Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

19 de novembro de 2015

O que comer antes e depois de um treino de futebol?

Quer descobrir o que comer antes e depois de um treino de futebol? Então não deixe de conferir o post de hoje:


 

Uma alimentação adequada é essencial para um bom desempenho em qualquer prática esportiva, mas quando falamos de futebol, ela parece ser ainda mais importante. São exaustivos 90 minutos por partida, que incluem, além de muita correria, jogadas de força, inteligência e muito contato físico.

Para que o praticante faça isso tudo da melhor maneira, eleger bem os alimentos para a hora do treinamento é uma grande necessidade. Fazendo boas escolhas, é possível atuar tranquilamente durante toda a atividade e então assimilar os conceitos táticos, técnicos e ainda recuperar-se muito bem depois.

Quer descobrir o que comer antes e depois de um treino de futebol? Então não deixe de conferir o post de hoje:

Antes do treino

Antes do treino de futebol, o atleta precisa ter toda a atenção do mundo com a sua alimentação. É um dos maiores erros que os futebolistas cometem é exatamente treinar em jejum. Como os treinamentos são puxados e muitas vezes simulam situações exaustivas de jogo, praticar de estômago vazio é uma péssima ideia.

Além de atrapalhar a concentração, o jogador pode perder força, cansar mais rápido e até sofrer com a hipoglicemia. Alimentar-se bem antes dos treinos ajuda a prevenir níveis baixos de açúcar no sangue e faz com que o rendimento seja muito melhor.

Como o atleta terá uma alta demanda de energia, os carboidratos são a grande pedida. Eles estão presentes nos cereais, nas bolachas, frutas, arroz, pão, massas, entre outras opções. Devem ser ingeridos com alguma antecedência (cerca de 1 hora) para que o organismo consiga digeri-lo e armazená-lo em forma de glicogênio, que durante a atividade será transformado em moléculas de glicose, para serem diretamente convertidas em energia.

As versões integrais são interessantes, pois contribuem para uma liberação de energia gradual e é interessante fugir, nesse momento, de alimentos com baixas calorias e grandes quantidades de proteínas e gorduras.

Depois do treino

Após o treino de futebol, é hora de recuperar a musculatura e preparar o organismo para ficar ainda mais forte. E, para isso, não há nada melhor do que as proteínas. Quando fazemos exercícios, nossas fibras musculares sofrem microrroturas e são exatamente os aminoácidos, presentes nas carnes, que farão com que nosso corpo as refaça ainda mais resistentes.

As melhores alternativas aqui são as proteínas de alto valor biológico, como o peito de frango, o filet mignon e a clara de ovo. Se você pensa em suplementar, esse é o momento perfeito para o Whey Protein. Vale lembrar ainda que os carboidratos, embora não sejam mais prioridade, não precisam ser deixados de fora. As reservas de glicogênio ficam baixas após o treino e repô-las é uma boa ideia. Combine uma opção do pré-treino com uma proteína e tenha uma recuperação bem-feita. Mais uma vez é hora de fugir das gorduras e dar ênfase em cortes magros.   

Água: quanto mais, melhor

Não importa se é antes, durante ou depois do treino de futebol:  beber água não tem contraindicação. Ela é excelente para o organismo e ajuda a deixar o corpo preparado para o esforço intenso e a recuperação. A importância da hidratação constante nunca deve ser subestimada e quanto mais você treinar, mais líquido deve ingerir.

Essas são as dicas para você ter o melhor rendimento. Saber o que comer antes de depois do treino de futebol é essencial para você jogar da maneira que espera. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Compartilhe conosco nos comentários!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.