Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

2 de outubro de 2014

5 principais aspectos a considerar se você quer estudar fora

Sabemos que 4 anos de estudos significam um investimento considerável de seu tempo e sua vida em um projeto. Com tantas opções de graduação no Brasil, por que considerar fazer o curso fora? Listamos a seguir 5 bons motivos que podem levá-lo a decidir por fazer sua graduação no exterior:


Laila Parada-Worby (site EstudarFora.org.br)

Antes de começar, é importante fazer uma pequena diferenciação de vocabulários. Em inglês, a palavra “undergraduate” é equivalente ao termo “graduação”, enquanto que o termo “graduate” se refere à “pós-graduação” que conhecemos no Brasil. É importante ter conhecimento dessas diferenças na hora de procurar um curso nos Estados Unidos.

Sabemos que 4 anos de estudos significam um investimento considerável de seu tempo e sua vida em um projeto. Com tantas opções de graduação no Brasil, por que considerar fazer o curso fora? Listamos a seguir 5 bons motivos que podem levá-lo a decidir por fazer sua graduação no exterior:

1 – A qualidade das universidades lá fora

Os Estados Unidos figuram em todas as listas de melhores universidades do mundo. Essas universidades têm uma infraestrutura de primeira linha, pesquisas de altíssima qualidade, professores excelentes e um alto nível de internacionalização. Além disso, existe uma ampla diversidade na hora de escolher qual universidade você quer cursar. Nos EUA existem mais de 4 mil universidades, enquanto que, no Brasil, são cerca de 2.300. Com tantas opções, certamente você vai encontrar uma que combine com você.

2 – A flexibilidade na escolha do curso

Se você ainda não sabe muito bem o que quer estudar, os EUA podem ser uma boa opção pra você, porque há muita flexibilidade na hora de escolher o curso. Nos EUA você pode ingressar na universidade antes de escolher o curso, o que é muito diferente do sistema de vestibulares do Brasil. No primeiro ano você vê matérias diferentes, em disciplinas diferentes e pode experimentar as diversas áreas dos vários cursos que existem antes de fazer sua escolha final.

3 – As experiências internacionais

As universidades no exterior valorizam muito ter um campus internacional. Isso significa que lá você pode ter vários professores estrangeiros, muitos colegas de outros países e vai ter a chance de fazer viagens ao exterior, fazer cursos e pesquisas fora e encontrar oportunidades em outros países. Isso torna o campus um ambiente multicultural.

Eu, mesma, quando estudava em Harvard, participei de três programas de intercâmbio durante os 4 anos de curso, e tudo com o apoio da universidade.

Estudar no exterior é conhecer pessoas de realidades diferentes e se preparar melhor para um mercado de trabalho globalizado.

4 – A vida no campus

De forma diferente do que vemos no Brasil, no exterior é muito comum o aluno morar no campus. O aluno vive com outras pessoas, com realidades e interesses diferentes do seu, e assim enriquece sua experiência na faculdade. As universidades investem na criação de comunidades dentro do campus. Você pode aproveitar muitas atividades ligadas à arte, aos esportes, associações de alunos e outros programas de desenvolvimento.

5 – O impacto na sua carreira

Uma graduação no exterior é muito valorizada no Brasil. Grandes companhias, como AmBev e Itaú, já desenvolveram programas de estágios para receber alunos que estão cursando a graduação no exterior, durante suas férias de verão. Essas empresas já enxergam um valor que esses futuros profissionais trazem para sua organização.

Outro diferencial é o acesso que você vai ter a uma rede de ex-alunos que se formaram nessa universidade. Muitas dessas universidades têm associações de ex-alunos que vão te receber se você voltar para o Brasil ou partir para outro país.

É claro que a experiência no exterior, o que você vai aproveitar, depende muito de você. Mas é o primeiro passo para um caminho que está cheio de oportunidades.  

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.