Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

15 de maio de 2017

Mãe de estudante-atleta dá exemplo de garra e determinação

Mesmo com todas as dificuldades, Elaine Silva criou o filho sozinha. Hoje, o estudante-atleta da Next Academy Rio de Janeiro se prepara para embarcar para os EUA.


Matheus Ferreira cresceu em uma pequena rua de Mesquita, na Baixada Fluminense. O jovem se encantou pelo futebol ainda criança, enquanto jogava e brincava de bola na rua.  Aos 6 anos, sua mãe, Elaine Silva, matriculou-o em uma escolinha de futebol. Desde então, Matheus nunca mais largou o esporte. Hoje na Next Academy, o jovem de 17 anos se prepara para embarcar para os Estados Unidos com uma bolsa de estudos atrelada ao futebol. Enquanto Matheus se dedicava para conquistar uma bolsa, Elaine, que desempenhou o papel de pai e mãe em sua criação, trabalhava duro para garantir que o filho tivesse as melhores oportunidades possíveis, sem nunca permitir que ele deixasse os estudos para trás. Sobre a relação do filho com o futebol, ela fala:

“Meu filho encontrou nesse esporte a razão para viver e, em cima disso, tentei construir a vida dele. Usava o futebol como moeda de troca e para se manter nesse meio ele embarcava em todos os projetos que eu apresentava. Com isso, no ano passado, Matheus se formou no curso técnico em Guia de Turismo, pois nunca deixei que o futebol fosse a única opção. Como ouvi do meu amigo Bruno Pessoa esses dias: ‘O problema é não ter opção. Ter mais de uma opção nunca foi problema’. Mais do que realizar o sonho de jogar futebol, ver meu filho levando uma vida saudável, longe das porcarias que esse mundo oferece, educado, falando inglês, isso já é um enorme prêmio”, diz.

mathesu ferreira e elaine
Elaine e Matheus com as flores enviadas pela Next Academy no Dia das Mães.

Como muitas mães brasileiras, Elaine criou o filho sem a ajuda do pai. Apesar disso, sempre pode contar com o apoio da família e de amigos, como os avós de Matheus, Dona Julcenira e Seu Jorge. Elaine conta que toda a sua semana era planejada para acompanhar a rotina intensa do filho, inclusive sábados e domingos, que eram divididos entre estudar para provas, estudar inglês e, claro, muito futebol.

“A vida sempre foi um corre-corre danando. No início, sem carro, fazíamos esses trajetos de ônibus, de trem. Depois, com o carro, as coisas mudaram um pouco, mas como só eu dirijo na família, sempre ficou para mim a missão de levar ao futebol, pegar na hora do meu almoço do trabalho e trazer para a escola”, fala.

matheus ferreira 1

Com tantas idas e vindas, o carro da família acabou se tornando o cenário principal da trajetória de Matheus e, consequentemente, de Elaine também. Como o tempo era escasso, os dois até mesmo almoçavam dentro do veículo, além de aproveitarem os engarrafamentos para passaram bons momentos juntos.

“Usávamos o carro como uma segunda casa, lá dentro se almoçava, trocava de roupa, dormia e estudava para as provas escolares. Aproveitávamos os engarrafamentos diários para conversar, rir e dançar no carro. Apesar da rotina pesada, nunca deixamos de nos divertir. Desde sempre, me desdobrei com o meu trabalho para acompanhar o máximo das atividades do Matheus, pois mais do que qualquer esforço financeiro que eu fizesse, estar presente na rotina dele e acompanha-lo era e é o meu maior prazer”, conta.

matheus ferreira 6

Assim como a Next Academy, Elaine defende que o caminho do sucesso passa pela educação. Por isso, ela sempre garantiu que o filho nunca abandonasse os estudos para seguir o sonho de jogador de futebol. Foi quando alguns amigos apresentaram a Next Academy, que une as duas possibilidades:

“Na Next Academy, encontrei todo esse suporte onde o meu filho deve se preocupar em jogar bola e estudar. Nos últimos meses, o futebol do Matheus atravessou as fronteiras e hoje suas habilidades são conhecidas nos EUA. Espero que essa parceria ainda renda bons frutos. Temos fé de que o melhor ainda está por vir. O intercâmbio será a coroação de um marco em nossas vidas. Será como se o primeiro tempo do jogo tenha sido concluído com sucesso. E, agora, que venha o segundo tempo”, diz.

Elaine, que sempre desempenhou diversos papeis em sua vida, assegura: o melhor e maior deles é ser mãe.

“A educação é a base para tudo. As famílias precisam participar mais, acompanhar mais suas crianças e jovens. Apresentar opções a eles, acreditar nos seus sonhos. Foi isso que eu fiz até aqui, eu acreditei no sonho do meu filho, sem deixar que ele esquecesse o principal. Não há um único dia em nossas vidas, que não mande o Matheus estudar ou ler algo. Leio junto, pesquiso junto, dedico o tempo que for preciso para concluir com sucesso o meu maior e melhor projeto, que é ser mãe dele. Não abro mão da minha missão”, fala.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.