Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

23 de novembro de 2015

Futebol feminino: invista na sua carreira fazendo intercâmbio

Fazer um intercâmbio esportivo pode ser exatamente o que uma atleta de futebol feminino busca: a oportunidade de unir estudos com competições de alto nível.


 

Há muitas décadas, o Brasil é um celeiro de grandes jogadores de futebol. Nosso talento com a bola nos pés é reconhecido no mundo inteiro e valorizado nos maiores campeonatos do planeta. Tanto no masculino quanto no feminino, nossos craques encantam a todos os apaixonados pelo esporte bretão.

No entanto, para as mulheres, esse caminho costuma ser um pouco mais árduo. O futebol feminino ainda engatinha no país e as chances de conseguir sucesso por aqui são muito pequenas. Dentro desse contexto, fazer um intercâmbio pode ser exatamente o que uma atleta dessa modalidade busca: a oportunidade de unir estudos com competições de alto nível. Quer saber como esse caminho pode alavancar sua carreira? Confira o post de hoje:

A realidade do futebol feminino no Brasil

As seleções brasileiras de futebol feminino vêm obtendo bons resultados nos últimos anos. Especialmente o fenômeno Marta, eleita por diversas vezes como a melhor jogadora do planeta, impulsiona o sonho de muitas meninas de seguirem carreira nesse esporte. Porém, nossa realidade é um pouco mais dura. Os campeonatos regionais são pouco organizados e muitos times com status profissional ainda são, na prática, amadores. A remuneração é pouca ou até inexistente e praticamente todas as atletas precisam ter outras fontes de renda para se sustentar.

Já a competição nacional é um pouco mais organizada. Conta com alguns dos maiores times do país e diversas jogadoras selecionáveis. Ainda assim, o torneio não consegue obter uma boa média de público e raramente possui suas partidas televisionadas, o que reduz consideravelmente os ganhos com marketing.  

As vantagens do intercâmbio

Com uma realidade dura como essa, o intercâmbio surge como a grande chance de ganhar destaque, receber uma boa educação e, quem sabe, seguir carreira depois de concluir o curso universitário. Aqui no Brasil, além de receber muito mal, a atleta geralmente acaba interrompendo seus estudos para dar ênfase aos treinos e jogos. Nos países desenvolvidos, o que ocorre é exatamente o oposto: a vida acadêmica tem tanta importância quanto seu desenvolvimento nos esportes. O investimento é equivalente nos dois aspectos. E o resultado não poderia ser outro: uma profissional completa, dentro ou fora dos gramados.

Os melhores países para fazer intercâmbio

Alguns países acabam tendo destaque ao disponibilizar a chance de intercâmbio para os praticantes do futebol feminino.

Na Europa, podemos citar a Inglaterra: uma pátria completamente apaixonada por futebol e que conta com uma rede educacional de altíssimo nível, especialmente quando pensamos em instituições universitárias. Por lá, é possível buscar a profissionalização e depois viver em um país com excelente qualidade de vida.  

A Austrália é a excelência no esporte quando pensamos na Oceania. Com uma política de grandes investimentos no setor, especialmente após as Olimpíadas de 2000, a terra dos cangurus conta com campeonatos bem estruturados em quase todas as modalidades. Com o futebol feminino não é diferente: os campeonatos universitários são boas portas de entrada, apesar da nação não praticar políticas de descontos tão interessantes quando os Estados Unidos.  

E por fim, vale falar daquele local que oferece as melhores chances do planeta para quem busca no intercâmbio uma chance de profissionalização: os Estados Unidos. São diversos campeonatos que contam com todos os tipos de Universidades. Elas recrutam atletas no mundo inteiro, aliando qualidade desportiva à inteligência acadêmica. No final, há a possibilidade de seguir jogando nas ligas profissionais do país ou, simplesmente, sair com um diploma de um dos ensinos mais respeitados do planeta.

O futebol feminino no Brasil continua em franco crescimento, mas ainda levaremos alguns anos para valorizar adequadamente as nossas atletas. Se você tem talento e a gana para ser uma futebolista profissional, pense se o intercâmbio não é exatamente a solução que você estava buscando!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Compartilhe conosco nos comentários!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.