Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

30 de agosto de 2018

Como são os estudos em uma universidade americana?


Next Academy
por
Vinnícius Moreira

Uma dúvida muito recorrente entre futuros estudantes-atletas é como são os estudos numa universidade americana. Carga horária, conteúdo das aulas, dificuldade das provas, e a principal preocupação: como é pra entender isso tudo em inglês?!

A rotina de um estudante-atleta em uma universidade americana é intensa, mas, se bem organizada, lhe renderá bons frutos acadêmicos.
A rotina de um estudante-atleta em uma universidade americana é intensa, mas, se bem organizada, lhe renderá bons frutos acadêmicos.

Acredite,  o inglês é a parte mais tranquila dos estudos

No dia­ a dia de um estudante-atleta nos EUA, muitas vezes, principalmente nos primeiros meses, há uma certa dificuldade de se comunicar em determinadas situações. Por exemplo, no time. O elenco conta com diversos atletas internacionais, com sotaques bem diferentes uns dos outros, e todos falam rápido, de maneira coloquial, como se estivessem conversando com seus conterrâneos. Isso pode dificultar o entendimento e a comunicação entre os atletas e até mesmo com os treinadores, que, muitas vezes, também são estrangeiros e usam alguns termos específicos do futebol que são ditos em seu país de origem.

Já nas salas de aula, isso dificilmente acontece. Os professores, em sua grande maioria, são americanos que falam um inglês pausado e claro, pois sabem que as universidades contam com muitos estrangeiros. Geralmente, não há maiores dificuldades de se compreender todo conteúdo, mesmo que o nível de inglês do atleta não seja o melhor. Quanto às matérias, elas não mudam em relação ao Brasil e aos demais países, afinal, o conteúdo é o mesmo pra cada curso.

O que difere uma universidade americana pra uma no Brasil são os métodos de ensino e avaliação. No Brasil, o estudante vai às aulas, absorve o conteúdo e depois é avaliado em provas, trabalhos e projetos. Em uma universidade americana, provas, trabalhos e projetos também estão presentes, mas a diferença é que todo o tipo de exercício acadêmico é contado na hora da avaliação.

No início do semestre o atleta recebe o “Syllabus” de cada matéria, que nada mais é do que um documento contendo toda as informações detalhadas de como será o semestre. Nele estão as data de todas as provas, testes, trabalhos, deveres de casa, presença, projetos e a porcentagem que cada um deles irá valer para a nota final. Tudo é muito organizado nas universidades americanas. Todo o conteúdo e notas de todas matérias são postados on­-line, no portal acadêmico da universidade, onde o aluno pode acompanhar tudo com extrema facilidade. Por falar em facilidade, outra dúvida muito grande de futuros estudantes-atletas são a respeito do nível das provas, e se é difícil conseguir uma aprovação com uma boa nota.

Ensino no Brasil x ensino nos EUA

Nas Universidades Americanas o ensino é muito detalhado e o conteúdo vem de maneira simples e objetiva, facilitando o processo de aprendizagem. Outra característica é que os dois primeiros anos são compostos por matérias de ciclo básico ou seja, todos os alunos, independente do curso, terão que cursar História, Geografia, Matemática, Redação, Biologia, etc. Isso mesmo. Todas essas matérias que os alunos brasileiros estão familiarizados desde o ensino fundamental, são pré­-requisito nos EUA para matérias específicas do seu curso na faculdade. Portanto, os dois primeiros anos serão focados no ciclo básico acadêmico, matérias com um cunho didático que o brasileiro já está acostumado.

Administre a sua rotina 

Muito atletas também têm dúvidas se os estudos e os treinos irão coincidir. Isso não acontece. Nos Estados Unidos existem os “advisors”, que são profissionais responsáveis por montar a grade escolar dos alunos e ajudá-los no que for preciso. Antes de o semestre começar eles já sabem quais matérias o aluno irá cursar e os horários disponíveis que o mesmo tem para frequentá-las, de modo que não atrapalhem os seus treinos. As únicas aulas que o atleta irá acabar perdendo serão em dias de jogos fora de casa, durante a semana, por conta das viagens. Mas, nesse caso, os professores também já estão cientes, e a falta não é computada. Da mesma maneira, havendo alguma prova ou trabalho para apresentar naquele dia, os alunos que jogam pela universidade irão poder fazê-lo em um data diferente.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.