Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

21 de outubro de 2015

Saiba o que comer antes dos treinos de futebol

Não restam dúvidas de que, para cuidarmos da nossa saúde de forma mais completa, é importante aliar a prática de algum exercício físico a uma alimentação balanceada. Com quem joga futebol isso não é diferente, e saber o que comer antes dos treinos é indispensável para melhorar o desempenho dos atletas. Confira os melhores alimentos para ingerir antes do seu treino de futebol.


 Next Academy em Fortaleza

Foto: Next Academy em Fortaleza

Não restam dúvidas de que, para cuidarmos da nossa saúde de forma mais completa, é importante aliar a prática de algum exercício físico a uma alimentação balanceada. Com quem joga futebol isso não é diferente, e saber o que comer antes dos treinos é indispensável para melhorar o desempenho dos atletas. Confira os melhores alimentos para ingerir antes do seu treino de futebol:

1. Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso corpo, portanto, são muito importantes em todas as nossas refeições. Alimentos como pão, arroz, cereais e massas são ricos em carboidratos e, quando integrais, possuem baixo índice glicêmico — o que significa que são absorvidos de forma mais lenta pelo organismo. Assim, eles são essenciais na dieta de qualquer pessoa, principalmente dos atletas de futebol, que precisam de muita energia para realizar esforço físico por um longo período de tempo.

2. Proteínas

As proteínas são responsáveis pela construção e reparação dos músculos, tecidos e células do corpo, sendo parte importante da dieta de quem joga futebol e lida com uma grande possibilidade de se lesionar. Também produzem anticorpos, o que ajuda o atleta a se manter saudável. Ovo, carnes, leite e iogurte, além de alimentos vegetais como a soja são excelentes fontes desse nutriente.  

3. Lipídeos

Os Lipídeos são as gorduras, importantes para que o nosso corpo tenha uma boa reserva de energia — já que os carboidratos ficam pouco tempo no estômago — e uma produção hormonal equilibrada. Isso garante um organismo em bom funcionamento e, certamente, uma melhora na performance do jogador. Azeite, nozes e sementes como linhaça e girassol são bons exemplos de alimentos ricos em gordura boa.

4. Vitaminas

Importantes no processo de metabolização de todos os alimentos acima, as vitaminas são micronutrientes que não conseguimos produzir e precisamos ingerir em quantidades limitadas. Existem vários tipos de vitaminas, cada uma com uma função e importância diferente, e todas importantes para manter a dieta do jogador ainda mais equilibrada e completa. Estão presentes em frutas, verduras e legumes, além de carnes, ovos, leite e cereais.  

5. Água

Tão importante quando uma boa alimentação é manter uma boa hidratação do corpo. Ingerir água e outros líquidos, como sucos e bebidas esportivas, é imprescindível não só antes de treinar, mas também durante e após os treinos. Ainda mais quando os treinos acontecem pela manhã ou à tarde — jogar debaixo de sol é sinônimo de rápida desidratação, portanto, repor essa água do corpo é fundamental para nos mantermos ativos e dispostos nos treinos. Ah, e lembre-se que é sempre bom evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Agora que você já sabe a importância e onde encontrar cada um desses nutrientes, é necessário saber como combiná-los da melhor forma possível. Tenha em mente que, quanto menos tempo faltar para o seu treino, mais leve deve ser a sua refeição. Aqui algumas recomendações:

  • De 5 a 3 horas antes: grandes refeições, ricas em carboidratos e com pouca gordura.

  • Menos de 3 horas antes: refeições médias, ricas em carboidratos, com pouca proteína e sem gordura.

  • De 1 hora antes até o final do treino: hidratação com líquidos.

Ficou mais fácil saber o que comer antes dos treinos de futebol? Se você tem alguma dica ou conhece uma receita saudável para os jogadores fazerem uma boquinha antes de treinar, compartilhe aqui com a gente!


INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.