Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

13 de junho de 2016

Conheça universidade que tem trajetória crescente de sucesso

Veja a equipe de futebol universitário da University of Charleston e sua recente trajetória de sucesso. O time titular conta com maioria brasileira.


Não há um segredo ou uma forma única para o sucesso quando o assunto é o futebol universitário americano. Muitas equipes chegam ao topo com um estilo bem americano de se jogar futebol, focando mais na força e na disciplina tática, junto a um excelente trabalho físico, mas prezando pouco pela técnica e qualidade individual.

Outras equipes, por características de seus treinadores, vêm transformando a forma de se jogar futebol nos EUA já no nível universitário. Esse é o caso da University of Charleston. Situada no estado americano de West Virginia, a UC é comandada pelo treinador inglês Chris Grassie, que assumiu a equipe há 5 anos com uma proposta de total reformulação.

O treinador é conhecido por focar em um estilo de jogo de posse de bola, qualidade técnica e velocidade. Por isso, tem uma admiração declarada pelo futebol brasileiro. Não à toa, o elenco conta com nada menos do que 14 brasileiros, e grande parte deles compõe o time titular. Desde a chegada do Coach Chris, a equipe acumula uma trajetória de enorme sucesso, e tem chamado a atenção de muitos treinadores e scouts dos clubes profissionais dos EUA.

universidade - Charleston
A university of Charleston tem como técnico Chris Grassie, que tem admiração pelo futebol brasileiro (Reprodução: www.jarrett-construction.com/ )

A FILOSOFIA

A filosofia de trabalho do Coach Chris, abraçada por todos os seus atletas, pode se resumir na intensidade de seus trabalhos dentro de campo, ao mesmo tempo focando na construção de um estilo de jogo técnico e envolvente. Os trabalhos de campo reduzido são os preferidos do treinador, que procura fazer com que seu time cada vez mais se acostume a manter a posse de bola mesmo sob pressão, evitando chutões e erros de passe.

Os defensores e até o goleiro são muito bem treinados nesse estilo de jogo – e com qualidade técnica nos pés. Coach Chris não esconde que é um admirador do Barcelona e tenta reproduzir o mesmo tipo de filosofia. Apesar de ser um time que se expõe dentro do jogo, com uma abordagem sempre ofensiva, os Golden Eagles, apelido oficial da atlética da faculdade, figuram sempre na lista das defesas menos vazadas. Chris foca muito na parte defensiva durante os treinamentos, pois sabe que não pode depender apenas da qualidade de seus jogadores com a bola nos pés. A união do time também é um fator crucial para o recorrente sucesso em nível nacional.

Muito pela enorme quantidade de brasileiros que impuseram de uma forma positiva o jeito brasileiro de comandar o vestiário e transformaram o time em uma verdadeira família. A alegria e a qualidade técnica do time é devidamente mesclada com a firme disciplina do Coach Chris, uma mistura que tem gerado excelentes resultados.

RESULTADOS E INVESTIMENTOS

Coach Chris chegou à universidade há 5 anos com a missão de reestruturar e transformar, com resultados, a equipe de futebol da faculdade. Em qualquer esporte universitário, o investimento financeiro é um fator imprescindível para o sucesso. Esses investimentos são feitos de acordo com a quantia repassada pela administração da faculdade para cada esporte. Na teoria, os esportes mais populares na terra do Tio Sam, como basquete e futebol americano, ganham sempre uma parcela maior do orçamento atlético.

Na prática, os resultados obtidos por cada equipe ditam o foco do repasse da grana e investimentos de uma forma geral. Sabendo disso, Coach Chris focou em seus primeiros anos, quando não dispunha da quantia que gostaria, na construção de um bom futebol com a mão de obra relativamente limitada disponível no elenco. Logo em seu primeiro ano de trabalho, o time foi campeão da conferência, o que chamou a atenção dos responsáveis pelo departamento esportivo da universidade. Nos anos seguintes, os investimentos e orçamento disponíveis para o futebol foram aumentando gradativamente.

A equipe figura atualmente entre as principais forças da NCCA D2. Ganhou a conferência por 5 anos seguidos, e o regional nos dois últimos anos, chegando à final do campeonato nacional em 2014 e à semifinal na última temporada, em 2015, perdendo na prorrogação pra eventual campeã University of Pfeiffer. Hoje, o Coach Chris dispõe não só de um dos melhores orçamentos entre as equipes esportivas da faculdade, como também de pontuais investimentos fora de campo, como um estádio completamente novo que está sendo construído para a temporada de 2017.

universidade - Charleston
A equipe de futebol figura atualmente entre as principais forças da NCCA D2. (Reprodução: www.wvgazettemail.com/)

OS BRASILEIROS

A equipe de futebol da UC hoje conta com 14 brasileiros no total, e alguns deles são destaques e formam a espinha dorsal do time titular. Augusto Maciel, centroavante natural de São Paulo, jogou os seus 3 últimos anos de college soccer pelos Eagles. No seu terceiro ano de EUA, segundo jogando pela UC, Augusto foi um dos artilheiros gerais da liga e foi nomeado All-American no fim da temporada de 2014. Augusto entrou também em uma seleção dos jogadores top 10 prospectos para serem selecionados no draft da MLS. Outro brasileiro de grande destaque na equipe é o meio-campista Felipe Antonio, que jogou na base do São Paulo.

Titular da equipe há 2 anos, Felipe foi peça importante nas duas campanhas de destaque nacional do time nas últimas 2 temporadas. A próxima será a sua última, e muito se espera dele, tanto dos seus companheiros e técnicos, quanto de olheiros do nível profissional, que o consideram uma boa aposta para o futuro. Para a próxima temporada, os Eagles assinaram com mais 2 brasileiros, que prometem ser destaques não só da equipe, mas de toda a liga também.

Danilo Dias, lateral-direito que jogou nas categorias infantil e juvenil do Fluminense, e Paulo Pita, goleiro com excelente passagem pela base de grandes clubes também do Brasil, como Internacional e Barueri, são duas adições pontuais para o elenco, no qual o coach deposita alta expectativa. Por gostar tanto do estilo brasileiro, Chris costuma viajar frequentemente ao Brasil, onde atende a showcases e campeonatos de base, o que facilita, e muito, o seu trabalho de scout de jogadores. Essa admiração pelo futebol brasileiro tem dado muito resultado para a equipe de futebol da UC, e é certo que o coach Chris não planeja diminuir o foco e a atenção dada aos nossos futuros estudantes-atletas.

Fonte: http://ucgoldeneagles.com

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.