Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

6 de agosto de 2015

Conheça a rotina de um estudante-atleta nos Estados Unidos

Confira nosso artigo para jogar suas dúvidas para o escanteio e vislumbrar em detalhes a vida de um estudante universitário americano!


Jogador de Futebol

Cada vez mais, milhares de estudantes brasileiros vão para os Estados Unidos em busca de realizar o sonho de estudar fora do país e adquirirem uma experiência de vida totalmente nova! Nessa viagem, o esporte pode se tornar uma grande porta de entrada para jovens brasileiros que querem estudar no país norte-americano sem deixar a paixão pelo futebol de lado.

E você, já se perguntou como seria estudar em uma faculdade nos EUA? Então confira nosso artigo de hoje para jogar suas dúvidas para o escanteio e vislumbrar em detalhes a vida de um estudante universitário americano!

Como funcionam as matérias nas faculdades americanas?

Enquanto no ensino médio aqui no Brasil você tem um conjunto bem definido de matérias fixas e gerais, em uma faculdade americana, você tem horários e matérias bem flexíveis, que são distribuídas na sua grade curricular de forma progressiva.

Por exemplo, no primeiro e segundo ano, você tem várias matérias gerais e algumas matérias específicas do seu curso. No entanto, no período Junior e Sênior — últimos anos da faculdade — o aluno terá menos matérias gerais e cada vez mais disciplinas específicas.

Possibilidade de escolher suas matérias

Diferentemente das faculdades brasileiras, nos Colleges há muito mais flexibilidade para escolher suas aulas. Se, aqui, na sua grade curricular você tem que fazer uma matéria de História, por exemplo, lá, você não terá só uma, mas várias opções de disciplinas, que seriam oferecidas em dias diferentes, com horários e durações variadas.

Como funcionam os horários?

Outra grande diferença é a estruturação do tempo. Nas faculdades estadunidenses, basicamente todos os cursos são em tempo integral, onde as matérias são divididas ao longo do dia. No entanto, o próprio aluno organiza e escolhe seus horários e as matérias que ele irá cursar, podendo distribuir seu tempo de acordo com seus treinos e atividades fora da sala de aula.

Algumas matérias são fixas em determinados dias e certos horários, mas na maioria delas, há um grande leque de opções para pensar. Se você é uma pessoa mais matinal, pode querer agendar suas aulas até o meio-dia; enquanto se você é uma coruja da noite, ter a primeira aula às 13:15 pode ser a melhor coisa que já aconteceu com você!

Quais são os principais desafios e aprendizados de se estudar no EUA?

De acordo com o atleta Next Level Felipe Milanez, uma das maiores dificuldades é o dia corrido das faculdades: “A vida universitária aqui é fantástica. Os meus dias são extremamente corridos. Conciliar as aulas com os treinos é difícil, porém para quem gosta, assim como eu, é prazeroso” diz ele. Além disso, ter disciplina com o tempo é fundamental. “Você precisa saber dividir seu tempo. O pessoal aqui é bem rígido com horários e você precisa ter total disciplina, ainda mais se for um estudante-atleta”.

Mas estudar no exterior pode ser uma oportunidade incrível para ter novas experiências de vida, além de independência e  amadurecimento. Isso é o que diz o alteta Next Level, Gabriel Righi. “Viver em um país de primeiro mundo é simplesmente incrível. Além de poder ganhar mais experiência de vida, você aprende sobre uma nova cultura e uma nova língua”, ele destaca.

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

A famosa frase de Stan Lee no Homem-Aranha é uma ótima lição para quem vai estudar nos Estados Unidos.

Uma das maiores vantagens de estudar em uma faculdade americana é a disponibilidade de horários que você pode ter. Haverá tempo livre suficiente para desenvolver várias habilidades, se unir a clubes e organizações diferentes e, talvez, até ter um emprego em tempo parcial.

No entanto, esse poder requer uma grande responsabilidade do estudante. É necessário ter um bom planejamento e gestão do tempo para que a sua programação de estudos não fique apertada demais, com reuniões, ensaios, esportes e horário de trabalho!

Ir para outro país para estudar é uma experiência que traz um grande amadurecimento. É preciso muito trabalho para chegar onde você deseja. Mas no final de tudo, você terá o seu diploma, e ninguém poderá tirar isso de você!

E aí, gostou do nosso artigo? Como você imaginava que seria a rotina de um universitário nos EUA? Tem mais alguma dúvida a respeito? Fale com a gente pelos comentários!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.