Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

16 de agosto de 2018

Do ABC para os EUA: A história de dedicação e sucesso de Gustavo Cardoso


Next Academy
por
Vinnícius Moreira

“A vida é uma caixinha de surpresas.” Talvez o famoso dito popular não fosse levado tão a sério assim por Gustavo Cardoso, mas quando o seu irmão mais novo, João, chegou com a novidade de que tinha se matriculado na Next Academy de São Bernardo do Campo, em julho de 2017, o jovem estudante-atleta não poderia imaginar como aquela notícia iria mudar sua vida.

Pode ser difícil imaginar como um jovem de 21 anos, que já cursava o 5º semestre de Biomedicina em uma das melhores instituições de ensino do estado, iria topar o desafio de se preparar para uma nova jornada: a busca por uma boa bolsa esportiva em uma universidade americana.  Sem nunca antes na vida ter feito aula de inglês e, principalmente, treinos de futebol de alta intensidade, será que seria possível investir em busca do seu sonho de unir o educação e futebol? Gustavo tinha a resposta na ponta da chuteira. E na do lápis também.

Gustavo em ação pela Next Academy São Bernardo do Campo.
Gustavo em ação pela Next Academy São Bernardo do Campo.

Desde que entrou na academia, Gustavo percebeu que não existia uma área de foco principal e que, se ele quisesse conquistar sua bolsa, iria precisar ter uma boa performance tanto dentro como fora de campo. Dito e feito. Em menos de 3 meses, o atleta concluiu todos os ensinamentos da plataforma de inglês e realizou a sua prova do TOEFL.

Após um bom desempenho no IV Showcase Nacional, realizado em dezembro de 2017, quando chegou, inclusive, a receber propostas de bolsa, Gustavo chegou a conclusão de que precisava melhorar sua capacidade física para que conseguisse atender o nível de exigência dos jogos. Mais uma vez, dito e feito. O jovem intensificou a sua quantidade de treinos , o estudo do inglês e a busca por oportunidades. O resultado de todo esse esforço? Gustavo está embarcando para a Ecclesia College, uma universidade cristã, que fica em Springdale, no Arkansas, com bolsa esportiva e de estudos, após seu desempenho nas entrevistas de admissão da universidade, alem de trabalhar dentro da própria universidade.

Gustavo com a família no embarque para os Estados Unidos.
Gustavo com a família no embarque para os Estados Unidos.

De acordo com Stéfano Costa, diretor responsável pela Unidade da Next Academy de São Bernardo do Campo, tudo isso se deve a mentalidade vencedora que o Gustavo adquiriu durante esse período de preparação:

“O Gustavo é um dos nossos  primeiros estudantes-atletas e, desde o início, pude notar que muito focado e disciplinado. Ele entendeu claramente quais eram as suas dificuldades e  no que precisava evoluir para que alcançar o seu objetivo. Nesse período ele teve uma excelente frequência nos treinos e jogos, ‘devorou’ a plataforma da English Live.

Stéfano também  ressalta a importância do apoio familiar na trajetória do atleta:

“A família do Gustavo é muito unida e a presença dos pais e irmãos nos treinos e jogos sempre foi importante para ele. Seus avós maternos sempre acompanharam os jogos e sabemos que eles tem um papel importante na formação dele como pessoa. Seu avô Nelson que recentemente faleceu com certeza está muito orgulhoso desse momento de conquista do seu neto.”, diz Stéfano.

Gustavo deixa uma mensagem para todos os atletas que estão em busca do seu sonho de estudar e jogar nos EUA:

“ A Next Academy me mostrou que eu posso sim realizar o sonho de ir para os Estados Unidos e ainda estudar lá.Basta eu me esforçar, me dedicar e estudar. Hoje eu posso falar que tudo o que precisamos na vida, temos que correr atrás, batalhar, e sempre alimentar os nossos sonhos porque foi assim que eu consegui, com muito esforço e garra. Queria falar que a dedicação também do futebol foi de grande influência de meu avô, que infelizmente faleceu, mas que eu vou levar o legado do futebol dele comigo para mostrar ao mundo. ”

 

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.