Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

26 de setembro de 2013

Entrevista com Rodrigo Oliveira, estudante e tenista da Illinois State University

A bola da vez é o nosso atleta, Rodrigo Mariz, tenista da Illinois State University, que nos conta um pouco da sua rotina e das suas expectativas com o Tênis.


A bola da vez é o nosso atleta, Rodrigo Mariz, tenista da Illinois State University, que nos conta um pouco da sua rotina e das suas expectativas com o Tênis. 

Next Level Sports – Quando surgiu a oportunidade de jogar tênis e estudar nos Estados Unidos?

Rodrigo – Meu sonho era jogar profissional. Quando comecei a estudar à noite para jogar tênis, o que era um plano B acabou se tornando principal em pouco tempo! Desde os 10 anos eu via meus companheiros de treino bem mais velhos comentando sobre o assunto, acompanhei a trajetória de 8 atletas que treinavam comigo e a proximidade com o Daniel Abrahão me ajudou muito também.

Next Level Sports – Sabemos que no Brasil o tênis não tem uma visibilidade muito boa. Isso de alguma forma impede que você sonhe mais alto no esporte?

Rodrigo – Na minha opinião, sim. O futebol tem muito espaço na mídia e também na questão financeira, deixando o tênis e outros esportes um pouco de lado, sem oportunidades de patrocínio. O tênis é um esporte caro, com raquetes e materiais, viagens e treinamentos específicos tem um custo bem alto.

Next Level Sports – Como é a sua preparação para os jogos e torneios? O que seria indispensável no mundo do tênis?

Rodrigo – Aqui a preparação é ótima e bem competitiva, temos ajuda nutricional e psicológica junto com preparação física e trabalho na quadra! O apoio da minha família é indispensável, mesmo estando bem longe, nos falamos diariamente, o que tem me ajudado muito!

Next Level Sports – O que os Estados Unidos e a faculdade em que você estuda puderam te oferecer desde que você chegou? É muito diferente da estrutura que você tinha pra prática do tênis no Brasil?

Rodrigo – A experiência está sendo única, conhecendo muitas pessoas e lugares. Na minha equipe temos só um americano, o resto vem de outros países, como Índia, Venezuela, Suécia, República Tcheca e Cuba. Meus treinadores são da Dinamarca e Eslovênia, o que faz com que tenhamos um contato com culturas muito diferentes diariamente. A estrutura que eu tinha no Brasil era de altíssimo nível, Elson longo meu treinador e toda minha equipe técnica são umas das mais capacitadas que conheço até hoje, porém não tive por muito tempo uma ajuda financeira que eu pudesse viajar sempre, então acabei ficando um pouco limitado para viajar. A estrutura aqui em termos de materiais esportivos é ótima, viajamos toda semana para competir. Toda a infraestrutura da universidade faz com que eu não tenha que me preocupar com a parte financeira, só tenho que me preocupar em jogar e estudar, coisa que não seria possível no Brasil.

Next Level Sports – Com o tempo em que você passa fora do país, existe o um desejo e/ou algum tipo de pressão para você se naturalizar americano?

Rodrigo – Amo meu país e pretendo continuar brasileiro, porém as oportunidades de trabalho por aqui são ótimas, vou esperar acontecer!

Next Level Sports – Como sabemos, a adaptação inicial é um pouco difícil. Costumes, comida, horários, disciplina… Qual dica você poderia dar àqueles que, como você, tem o sonho de estudar e praticar esportes nos Estados Unidos?

Rodrigo – A rotina por aqui não é fácil, mas no Brasil não era diferente. Temos preparação física antes das aulas, normalmente às 6h, depois tenho aula normalmente até às 14h e treino na quadra das 14:30h até as 18h. À noite vamos a um centro de estudo somente para atletas, onde temos toda a ajuda na parte acadêmica! A maior mudança pra mim foi a não ter aquele arroz e feijão e o clima aqui no inverno, pois cheguei a ter – 22ºC, e a saudade de tudo no Brasil é bem forte!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.