Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

20 de novembro de 2015

Como estudar para o SAT de maneira eficiente?

Daremos algumas dicas de como estudar para o SAT e garantir sucesso na hora da prova.


 

Se você planeja ingressar em uma universidade nos Estados Unidos, é provável que tenha que realizar o SAT, uma espécie de “ENEM” americano. Na verdade, o SAT (Scholastic Assessment Test) é uma prova padrão aplicada aos alunos que frequentam a High School (nível educacional correspondente ao nosso Ensino Médio) e necessária para inscrição nos processos seletivos de grande parte das universidades americanas.

Observe que nem todas as universidades exigem a realização da prova, algumas solicitam apenas as notas do Ensino Médio e outras documentações para avaliação. Contudo, é mais comum que as universidades mais reconhecidas (e, consequentemente, mais concorridas), adotarem o SAT como padrão de avaliação. Logo, o primeiro passo para estudar no exterior é identificar as exigências de cada universidade almejada, assim como a pontuação mínima do SAT exigida (pontuação de corte).

Caso a universidade de sua escolha exija a realização do SAT, o próximo passo é se informar sobre todo o processo e organizar um plano de estudo. A seguir, vamos dar algumas dicas de como estudar para o SAT e garantir sucesso na hora da prova.

Planejamento é a chave do sucesso

O SAT, assim como o ENEM, é o tipo de prova que exige um mínimo de planejamento. Primeiro é preciso se informar sobre o período de provas, assim como os locais autorizados para aplicação do teste no Brasil. É preciso também se programar em relação aos custos da realização da prova, desde o valor da inscrição e de deslocamento (no caso de quem não reside nas cidades de aplicação da prova), aos cursos preparatórios (opcionais).

Tendo essas datas em mente, você poderá criar um plano de estudo, garantindo um tempo mínimo e adequado de preparo. Esse “tempo adequado” varia de pessoa para pessoa e do nível de conhecimento já adquirido no Ensino Médio. A dica é criar um plano de estudos levando em consideração as seções da prova (redação, matemática, leitura crítica e escrita), assim como a pontuação almejada (ponto de corte maior pode exigir mais tempo de estudo). O próprio site da instituição organizadora, o College Board, oferece uma ferramenta de criação de planos de estudos, de acordo com as suas necessidades.

É preciso manter o inglês afiado

Para uma boa realização da prova, será necessário um bom conhecimento do inglês. Seu nível na língua estrangeira influenciará na compreensão das próprias questões, sendo, portanto, um elemento essencial para a realização do exame. Assim, ao organizar seu plano de estudo, você deve inevitavelmente levar em conta o período de preparação do inglês, seja realizando cursos preparatórios específicos ou estudando por conta própria através de apostilas e cursos online.

A prática leva à perfeição

Você já deve ter ouvido esse ditado antes. Pois bem, praticar e exercitar o seu conhecimento antes de realizar a prova te dará melhores chances de atingir uma pontuação maior. A dica é realizar simulados regulares, acompanhando e avaliando sua progressão nos estudos. Esses simulados te ajudam a se familiarizar com as questões do SAT, te deixando, inclusive, mais tranquilo na hora da prova. Acesse o site do College Board para obter material de estudo e simulação (com opções gratuitas e pagas).

E então, gostou de nossas dicas de como estudar para o SAT? Não deixe de curtir nossa página no Facebook para receber mais informações como estas!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.