumas universidades campeãs da temporada regular das conferências (no caso das conferências com mais de 10 universidades), somadas, totalizam geralmente um número entre 19 e 24 universidades. A partir daí, as melhores equipes classificadas no ranking (MRPI) vão sendo convidadas a participar do torneio (mesmo que não tenham vencido as suas respectivas conferências), até completar 30 universidades. E o motivo pelo qual se classificam 30 em vez de 31, é porque a universidade-sede da competição já está automaticamente classificada para as oitavas de final do torneio.

Essa é a terceira maneira de uma universidade disputar o Nacional da NAIA sendo sede da competição.  A universidade não precisa estar rankeada e nem ter vencido a sua conferência, pois já está dentro automaticamente.

NAIA - campeonato
Os jogos da NAIA são de alto nível e costumam ser muito bons, pois as melhores universidades participam. (Fotografia retirada do site www.http://www.bryantriangle.com).

Nível do jogo, transmissão e premiações

O nível dos jogos do Nacional da NAIA costuma ser muito bom, já que são as melhores universidades, com as melhores campanhas do país enfrentando em quatro rounds de mata-­mata. Os jogos são todos transmitidos on­line, às vezes tendo até cobertura especializada feita pelos canais ESPN.

Ao fim do torneio, a NAIA premia a equipe vencedora com um troféu e um banner de campeão, especificando a modalidade e o ano.

Cada jogador recebe também uma placa de campeão e um anel customizado (o atleta pode escolher o que quer que venha grafado no seu anel). Jogadores vice-campeões e terceiros colocados também recebem uma placa cada um.

E, individualmente, a NAIA premia o artilheiro, o melhor jogador de defesa, o melhor jogador de ataque, o melhor jogador geral, o melhor treinador, e também a seleção dos 11 melhores jogadores do Nacional. Todos recebem também uma placa.

PONTE PARA A MLS

O Nacional da NAIA, por ser considerado a fase mais importante da Liga, é observado muito de perto por times da Major League Soccer em busca de jovens jogadores para serem selecionados no Draft. Vários atletas de faculdades da NAIA foram draftados recentemente após terem se destacado na fase Nacional da competição. O mais recente foi o atacante bósnio Dzenan Catic, que após ser campeão Nacional, artilheiro da NAIA e melhor jogador do ano em 2014, foi draftado pelo Philadelphia Union no Draft de 2015 da MLS.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.