Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

16 de janeiro de 2017

Como melhorar a sua bolsa de estudos

Confira as principais formas e medidas que os estudantes-atletas podem tomar na hora de tentar melhorar a sua bolsa.


Muitos atletas brasileiros chegam nos EUA com uma bolsa inferior ao que eles merecem ou às suas importâncias para a equipe.
Essas bolsas não são “engessadas”, e podem sempre serem renegociadas. Confira abaixo as principais formas e medidas que os estudantes-atletas podem tomar na hora de tentar melhorar a sua bolsa.

15621638_1466409973377417_1249802096879319665_n

Performance individual

Sucesso nos gramados é igual a oportunidade quase que instantânea de renegociação da bolsa. Muitos atletas saem do Brasil como uma bolsa não tão alta devido a baixa qualidade de seus vídeos de melhores momentos, o que com toda justiça não impressiona os coaches a investirem nesses respectivos atletas uma enorme quantidade de dinheiro. Em muitos casos a baixa qualidade do vídeo se dá simplesmente pela falta de material disponível, e os atletas sabem do seu potencial e que têm muito mais qualidade que o que o YouTube mostra. Não há melhor e mais eficiente forma de provar isto do que mostrando na prática.

É muito comum jovens brasileiros chegarem no time da universidade com uma bolsa não tão boa e médias expectativas do treinador, e surpreender a todos com a qualidade técnica e individual nata que só os brasileiros têm. A bolsa assinada em um primeiro momento não é fixa. Ela é renovada a cada ano (ou semestre, dependendo da faculdade), e há um enorme espaço para negociações, uma prática que é muito comum. Se um atleta “destrói” durante a temporada, tendo papel de protagonismo na campanha de sucesso do time, muitas vezes ganhando prêmios regionais e nacionais, ele não só tem o direito como também deve convocar uma reunião com o seu treinador para pedir um justo aumento de bolsa. Quase em 100% dos casos a resposta do treinador é positiva, já que nos EUA o sucesso é sempre reconhecido e recompensado.

Performance Coletiva

A performance coletiva da equipe de futebol é tão ou mais importante até que a performance individual do jogador para poder gerar um retorno financeiro. As universidades americanas contam com diversos esportes além do futebol, muitas vezes ultrapassando o número de 30 equipes esportivas em um só college incluindo os esportes masculinos e femininos. Os investimentos de grana nesses esportes são ditados por dois fatores. O primeiro deles é a importância e popularidade de cada esporte no cenário norte-americano.

Esportes como o futebol americano, o baseball e o basquete são quase sempre os com maior aporte financeiro disponibilizado pelas diretorias das faculdades. O futebol ainda não têm a mesma importância que esses outros, por isso se beneficia muito pelo segundo fator: o rendimento da equipe. Geralmente a equipe com maior investimento do campus é a equipe com o time mais vencedor. O que isso quer dizer? Em muitas faculdades, por exemplo, os times de basquete, baseball e futebol americano, mesmo com enorme investimento, não consegue faturar títulos, enquanto o futebol, geralmente comandado por um ótimo treinador com bons olhos para recrutar jogadores estrangeiros, chega sempre nas finais e conquista importantes títulos, engrandecendo o nome da universidade em um nível nacional.

Os diretores, então, redirecionam a grana pesada investida em outros esportes para aquele que vêm levando o nome da instituição ao topo, e o investimento impreterivelmente se reverte em maiores e melhores bolsas de estudos para os atletas, principalmente os estrangeiros.

Bolsas acadêmicas

As bolsas acadêmicas são uma ótima forma de aumentar a porcentagem de grana da faculdade recebida pelo aluno para custear seus estudos. Em muitos casos, o atleta vai pedir um aumento na bolsa esportiva ao treinador, que recusa de prontidão por simplesmente não ter mais fundos disponíveis para investir na atual temporada.
Os treinadores, no entanto, perguntam ao atleta como anda as notas. Isso porque um GPA bom significa a obtenção de bolsas acadêmicas imediatas e sem burocracia (Um GPA a partir de 3.0 já se qualifica para uma boa bolsa). As bolsas no sistema universitário americano são cumulativas, portanto um aluno pode chegar a 100% de custeamento de seus estudos com uma bolsa de 70% esportiva, e outras duas de 20% e 10% acadêmicas.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.