Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

24 de março de 2016

As principais dicas para o estudante-atleta ser bem-sucedido

Confira abaixo algumas dicas de comportamento que todo estudante-atleta bem-sucedido deve ter, independentemente da idade, do esporte ou da faculdade em que se joga.


A vida de estudante-atleta em uma faculdade norte-americana traz incontáveis benefícios para o jovem que segue esse caminho. A rotina de treinamentos e jogos a que se é submetido se assemelha bastante a de um clube de futebol profissional, o que requer muita responsabilidade por parte dos jovens atletas. E para o atleta que quer ser bem-sucedido, a disciplina também é um ponto chave para alcançar seus objetivos.

Alcançar o sucesso pessoal dentro do campeonato universitário americano não é algo simples. Muitos falham, ficam pelo caminho, mesmo com uma oportunidade de ouro na mão.

estudante-atleta - sucesso
O estudante-atleta de sucesso não é bom apenas dentro do campo, mas principalmente fora dele. (Reprodução: www.flickr.com).

Grupo acima do individual

O jogador de futebol pode ser o melhor do mundo tecnicamente, mas nunca ganhará um campeonato sozinho. A modalidade não é individual e, é mais que comprovado, por fatos, que, bons grupos com bons trabalhos coletivos chegam, enquanto times, com craques e estrelas, mas com um nível baixo de dedicação, sofrem e ficam pelo caminho em todas as competições disputadas. No ambiente do futebol universitário o significado de grupo e a dificuldade de se estar em completa sintonia vai até um pouco além.

As equipes são formadas por jovens de todo o mundo, com diferentes culturas, e pode exigir um tempo maior de adaptação. Mas isso é algo que as equipes profissionais também experimentam. A grande diferença no esporte universitário é o fato de os jogadores serem também estudantes, e dividirem o foco entre os gramados e as salas de aula.

É muito comum ter em uma equipe universitária aqueles jogadores que estão mais preocupados com as notas e o currículo acadêmico do que com o título nacional de futebol, por exemplo. O que é algo muito bom também. Em momento nenhum, se pode argumentar que o futebol é mais importante que os estudos.

Mas é tudo uma questão de foco e saber lidar e conciliar os dois tipos de atletas. Colocar de lado os desejos individuais e saber trabalhar em conjunto com o que cada um dos colegas de time tem a oferecer é a melhor forma de se montar um time vencedor.

bem-sucedido - estudante-atleta
O estudante-atleta não está sozinho nunca. O sucesso dele é diretamente proporcional ao da equipe também. (Reprodução: www.flickr.com)

Foco e dedicação nos detalhes

Entrar em campo e jogar um bom futebol, convenhamos, é algo que todo estudante-atleta estará apto a fazer. A maior diferença entre o time vencedor e os times que ficam pelo caminho é a atenção aos detalhes que constroem esse percurso.

Dormir cedo, se alimentar corretamente, realizar alongamentos e exercícios de prevenção e recuperação muscular, ser responsável com os horários, bater as metas dos testes físicos, manter as notas altas e evitar qualquer tipo de programa que terá um efeito negativo imediato na rotina: um estudante-atleta de ponta, hoje em dia, não pode negligenciar nenhuma dessas pequenas ações. São elas que, no fim de cada ano, vão separar o vencedor do “só mais um”. Foco e dedicação sempre trazem resultados. O grande mérito é conseguir se manter 100% fiel aos dois pelo maior período de tempo possível.

Ser responsável

Ser um estudante-atleta nada mais é que um exercício geral de responsabilidade. Cumprir as funções para as quais é designado, respeitar todo e qualquer tipo de comando, manter uma vida saudável e focada nos objetivos e se dedicar e trabalhar com afinco. Craques de bola achamos em qualquer em esquina.

O que não falta são jovens brasileiros com a capacidade técnica para se tornar o próximo Ronaldinho. Craques de cabeça e atitude, por outro lado, são o que mais nos faz falta. E no fim das contas, acredite, são esses os que terão maior sucesso pessoal na vida, seja dentro ou fora dos gramados.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.