Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

11 de abril de 2015

O que é o TOEFL e como se sair bem nele

Você também está se preparando para fazer o TOEFL e realizar o seu sonho de entrar em uma universidade nos EUA? Descubra tudo sobre o teste aqui e saiba como se sair bem na prova.


TOEFL

Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é um teste de inglês acadêmico utilizado pelas universidades norte-americanas no processo de admissão de estudantes internacionais. Como universidades de outros países também aceitam o teste como comprovação de proficiência na língua inglesa, esse é considerado o exame ESOL (English for speakers of other languages) mais popular do mundo, já tendo sido realizado por mais de 30 milhões de pessoas!

Você também está se preparando para fazer o TOEFL e realizar o seu sonho de entrar em uma universidade nos EUA? Descubra tudo sobre o teste aqui e saiba como se sair bem na prova!

Quais os tipos de prova?

O TOEFL possui hoje duas alternativas de exame:

  • Uma versão tradicional, realizada no papel, o Paper Based Test (TOEFL-PBT);

  • e uma online, o TOEFL Internet Based Test (TOEFL – IBT).

O TOEFL-IBT foi bem aceito e é a versão realizada por 96% dos inscritos do mundo, por isso o TOEFL-PBT está sendo desativado e só continua a ser aplicado em locais em que o teste online ainda não está disponível.

Do que é composta a prova?

O TOEFL-IBT testa as quatro habilidades de comunicação:

  • Escrita;

  • leitura;

  • expressão oral;

  • e compreensão oral.  

As seções de leitura e compreensão oral duram de 1h a 1h30 cada, com 35 a 50 questões.  A expressão oral dura 20 minutos, sendo composta de 6 tarefas. A escrita contém duas tarefas, com uma duração de 50min ao todo.

Entre os dois blocos de prova há um intervalo de 10 minutos.

Quanto é uma boa nota no TOEFL?

A partir de 80 pontos no TOEFL-IBT, o equivalente a um nível intermediário de inglês, você já tem uma boa chance de ser considerado apto a estudar numa universidade de língua inglesa, mas cada universidade tem uma nota mínima, então vale a pena pesquisar cada universidade separadamente.

É claro que, para garantir a vaga mesmo, você vai precisar passar por várias outras etapas, como o SAT, a entrevista e a montagem do currículo, por exemplo.

Por quanto tempo o certificado vale?

O certificado é válido por dois anos a partir da realização do teste. Após esse período, o exame deve ser refeito para que seu nível de inglês seja reavaliado.

Como faço para me sair bem no TOEFL?

O mais importante é se preparar bem para o teste e com antecedência. Faça simulados da prova, identifique suas fraquezas e trabalhe cada habilidade de acordo com a estrutura das questões.

Por mais que você seja fluente no inglês, o estilo da prova pode acabar te confundindo nos primeiros contatos, então tenha certeza de que você não será surpreendido no momento da prova. Os simulados também são importantes para que você se acostume com o tempo destinado para cada seção e não perca pontos porque não teve tempo para responder a todas as perguntas.

Para mais dicas, confira nossa entrevista com Francisco Delgado, que tirou 107 em 120 no teste!

E se eu não for bem na prova?

Não tem porque se desesperar. Com a popularização do teste IBT, a prova está sendo aplicada até duas vezes por mês em alguns locais. Caso você não tenha obtido uma nota boa o suficiente para sua admissão em uma faculdade americana, portanto, descubra onde foi que você cometeu os erros e comece a estudar novamente. Com mais um pouco de prática, não tem porque você não ser bem-sucedido no próximo teste!

Já sabe tudo sobre o TOEFL agora? Qualquer dúvida é só deixar um comentário. Conte também pra gente como anda a sua preparação para o teste!  


INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.