Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

15 de janeiro de 2017

Summer Classes nas universidades dos EUA: entenda pra que servem e como fazer as classes de verão

As Summer Classes, ou classes de verão, são aulas oferecidas por praticamente todas as universidades aos alunos interessados em se manterem ativos durante as férias.


As Summer Classes, ou classes de verão, são aulas oferecidas por praticamente todas as universidades aos alunos interessados em se manterem ativos durante as férias.

O sistema universitário norte-americano funciona de uma forma bem simples. Um curso normal de graduação dura 4 anos, ou 8 semestres. Os semestres letivos vão de agosto a dezembro (Fall), e janeiro a maio (Spring). Entre maio e agosto se tem o período de férias escolares, mas nem sempre os alunos ficam à toa. As Summer Classes, ou classes de verão, são aulas oferecidas por praticamente todas as universidades aos alunos interessados em se manterem ativos durante as férias. Confira abaixo um resumo de como funcionam essas classes e o porquê e como pegá-las.

Por que estudar durante as minhas férias?

O estudante-atleta tem uma vida abarrotada de compromissos durante o ano letivo. Por que o aluno, durante o verão quando há a possibilidade de descanso, trocará a vida mansa por mais alguns meses de dedicação dentro da sala de aula? Geralmente os créditos ganhos durante as classes de verão estão em uma de duas categorias: recuperação ou aceleração dos estudos.

Para recuperar, as aulas de verão são usadas para compensar os créditos perdidos durante os semestres. Por exemplo, se um aluno não passou em alguma matéria, a classe de verão o ajuda a se colocar em dia com o seu calendário, não tendo que no futuro compensar usando um semestre a mais para poder se formar. Para o avanço, as aulas de de verão são usadas para obter créditos para acelerar o progresso em direção à graduação ou para diminuir a carga de cursos durante o semestre regular. Existem casos de alunos que se formaram com 3 anos e meio (7 semestres) de faculdade, pois adiantaram os seus estudos durante o período de férias.

E se eu tiver que voltar ao Brasil durante as minhas férias?

Quase sempre as aulas de verão são oferecidas de forma online, então não há problema algum em voltar para casa ou viajar para qualquer parte do mundo. A aula geralmente dura um período de 8 semanas, podendo ser mais em alguns casos. É muito mais frequente a forma online das classes, mas não é a única. Muitas faculdades oferecem aulas presenciais também, mas em um número bem menor. Cabe ao aluno pesquisar no site da própria faculdade se as aulas que ele necessita estão disponíveis durante o verão, e de que forma também. A inscrição em aulas é feita da mesma maneira que a inscrição para os semestres regulares. Depende da faculdade, mas quase sempre tudo pode ser resolvido online.

A bolsa de estudos cobre?

Não! A bolsa de estudos anual assinada pelos estudantes-atletas não dá direito a summer classes. Na maioria dos casos o aluno paga à parte o valor (que varia muito também de acordo com a faculdade e tipo de aula), e não é reembolsado. Em alguns casos, porém, dependendo do budget da equipe, o treinador tem condições financeiras de ajudar o atleta pagando uma ou mais aulas. Tudo depende da disponibilidade dos recursos de cada treinador e também da relação do atleta com o seu treinador. Uma conversa franca cara a cara explicando as necessidades e o porquê de pegar as classes é a melhor forma de convencer o treinador a dar aquela mãozinha para ajudar no pagamento das aulas.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.