Conheça a Ivy League, a elite do esporte americano
As universidades da Ivy League são, geralmente, vistas como algumas das mais prestigiadas e são classificadas entre as melhores universidades do mundo.
Tayná Bandeira
Ivy League é uma conferência atlética da NCAA composta por equipes de esportes de oito instituições privadas de Ensino Superior, no nordeste dos Estados Unidos. Todas as oito instituições que constituem a liga se encontram no Top 15 dos rankings universitários americanos. O significado para tal liga muitas vezes é explicado simplesmente como ‘a elite’ do sistema acadêmico universitário.
Tanto na questão econômica, passando pela qualidade singular dos profissionais acadêmicos, quanto pelo simples prestígio do nome que as universidades carregam, a Ivy League é o local em que todos os estudantes dos EUA e do mundo sonham buscar os seus diplomas, mas somente poucos conseguem.
Membros
A Ivy League é composta por oito universidades do nordeste dos EUA, que figuram entre as mais antigas do país, algumas formadas antes de 1776, quando o país declarou sua independência da Inglaterra e se tornou uma nação soberana. A Harvard University, uma das faculdades mais tradicionais do mundo, por exemplo, data de 1636, quase 150 anos antes dos EUA se tornarem um país.
As outras sete universidades membros da liga são: Brown University, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College, the University of Pennsylvania, Princeton University e Yale University. O interessante é que apenas duas delas são localizadas na mesma cidade (Columbia e Cornell, em Nova York). Todas as outras são representantes únicas na liga de seus distintos estados, como Massachusetts, Pennsylvania, New Jersey, entre outros.
Apesar dessa relativa distância (os estados do nordeste dos EUA, em sua maioria, são pequenos em extensão territorial, o que diminuiu o impacto das viagens), todas elas competem entre si nos campeonatos acadêmicos e esportivos, com uma rivalidade levada muito a sério.
Esportes
A história da Ivy League é tão rica e pioneira que a primeira liga formada entre universidades nos EUA foi de remo. As faculdades da Ivy League competem em quase todos os esportes, tal como a maioria. Jogam pela conferência, entre si. As campeãs de cada esporte ganham vaga no campeonato nacional da NCAA Division 1. Mas há um grande problema, porém, quando se trata de esportes: as faculdades Ivy League são proibidas de oferecer bolsas atléticas para seus alunos. Isso mesmo: qualquer ajuda financeira só pode vir em forma de bolsa acadêmica ou ajuda de custo para aqueles que comprovadamente necessitem.
As faculdades com mais títulos nacionais da liga são Yale, com 29, incluindo esportes masculinos e femininos, e Princeton, com 26, em ambas as categorias também. No futebol masculino, Darthmouth se destaca na história recente, tendo conquistado sete títulos nacionais dos últimos 14 disputados.
Processo de seleção
O processo de seleção segue a mesma linha das outras universidades espalhadas pelo país, mas de modo mais rígido e seletivo. O histórico de notas do Ensino Médio e as cartas de recomendação dos professores têm um peso bastante significativo, mas são as notas das provas que cortam a maioria dos candidatos.
Nos SATs, por exemplo, a média requerida pelas universidades é de dois mil pontos em um total de 2.400, algo que não é fácil de ser alcançado. No Toefl, prova de proficiência no inglês, as notas para a aceitação do candidato variam entre 90, requisito mínimo da Brown University, e 110, nota mínima necessária para estar apto a entrar em Princeton.
O processo de seleção para estudantes-atletas é mais brando, tendo em vista que esses possuem a regalia de não passar por uma competição com os outros candidatos ‘normais’, como já foi falado aqui neste blog. Os aspirantes às equipes esportivas devem somente alcançar os requisitos mínimos de notas. A partir daí, o trabalho de admissão fica por conta do treinador dos respectivos times.
Preço
Pelo prestígio, alta concorrência e qualidade de ensino um pouco acima das demais, as universidades da Ivy League, consequentemente, custam bem mais caro que a maioria das outras instituições. Para se ter uma ideia, o preço da anuidade escolar da tradicionalíssima University of California, Los Angeles, ou UCLA, gira em torno de 26 mil dólares. Na Princeton University, faculdade mais “barata” da Ivy League, o preço é quase que o dobro, algo em torno dos 45 mil dólares por ano. Na Columbia University, paga-se o valor mais caro dentre todas (US$ 55 mil anuais). Isso sem contar com as despesas extras de moradia, alimentação, seguro-saúde, transporte, livros etc.
O lado positivo é que essas universidades, por serem extremamente focadas no espetacular desempenho acadêmico de seus alunos, possuem diversas bolsas de estudo e ajuda de custo baseadas nas notas e no histórico escolar. Quanto melhor for o aluno, menos ele gastará com sua formação, independentemente de jogar algum esporte pela faculdade ou não.
Fontes: www.universitylanguage.com/
blog.collegetuitioncompare.com/
college.harvard.edu/financial-aid/how-aid-works/cost-attendance
Conheça o NextCast, o podcast da Next Level Sports
O primeiro NextCast teve como convidado o Diretor acadêmico da Next Level Sports, Jônatas Polesello. Ele falou um pouco sobre sua vida no futebol de base no Brasil e por que escolheu o futebol universitário dos EUA. Confira dando play abaixo:
Grupo da Next Level Sports no Facebook:
Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:
Grupo da Next Level Sports no Facebook (Brasileiros jogando nos EUA – Next)
INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY
Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.
Notícias relacionadas
-
6 de fevereiro de 2018
Conheça as 5 universidades americanas mais procuradas pelos atletas da Next Academy
-
18 de janeiro de 2018
Ligas universitárias: Tudo que você precisa saber