Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

8 de junho de 2016

3 dicas para economizar em uma universidade americana

Confira agora três dicas para economizar nos gastos em uma faculdade nos EUA. Você vai se surpreender em como esse comportamento irá fazer a diferença no final do mês.


DIVIDIR UM APARTAMENTO OFF CAMPUS

Morar nos dormitórios das universidades com certeza é algo divertido e de um ganho cultural imenso, que ajuda na construção de amizades e conexões, algo muito importante durante os quatro anos de estudo. Mas, geralmente, o preço cobrado é bem elevado, fora dos padrões do poder aquisitivo de muitos brasileiros. Morar fora da faculdade, no entanto, pode sair muito mais em conta.

Para se ter uma ideia, na Southeastern University, situada em Lakeland, na Flórida, o preço para se morar dentro da faculdade é algo em torno de 600 dólares por mês. O aluguel de um bom apartamento de três quartos próximo à faculdade não sai por mais de 900 dólares por mês, mas essa quantia é dividida com os outros moradores da casa, geralmente colegas de faculdade que também optam por morar off campus.

Em um apartamento de três quartos, se for feita a escolha de morar uma pessoa por quarto, o preço fica nos 300 dólares cada. O mais comum, porém, é dividir entre dois alunos por quarto, fazendo com que o preço caia mais ainda, totalizando 150 dólares/mês para cada morador, muito mais em conta que os 600 dólares pagos à universidade.

Economizar nos gastos com a universidade faz toda a diferença no final do mês. Confira agora três dicas para não ficar no vermelho. (Reprodução: www.sbcoaching.com.br/)
Economizar nos gastos com a universidade faz toda a diferença no final do mês. Confira agora três dicas para não ficar no vermelho. (Reprodução: www.sbcoaching.com.br/)

COZINHAR

Fazer compra no mercado e cozinhar em casa é a forma de alimentação mais barata disponível para os alunos universitários. Ambos os planos de refeição, das cafeterias e comer fora em restaurantes da cidade, saem muito mais caro que fazer a própria comida em casa. Essa escolha, porém, possui duas demandas importantes: habilidade para cozinhar, obviamente, e tempo.

Muitas vezes, devido à vida corrida e atribulada de College, onde o estudante divide a sua rotina entre aulas, estudos, trabalho e treinos, não sobra tempo para o preparo da refeição em casa, e a melhor opção acaba sendo mesmo se alimentar em restaurantes. Aqueles, porém, que dispõem de um intervalo no dia a dia em que pode ser encaixada esta atividade estarão não só ganhando em economia, mas também no sabor e na qualidade de uma comida caseira, muitas vezes feita com receitas brasileiras, que dificilmente serão encontradas em estabelecimentos americanos.

Uma boa dica para ganhar em tempo e logística é cozinhar panelas grandes de determinados alimentos no início da semana e dividir para os demais dias. O aluno pode levar a sua refeição de casa em um recipiente para a universidade, que sempre disponibiliza micro-ondas e outros aparelhos em suas cafeterias.

O gasto com a alimentação é uma das principais preocupações dos estudantes. Cozinhar em casa pode ser uma alternativa viável para economizar. (Reprodução: www.bolsademulher.com)
O gasto com a alimentação é uma das principais preocupações dos estudantes. Cozinhar em casa pode ser uma alternativa viável para economizar. (Reprodução: www.bolsademulher.com)

LIVROS

A cada semestre, é pedida aos alunos universitários uma quantidade relativa de livros, dependendo das matérias que se cursa, e por vezes esses livros podem custar muito caro. Um livro de matemática ou geografia, por exemplo, pode chegar a 150 dólares (única edição). É normal um aluno em seu primeiro ano cometer o erro de ir à principal livraria da faculdade para poder comprar todos aqueles livros requeridos. Os que já estão estudando há mais tempo sabem que a livraria é a última opção. Livros usados – e muito mais baratos – podem ser encontrados em sites de revenda online e até em grupos de Facebook de alunos da universidade.

Os alunos que já cursaram tal matéria negociam por um preço extremamente acessível o repasse de seus livros para o próximo. A intenção não é ganhar uma quantia enorme de dinheiro com a venda, mas se desfazer de algo que não terá mais uso, e ao mesmo tempo ajudar outro companheiro de classe a economizar nos gastos. Os livros são passados de geração a geração dentro da faculdade, obviamente se mantidos em bom estado de conservação. Algumas faculdades possuem estabelecimentos que funcionam como os sebos no Brasil.

Pequenas livrarias que nada mais são que um ponto de revenda físico que reúnem os livros usados pelos alunos por um preço muito parecido com o da internet. Outra dica é a divisão entre colegas de classe quando há a necessidade da compra de livros digitais, que possuem a leitura exclusivamente online. Nesse caso, três ou quatro amigos se reúnem na compra do mesmo, e um livro digital que tem o preço de 80 dólares, por exemplo, sai por 20 dólares para cada um, e todos terão o acesso da mesma forma pelo computador.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.