Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

5 de agosto de 2015

5 dicas de alimentação para quem quer ser um jogador de futebol

Confira as dicas que preparamos para os praticantes desse esporte tão querido dos brasileiros.


Jogador de Futebol

A alimentação de um jogador de futebol, como a de qualquer atleta, deve ser valorizada e tratada com muita atenção e disciplina. Esses profissionais enfrentam longas rotinas de exercícios intensos e de alta frequência cardíaca, que demandam uma grande quantidade de energia para que seu organismo funcione sempre bem.

A performance dos jogadores de futebol depende diretamente do equilíbrio da sua alimentação e, por esse motivo, é preciso ficar sempre atento aos alimentos e nutrientes que devem ser consumidos pelos atletas.

No artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a dieta recomendada para quem quer jogar futebol. Confira as dicas que preparamos para os praticantes desse esporte tão querido dos brasileiros.

1. Coma bastante carboidrato

Não existe a prática de atividades físicas sem a ingestão de carboidrato. Esse macronutriente é a nossa maior fonte de energia obtida através da alimentação, já que esses alimentos são ricos em glicose — o principal substrato energético para nossas células musculares e cerebrais.

O carboidrato deve fazer parte de todas as refeições do praticante de futebol, estando presente especialmente antes do exercício, para garantir a manutenção da performance durante o jogo, e também após o exercício, para ajudar a recuperar os estoques energéticos gastos durante a partida.

2. Valorize a ingestão de proteína no pós-treino

A proteína, assim como o carboidrato, é um macronutriente indispensável para quem pratica atividades físicas de alta intensidade. Além de serem importantes para ajudar a construir a musculatura desses atletas, para que se tornem ainda mais fortes e bem preparados para as longas e duras partidas de futebol, elas também ajudam a repor as perdas musculares naturais do organismo após a prática de um exercício.

Por esse motivo, apesar de serem importantes para se consumir ao longo do dia, a ingestão de proteínas deve ser sempre valorizada após a partida de futebol, para garantir a restauração da musculatura do atleta.

3. As gorduras também devem ser consumidas com moderação

Uma das maiores falhas de quem pratica atividades físicas regularmente é ignorar o consumo de gorduras, acreditando que esses macronutrientes são sempre prejudiciais para a nossa saúde. As gorduras, quando consumidas em quantidades adequadas, são indispensáveis para a nossa saúde, já que facilitam a absorção de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, D e E, além de participar ativamente da produção de hormônios que ajudam no desenvolvimento da musculatura dos atletas.

4. Hidrate-se regularmente

O cuidado com a hidratação é um ponto que todo jogador de futebol deve prestar atenção, já que esse é um dos esportes mais desgastantes e de longa duração. As partidas de futebol podem chegar a durar até duas horas, quando são obedecidas as regras da prática profissional desse esporte e, por esse motivo, costumam acelerar bastante o processo de desidratação dos jogadores.

O consumo de água antes, durante e depois da partida é a única maneira de garantir que esses atletas não se desidratem e sofram as consequências da falta de água no organismo após a prática desse exercício.

5. Consulte um nutricionista

Para saber exatamente o volume de água, de carboidratos, de proteínas e de gorduras que cada praticante de futebol precisa consumir, é preciso contar com a supervisão e orientação de um profissional da área da nutrição. As necessidades nutricionais de cada atleta são individuais e, por esse motivo, é difícil estabelecer um padrão do consumo desses nutrientes para todos os atletas — especialmente quando esses praticantes são considerados atletas profissionais.

Você joga futebol? Acredita que se alimenta corretamente para praticar esse esporte sem prejudicar sua performance? Deixe seu comentário e tire suas dúvidas com a gente!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.