Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

10 de junho de 2016

4 dicas para você manter a forma durante a off-season

Confira abaixo quatro dicas para você, estudante-atleta, se manter em dia com o preparo físico, técnico e mental. Confira na nossa próxima matéria.


Antes de você conhecer as quatro dicas Como a maioria já sabe, o esporte universitário nos EUA é dividido entre as temporadas de Spring (primavera) e Fall (outono). Metade das equipes esportivas compete em uma dessas temporadas, e a outra metade, obviamente, na outra. Durante as temporadas off-season de cada esporte, respectivamente, o trabalho continua sendo realizado, mas muitas vezes em bem menor intensidade e quantidade.

A carga de treinamentos é diminuída, e muitas vezes o atleta pode acabar perdendo o preparo físico conquistado durante a época de competições. A curto prazo, pode parecer algo que não afetará o desempenho do estudante-atleta, mas, quando a próxima temporada chega, aqueles que mantiveram uma rotina de treinos e cuidados com o corpo da maneira mais profissional possível largam na frente da concorrência, e geralmente são aqueles que alcançam voos altos de sucesso dentro da equipe.

dicas - preparo
Mesmo em Off Season, o estudante-atleta precisa se manter em forma para não perder o ritmo e realizar planos de treinos é uma das maneiras para manter a boa forma em campo. Confira agora a matéria completa sobre o assunto.

PLANO DE TREINOS

Em algumas faculdades, é comum que a comissão técnica passe aos atletas um plano de treinos com bola e condicionamento físico para ser seguido durante a temporada off-season, ou até mesmo nas férias. Se esse não for o caso da sua faculdade, não tem problema. Um atleta interessado corre atrás dos seus objetivos, e nada irá impedi-lo de ir até os seus treinadores e pedir um programa de atividades específico para quando não estiver em época de campeonato.

Os treinadores desenvolverão o programa de treinos com o maior prazer, e o atleta ainda ganhará pontos extras por demonstrar total foco para com o seu preparo individual e a dedicação ao time. Tenha certeza, porém, que esse programa de treinos será passado a você diretamente pelos coaches da SUA universidade. A questão aqui não é que os outros coaches saibam menos ou sejam menos capacitados, mas cada equipe trabalha com um método diferente.

Nem melhor, nem pior, mas a forma com que cada um trabalha pode ter uma influência negativa de um treino promovido por alguém de fora, que desconhece, por exemplo, a carga de trabalho e desgaste a que o atleta foi ou será submetido durante a temporada.

ACADEMIA

O desenvolvimento muscular hoje é algo imprescindível na prática de qualquer esporte. No futebol, então, esporte em que se corre em alto ritmo durante 90 minutos, a força e a resistência dos músculos têm se provado cada vez mais essenciais para o sucesso dos jogadores. Praticamente todas as universidades americanas possuem academias do mais alto nível, com aparelhos de última geração e excelentes profissionais prontos para ajudar e guiar os atletas.

Durante uma temporada, porém, é muito difícil esse desenvolvimento e crescimento muscular, devido à quantidade de treinos e jogos em sequência. No entanto, o período fora de temporada é o ideal para essa prática. Mais até que manter o condicionamento aeróbico, o foco na parte muscular durante os meses sem competição é algo que pode fazer uma diferença enorme lá na frente.

Em um período de 4 a 5 meses, se seguida uma rotina de academia rigorosa, o atleta terá um ganho substancial de força, equilíbrio e potência, qualidades que afetam diretamente na velocidade e resistência, por exemplo, em uma partida de futebol. Novamente, procure dentro da sua faculdade pelos profissionais especializados na parte de trabalho muscular, seja para acompanhá-lo no dia a dia ou para passar um programa de musculação para quando você estiver longe da universidade, como nas férias de verão.

dicas - preparo
Boas horas de sono devem ser respeitadas tanto quando os estudantes-atletas estiverem em temporada de jogos quanto em off-season. (Reprodução: www.revistagalileu.globo.com/)

ALIMENTAÇÃO E DESCANSO

Uma alimentação saudável e balanceada e boas noites de sono são dois dos principais pilares do desenvolvimento de um atleta de ponta. De nada adianta um ótimo dia de treinos no campo e um foco total nos exercícios na academia se, longe de ambos, o atleta se mostra desleixado e descompromissado com a própria saúde. É dormindo que o nosso corpo transforma todo o trabalho feito em resultados, ao processar e transformar tudo o que foi feito de forma correta durante o dia nos treinos e na alimentação em ganhos permanentes.

É muito fácil o atleta se desligar de tudo isso após uma temporada desgastante, e se entregar aos prazeres de uma noite em claro e comidas gordurosas e pouco nutritivas. E é aí que mora o perigo. Lembre-se que, para aqueles que sonham em estar sempre competindo em alto nível, a temporada off season nada mais é – ou deveria ser – que uma temporada de preparação para a próxima temporada de competições. Acontece, em muitos casos, de um atleta super talentoso e com vaga cativa no time titular perder a sua posição no início da temporada por estar fora de forma, enquanto o seu concorrente voltou de férias 100% focado no cuidado com o corpo e com o preparo físico.

SALA DE AULA

Quem é atleta universitário sabe: é bem difícil conciliar os treinos com os estudos, e geralmente as notas caem um pouco durante as temporadas de competições. Como os estudos no esporte universitário americano são tão importantes quanto os treinos (com nota abaixo da média, qualquer atleta fica impossibilitado de jogar), é de extrema importância manter um bom desempenho dentro das salas de aula. Uma dica que pode ajudar muito é o aluno focar bastante no aumento de suas notas durante a off-season.

Pegue mais matérias e pegue as matérias mais difíceis. Na dúvida, opte sempre por escolher estudar para uma prova do que treinar. Passe uma boa impressão àqueles professores que você possivelmente pegará em outra aula, mas durante a temporada. Em resumo: foque 100% em bom período acadêmico, que te dará uma “gordura” a mais, em vários aspectos, para trabalhar e ser queimada durante a temporada de competições, em que o foco deve ser totalmente o esporte.

Conheça o NextCast, o podcast da Next Level Sports

O primeiro NextCast teve como convidado o Diretor acadêmico da Next Level Sports, Jônatas Polesello. Ele falou um pouco sobre sua vida no futebol de base no Brasil e por que escolheu o futebol universitário dos EUA.  Confira dando play abaixo:

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.