Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

17 de agosto de 2015

Como os esportes ajudam no desempenho nos estudos

Para obter sucesso nos estudos, é preciso dedicação, esforço, disciplina e organização. Confira um pouco mais sobre o assunto no texto de hoje:


Jogador de Futebol

Para obter sucesso nos estudos, é preciso dedicação, esforço, disciplina e organização. Frequentemente, surge a sensação de que o tempo é escasso para todo o conteúdo que necessita ser visto. Então, é muito comum que os estudantes abandonem outras atividades para dar conta dessa empreitada.

Para os que praticam esportes regularmente, essa é uma escolha difícil. Afinal, a prática esportiva faz parte do dia a dia e o abandono é sentido no corpo. Para a alegria dos esportistas que ainda estão estudando e dos pais que se preocupam com o rendimento acadêmico dos filhos, algumas pesquisas mostram que praticar um esporte pode melhorar (e muito!) o desempenho nos estudos. Confira um pouco mais sobre o assunto no texto de hoje:

A disciplina traz resultados

Um dos principais aprendizados que o esporte proporciona é o entendimento de como a disciplina é importante para bons resultados. Trata-se de uma característica dos treinamentos que os praticantes levam para todas as esferas da vida. E nos estudos não é diferente! O aluno que pratica esportes entende a importância de persistir, com foco, em sua rotina.

Aumento da concentração

Essa é uma questão de grande importância no esporte. O momento da competição é único e não pode ser retomado. Por isso, o atleta precisa se concentrar, deixar de lado as interferências externas e se conectar com a sua atividade. Nos estudos, isso também é muito importante! Durante as aulas ou no momento de uma prova, os alunos precisam ter concentração total nas disciplinas e questões. Assim, os conteúdos serão assimilados com mais facilidade. Estudantes que praticam esportes treinam essa concentração com maior frequência.

Cérebro saudável raciocina com facilidade

Os esportes, principalmente aqueles nos quais existem atividades aeróbicas (ciclismo e natação, por exemplo), melhoram as condições cardiovasculares e respiratórias. Eles aumentam o fluxo sanguíneo em uma área do cérebro chamada de hipocampo, que fica no lobo temporal do cérebro. Essa área é responsável pela memorização e pelo raciocínio. Portanto, o aumento da atividade cerebral nessa região, favorece diversos aspectos da aprendizagem.

O esporte elimina o estresse

Sabe aquela sensação gostosa que surge depois de praticar esportes? É culpa da serotonina, hormônio produzido durante a atividade física. Não é à toa que depois de um longo período sentado, por exemplo, fazer um movimento simples pode trazer uma sensação de bem-estar. O estresse que longos períodos de estudo podem causar dificulta o raciocínio e a atividade cerebral. Portanto, praticar um esporte pode ser um ótimo método para descansar a mente.

Mais benefícios da prática esportiva

Além dos benefícios mencionados, os esportes ainda ajudam em outros aspectos:

  • – Aumentar a autoestima: o cuidado com o corpo aumenta a autoestima, o que provoca mais confiança e vontade de aprender. O desempenho escolar só tem a ganhar com isso.
  • – Aprender a trabalhar em equipe: o esporte faz com que o aluno desenvolva estratégias para trabalhar em equipe. Assim, fica mais fácil aprender com o que o outro pode contribuir
  • – Aprender a lidar com a competição: para os alunos que estão próximos a algum exame (vestibular, concursos, Enem etc.), a tranquilidade para lidar com uma situação competitiva favorece o desempenho nos estudos.

Viram só? A prática esportiva pode trazer muitos benefícios para o desempenho nos estudos, além de proporcionar momentos de prazer e descontração — afinal, ninguém é de ferro e se divertir é muito importante. Portanto, analise os horários de estudo de seus filhos e reserve alguns períodos para a prática esportiva. Seu corpo agradece!

Quer saber mais sobre esportes e educação? Fique ligado no blog da Next Level!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.