Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

29 de abril de 2015

5 dicas para se dar bem no SAT

Se você está pensando em estudar no EUA, a preparação para o SAT é um dos principais passos nessa jornada, e aqui vão as nossas dicas para você se dar bem no teste!


SAT

O SAT é o principal teste a ser realizado quando se deseja estudar numa faculdade nos Estados Unidos, já que a grande maioria das universidades do país tem a nota do SAT como um dos requisitos básicos para a admissão. O teste foi criado em 1926 com o nome de Scholastic Aptitude Test, mas há anos já é conhecido apenas pela sigla SAT.

O exame não está livre de críticas, mas é reconhecido mundialmente pela padronização para todo o país e para todos os estudantes que desejam iniciar a faculdade, tendo sido a grande inspiração por trás da criação do Enem no Brasil.

Se você está pensando em estudar no EUA, a preparação para o SAT é um dos principais passos nessa jornada, e aqui vão as nossas dicas para você se dar bem no teste! Confira:

1. Se prepare com antecedência

Não dá para achar que, com uma semana, você vai conseguir estudar bem toda a matéria da prova: a maioria dos estudantes dedica boa parte do tempo livre no último ano do ensino médio para estudar para o SAT.

O segredo é distribuir o conteúdo a ser estudado pelos meses de preparação e cair de cara nos livros. Mantenha seus objetivos diários bem definidos para ter certeza de que o estudo está em dia.

2. Saiba as suas dificuldades

Antes de começar a estudar é bom fazer um simulado do teste e ver qual a sua nota inicial. Isso vai te ajudar a ter uma ideia do quanto você precisa se dedicar ainda e, mais importante, no quê você precisa se concentrar mais.

Para descobrir se seu ponto fraco é a matemática, a leitura crítica ou a escrita, que são os temas do SAT, o único jeito é fazendo a prova e vendo a sua nota.

3. Crie um plano de estudos

Ter que estudar três temas até parece brincadeira perto da variedade de assuntos abordados no nosso Enem, mas não se deixe enganar. Os temas parecem simples mas são extremamente extensos e a língua pode acabar se tornando um problema. Veja o que cada um deles testa:

  • Na prova de escrita, gramática, uso da língua e dicção são avaliados;

  • a prova de leitura crítica inclui vocabulário, linguagem e interpretação de textos;

  • e a de matemática inclui números, operações, álgebra, funções, geometria, estatística, probabilidade e análise de dados.

4. Conheça o estilo do SAT

As três grandes seções da prova são divididas em três subseções de tempo de execução predeterminado. Além dessas 9 partes, existe uma seção extra que os organizadores utilizam para testar questões que serão usadas no futuro e que não conta na nota, mas é impossível saber qual seção é de verdade e qual não é.

Cada grande tema equivale a 800 pontos, que, somados, totalizam 2400. A média dos estudantes costuma ser entre 1500 e 1600 pontos, mas o mínimo necessário para a admissão na faculdade vai depender de cada universidade.

Além disso, a cada 4 questões erradas, o aluno é penalizado com um ponto a menos: é o “sistema anti-chutes” do SAT. As regrinhas são muitas, mas várias mudanças já estão planejadas para o ano que vem, então é importante ficar atento.

5. Simule o teste

O melhor jeito de saber se o seu estudo está funcionando é simulando o teste repetidamente a cada semana ou mês, por exemplo, e comparando suas notas.

Se você está conseguindo melhorar a pontuação pouco a pouco, significa que seus estudos estão no caminho certo. Se não, é hora de repensar o método de estudo e descobrir onde as coisas estão indo errado.

A língua pode se tornar uma das grandes dificuldades. Por mais que você já saiba inglês, com o nervosismo e a pressa na hora da prova, você pode acabar cometendo erros bobos e evitáveis. Por isso, pratique muito até se acostumar com o tempo disponível para cada questão e o estilo da prova.

Já se sente mais confiante e preparado para o SAT? Confira nosso outro post sobre a prova, conte a sua experiência com os estudos para a gente aqui nos comentários e boa sorte!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.