Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

15 de abril de 2015

Como funciona o processo de recrutamento das universidades americanas

Se você está em busca de realizar esse sonho, saiba como funciona a seleção e comece já a se preparar!


SAT

Muitos estudantes sonham em cursar o ensino superior em universidades americanas, seja pela alta qualidade do ensino (afinal, o país tem algumas das melhores universidades do mundo!), seja pelos vários benefícios de passar por uma experiência acadêmica no exterior. Mas independentemente de suas motivações, é importante ficar esperto quanto ao processo de recrutamento dessas universidades, já que ele é bem distinto do que ocorre no Brasil!

Se você está em busca de realizar esse sonho, saiba como funciona a seleção e comece já a se preparar!

O primeiro passo: consiga boas notas durante o ensino médio

Ao contrário do Brasil, suas notas do ensino médio contam muito no processo de admissão a uma universidade americana: ter boas médias nesse período não é exatamente imprescindível, mas conta (e muito) para a decisão referente a cada aluno.

Universidades mais concorridas, por exemplo, nem chegam a verificar outros dados curriculares se o aluno tiver tido médias baixas na escola. Por isso, se esforce e comece a construir um bom histórico de notas desde o primeiro ano do ensino médio!

Escolha as universidades que mais se encaixam no seu perfil

Nos Estados Unidos, cada universidade tem um perfil diferente: algumas são mais voltadas para a pesquisa, outras são mais liberais, etc. E os critérios de seleção também variam de acordo com a instituição, por isso, é importante verificar as exigências das universidades que te interessam e só então traçar uma estratégia de admissão para cada uma delas.

Na carta de intenções, demonstre paixão

A grande maioria das universidades exige que seus candidatos escrevam uma carta de intenções com os motivos pelos quais gostariam de estudar naquela instituição.

Esse é o momento de impressionar a universidade, não apenas com seu conhecimento da língua, mas também com a originalidade e a paixão que você demonstra com suas palavras! Capriche nessa redação e fuja de modelos prontos da internet!

Demonstre seu conhecimento de inglês

Para estudar nos Estados Unidos, é essencial estar com o inglês em dia, na ponta da língua. Cada universidade exige uma pontuação diferente em exames de proficiência para seus alunos estrangeiros.

Os principais exames são o TOEFL e o IELTS. Para mais dicas sobre como se preparar para o TOEFL, confira este post!

Faça o teste Scholastic Assesment Test – SAT

Esse teste é uma espécie de vestibular/Enem americano, mas com algumas diferenças importantes.

Cada instituição exige uma nota diferente nesse teste para a admissão de seus alunos (obviamente, quanto mais concorrida a universidade, maior a nota mínima de admissão!). Além disso, é comum que os alunos não necessitem ser testados em todas as disciplinas do SAT, como ocorre no Brasil. Normalmente, o foco é nas áreas de seu interesse.

Por exemplo, se você quer estudar Engenharia, as provas de Ciências e de Matemática serão as mais essenciais para o processo de admissão. Verifique qual é a nota de corte da instituição na qual você sonha em estudar e se informe sobre a aplicação do SAT neste site aqui!

Tenha cartas de recomendação

Sabe aquele professor que gosta de você na escola? Pergunte se ele fala inglês e peça-lhe para escrever uma carta de recomendação bem detalhada sobre o seu desempenho nas aulas. Mas cuidado: evite cartas genéricas e impessoais.

Se o professor não for fluente na língua, peça uma carta em português e providencie sua tradução. Se você for um ótimo aluno, pode pedir a mais professores para fazerem isso, mas, normalmente, as universidades americanas exigem pelo menos duas cartas de recomendação.

Traduza seus documentos para o inglês

Esse é um processo chato e demorado, mas essencial para a universidade americana avaliar seu pedido de inscrição. Afinal, poucas pessoas falam português nos Estados Unidos!

Cartas de recomendação, currículos escolares e atestados de frequência em atividades extracurriculares devem ser traduzidos para o inglês por um tradutor juramentado.

E aí, pronto para se candidatar? Conte para gente, nos comentários, em que universidade você está sonhando em estudar e se ficou com alguma dúvida sobre o processo de recrutamento!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.