Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

24 de agosto de 2015

NCAA e NAIA: as diferenças entre as duas maiores ligas universitárias nos Estados Unidos

Se você é atleta e sonha em estudar e jogar nos EUA, existem ótimas oportunidades de cursar uma universidade e, de quebra, conseguir uma bolsa para não precisar arcar com as despesas das faculdades americanas. Que tal jogar por uma das duas associações mais conhecidas nos EUA e que oferecem bolsas a estudantes esportistas? São a NCAA e a NAIA, que oferecem bolsas que podem chegar a 100% da anuidade da universidade!


Jogador de Futebol

Se você é atleta e sonha em estudar e jogar nos EUA, existem ótimas oportunidades de cursar uma universidade e, de quebra, conseguir uma bolsa para não precisar arcar com as despesas das faculdades americanas.

Que tal jogar por uma das duas associações mais conhecidas nos EUA e que oferecem bolsas a estudantes esportistas? São a NCAA e a NAIA, que oferecem bolsas que podem chegar a 100% da anuidade da universidade!

Continue lendo, conheça as diferenças entre as bolsas dessas duas associações e saiba em qual delas você tem mais chance de ser aprovado!

NCAA

A NCAA (National Collegiate Athletic Association) é uma associação de grande porte que foi criada em 1906, representando grandes faculdades e universidades no Canadá e EUA. Trata-se de uma associação filantrópica que está associada a cerca de 800 universidades! Sua sede está localizada em Indianápolis, capital do estado de Indiana.

A NCAA é dividida em 3 divisões (D1, D2 e D3), e realiza 87 campeonatos nacionais, sendo 40 masculinos e 44 femininos, além de três campeonatos COED. Confira como funcionam essas divisões:

NCAA D1

É a divisão dos sonhos de qualquer estudante, porém, é a mais difícil de alcançar. Em primeiro lugar, o número de alunos estrangeiros aceitos é bem restrito; em segundo, não é fácil conseguir uma colocação suficientemente boa tanto no TOEFL (teste de proficiência da língua estrangeira) quanto no SAT (avaliação aplicada pelas universidades, semelhante ao nosso vestibular).

Mas não desanime! Existe a possibilidade de chegar a essa divisão mesmo após ingressar em outras associações ou na D2 e D3. Só vai depender do seu esforço!

NCAA D2 e D3

São as opções mais escolhidas por estudantes-atletas estrangeiros, já que são as que possuem maior número de bolsas disponíveis para alunos vindos de fora dos EUA. Além disso, as exigências quanto ao nível das qualificações no TOEFL e SAT são menores.

As universidades que aceitam bolsas da NCAA D2 e D3 não são tão grandes e dispõem de verba menor que a D1, mas suas equipes são igualmente competentes.

NAIA

A NAIA (National Association of Intercollegiate Athletics) é uma associação menor, bem semelhante à D2 da NCAA. Ela foi criada em 1937 e representa 200 pequenas faculdades e universidades particulares nos EUA.

A NAIA não possui divisões, e as regras para o aluno ingressar com o pedido de bolsa são menos complexas se comparadas às da NCAA. Ela está localizada em Kansas City, no Missouri. A NAIA realiza campeonatos em 23 esporte por ano, sendo que 12 são exclusivamente masculinos.

Como conseguir uma bolsa?

Como você já deve estar imaginando, para conquistar uma bolsa — principalmente no caso de uma bolsa integral —, é preciso ter desempenho excelente e notas exemplares nos testes. O ideal é se preparar visando essa meta, mas se você não conseguir, continue de cabeça erguida: com o tempo, se você se destaca como atleta e aluno, a tendência é participar de mais jogos e, assim, conseguir aumentar a porcentagem da sua bolsa!

Além disso, começar em uma divisão menor pode até mesmo te dar mais chances de participar de grandes jogos do que já entrar em uma grande divisão, em que a competitividade acirrada pode te fazer passar os primeiros anos somente no banco.

E aí, em qual dessas duas associações você pretende se candidatar? Compartilhe seus planos com a gente e tire suas dúvidas nos comentários!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.