Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

20 de outubro de 2015

Passo-a-passo: como se tornar um jogador de futebol nos EUA?

Quase toda criança brasileira tem um sonho em comum: ser jogador de futebol! Como bem sabemos, nosso país tem uma capacidade única em produzir talentos e somos o povo mais apaixonado pelo esporte bretão! No entanto, seguir atuando não é tarefa das mais simples. Além da alta concorrência, nosso sistema acadêmico não costuma integrar suas atividades com a prática desportiva em alto nível. Por essa razão, muitos craques se perdem pelo caminho e abandonam as chuteiras.


 Next Academy - Rio de Janeiro

Quase toda criança brasileira tem um sonho em comum: ser jogador de futebol! Como bem sabemos, nosso país tem uma capacidade única em produzir talentos e somos o povo mais apaixonado pelo esporte bretão! No entanto, seguir atuando não é tarefa das mais simples. Além da alta concorrência, nosso sistema acadêmico não costuma integrar suas atividades com a prática desportiva em alto nível. Por essa razão, muitos craques se perdem pelo caminho e abandonam as chuteiras.

Mas e se houvesse uma forma de seguir carreira unindo o futebol com um ensino de altíssima qualidade? Pois é isso que os EUA oferecem! Com uma política sólida de bolsas e uma estrutura incrível, você pode desfilar sua técnica pelos campos americanos e ainda conquistar um diploma respeitado em todo o planeta.

Quer descobrir como isso funciona? Então confira o post de hoje:

Primeiro Passo: O esporte universitário nos EUA

Como todos nós sabemos, os Estados Unidos são uma potência mundial em termos desportivos. Além de contarem com algumas das ligas profissionais mais valorizadas do planeta em basquete, beisebol, hóquei no gelo, futebol americano e de aprestar notável crescimento na liga de futebol, o país investe pesado no esporte universitário.

Lá, o caminho natural dos atletas é traçado concomitantemente com os estudos. As universidades pinçam talentos e oferecem bolsas robustas e uma estrutura impressionante para tê-los em seus times. E o melhor: não são apenas os jovens americanos que podem se favorecer dessa incrível política de estímulo ao desenvolvimento físico e mental: os brasileiros também têm vez!

Segundo Passo: Como o programa de bolsas funciona?

Os programas de bolsas estão abertos para atletas de fora dos EUA desde que eles atendam alguns requisitos básicos. O primeiro passo para conquistar uma bolsa de atleta é, obviamente, se destacar no esporte. O nível de competitividade é grande e para se tornar um jogador de futebol é preciso dedicação e esforço total. Mas isso não é tudo: os jogadores também precisam apresentar um excelente desempenho acadêmico. A exigência varia de acordo com cada tipo de programa e cada instituição de ensino, mas invariavelmente o estudante precisa atingir notas altas e ficar bem graduado nas matérias ao final de cada período letivo. Quanto a isso não há brincadeira: quem ficar abaixo do mínimo exigido, corre o risco de perder a bolsa.

Dependendo da liga, existem restrições de idade. A NCAA, principal delas, possui três divisões e para jogar a primeira é indispensável ter menos de 25 anos, ou seja, o ingresso na universidade precisa ser feito até os 20. Nas outras divisões, não há limite de idade. Na NAIA, segunda maior liga dos EUA, também não há limite de idade e as regras de ingresso são mais brandas.

A grande maioria das universidades americanas oferece programas intensos para reter talentos. Cada uma delas tem regras, exigências e características diferentes e enquadrar-se nas demandas de admissão é fundamental. O básico é passar num teste de proficiência na língua inglesa (em geral, o TOEFL) e então submeter uma candidatura para as instituições de ensino de seu interesse.

Terceiro Passo: E depois?

Um dos grandes trunfos do esporte universitário americano é que as milionárias ligas nacionais escolhem alguns dos melhores atletas e oferecem a chance de profissionalização. Para um jogador de futebol vindo do Brasil, essa pode ser a possibilidade de realizar um sonho e atuar em um dos campeonatos que mais cresce no planeta, que atualmente conta com nomes de peso como Kaká, Andrea Pirlo, Steven Gerrard, Frank Lampard e Wright-Philips.

Caso o estudante opte por não seguir a carreira desportiva, ele terá um universo de possibilidades à sua frente, pois obterá graduação universitário em um dos países com mais credibilidade acadêmica do mundo.  

Esse é o incrível caminho para virar um jogador de futebol nos campos americanos. Essa pode ser a chance que você esperava para conquistar seu sonho de criança sem deixar de lado o compromisso com os estudos!

Quer descobrir mais dicas importantes para se tornar um jogador de futebol nos EUA? Então não deixe de conferir nosso post sobre o assunto!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.