Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

6 de outubro de 2014

Por que o futebol é chamado de “soccer” nos Estados Unidos?

O futebol tem seus mistérios. Por mais que muitas pessoas acreditem saber tudo sobre o esporte mais popular do planeta, sempre surge uma informação nova que surpreende. Por exemplo: você conhece a origem da palavra norte-americana para futebol, “soccer”?


O futebol tem seus mistérios. Por mais que muitas pessoas acreditem saber tudo sobre o esporte mais popular do planeta, sempre surge uma informação nova que surpreende. Por exemplo: você conhece a origem da palavra norte-americana para futebol, “soccer”?

Stefan Szymanski é um catedrático da Universidade de Michigan, especializado na indústria esportiva. Ele investiga as origens do futebol, e descobriu que a palavra “soccer” é originária da Inglaterra.

Segundo Szymanski, a origem do futebol se deu em diferentes partes das ilhas britânicas, na Idade Média. Existia, na época, um tipo de jogo coletivo que se disputava com uma bola e os pés (mas nem sempre). Mas era um jogo sem regras, que cada praticante realizava da forma que bem entendesse.

Foi assim até o século XIX, quando se firmaram as bases do que logo seria chamado de futebol. Em 1863, vários clubes e escolas de classe alta da Inglaterra se reuniram, liderados por Eton College, e unificaram critérios para poderem competir. Assim, todos jogariam o mesmo jogo, com regras semelhantes.

Mas como sempre acontece, algumas pessoas não ficaram de acordo com todas as regras, e em 1871 reuniram-se e criaram as suas próprias. Esse movimento permitia o uso das mãos nos jogos – seus entusiastas deram origem à chamada Rugby School.

Nasceram, assim, duas correntes: a do Rugby Football e a da Association Football.

Szymanski assegura que, para se distinguirem, os do Rugby receberam o apelido de “rugger”, enquanto que os da Association ficaram conhecidos por “asoccer”: era um hábito da época que os estudantes universitários criassem apelidos que finalizassem com “er”.

No caso do rugby, era fácil: “rugger”, mas no caso da Association a pronúncia era mais complicada. Então começaram a dizer “soccer”, para simplificar.

Fama

Por diferentes razões, ambos os jogos (já com regras mais claras) rapidamente deixaram de ser exclusivos das classes altas da Inglaterra e começaram a ser praticados por operários e pessoas de diversas origens sociais.

Mas foi o “soccer” o que mais se popularizou. Sua rápida expansão gerou um outro termo, o “football”, para diferenciar seus novos praticantes dos jogadores da elite inglesa.

Futebol exportação”

A imigração de ingleses, escoceses e gauleses rumo aos Estados Unidos exportou o futebol e o rúgby. E ali nasceu outro esporte: o American Football (futebol americano).

Deu-se, então, o processo inverso: para diferenciar-se do futebol americano (American Football), os imigrantes recuperaram o termo “soccer”, denominação original do esporte.

 

FONTE: Mundo D (http://bit.ly/1yy1Mw8)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.