Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

23 de março de 2016

As diferenças entre morar dentro e fora do campus universitário

Saiba quais são as diferenças, vantagens e desvantagens de morar dentro da própria faculdade (nos dormitórios), e morar fora da faculdade, numa casa normal ou alugada.


Um estudante-atleta brasileiro, que aceita uma bolsa de estudos para jogar por uma universidade americana, tem duas opções na hora de escolher a sua moradia: morar on-campus ou morar off-campus. Isto é, morar dentro da universidade nas instalações oferecidas pela própria instituição ou morar numa casa comum, alugada, fora do campus universitário, que é geralmente compartilhada por grupos de quatro a seis estudantes.

Não há uma opção que seja a melhor ou mais indicada. Ambas possuem os seus prós e seus contras, vantagens e desvantagens, e cabe ao atleta identificar qual opção ele pensa que seria mais adequada para o seu estilo de vida.

O estudante-atleta que mora no campus universitário tem a possibilidade de viver o ambiente universitário. A maioria dos alunos tem um colega de quarto. (Reprodução: www.share.america.gov/)
O estudante-atleta que mora no campus universitário tem a possibilidade de viver o ambiente universitário. A maioria dos alunos tem um colega de quarto. (Reprodução: www.share.america.gov/)

Morando no campus

Entre as vantagens de se morar no campus da universidade, a principal delas é a oportunidade de viver o “ambiente universitário” e viver realmente a vida universitária americana por completo, desde o convívio diário com atletas e estudantes de outros esportes e outras classes, como também a vida social, eventos, festas, shows que são sempre promovidos pelas agremiações estudantis.

Outra grande vantagem de morar dentro da própria faculdade é a locomoção. O estudante fica perto de tudo: dos treinos, das aulas, dos jogos, dos eventos, tudo podendo ser feito a pé, não precisando, por exemplo, gastar dinheiro comprando um carro para se locomover todos os dias. Também, o estudante que conta com uma bolsa de 100% e mora on-campus, tem direito a um “meal plan”, que basicamente é o plano de alimentação da universidade.

Todo atleta que mora dentro da universidade e tem uma bolsa completa tem um determinado número de refeições, que podem ser feitas por semana no restaurante da própria universidade, o que na grande maioria das vezes cobre todo o custo que o atleta teria com alimentação.

Das desvantagens de se morar dentro da universidade, a principal, e que faz muitos atletas optarem por morar fora, é o preço. Por incrível que lhe pareça, para um atleta internacional morar on-campus é bem mais caro do que morar off-campus, em uma casa alugada. Outro motivo que faz com que estudantes-atletas prefiram morar fora da universidade é a falta de privacidade.

Na grande maioria dos dormitórios universitários os quartos são compartilhados, e o aluno vai ter por quatro anos o famoso “roomate” (companheiro de quarto), que muitas vezes é escolhido aleatoriamente pela própria universidade. Banheiros, muitas vezes, também são comunitários, sendo compartilhados algumas vezes por um número grande de pessoas.

Também, em relação à privacidade, o atleta que mora dentro do campus fica muito mais limitado a receber visitas. Seja para namorada, familiares ou até amigos, os dormitórios são cheios de regras e muitos contam com horário de visitas permitido.

morar - campus universitário
O estudante que mora sozinho tem mais autonomia para fazer suas atividades e estar em um apartamento alugado sairá mais em conta para ele. (Reprodução: http://ultimosegundo.ig.com.br/).

Morando fora do campus

Morar fora do campus tem como principal desvantagem a não vivência do ambiente universitário, que é uma das principais vantagens de se morar nas universidades. Pode parecer besteira, mas é realmente incrível o ambiente, eventos, festas, e se sentir parte disso tudo. Outra desvantagem é que é muito mais trabalhoso morar off-campus.

O atleta tem que ser mais responsável e tem vários afazeres que geralmente não tem quando mora no campus, por exemplo, cozinhar, lavar louça, pagar contas, limpar a casa, resolver problemas, e até comprar móveis e eletrodomésticos, em caso de apartamentos não mobiliados. Além de ter que acordar mais cedo todos os dias e ir de carro para as aulas e os treinos.

Em compensação, a casa é própria. O atleta tem muito mais liberdade. Não tem regras, regulamentos e normas a seguir, como quando mora na faculdade. Geralmente ele irá dividir o apartamento ou casa com outros atletas, mas, por exemplo, se quiser receber seus familiares, namorada, amigos, ele pode, pois, a casa é sua também.

Outro ponto positivo é ter o controle de tudo. Desde a temperatura do ar condicionado, que muitas vezes em ‘dorms’ são geradores centrais e o aluno não tem como mudar, até, por exemplo, o pacote de TV a cabo e internet que deseja assinar.

Um detalhe que pode não parecer muito importante mas, para quem mora dentro da faculdade, muitas vezes é uma dor de cabeça: a internet. Por ser compartilhada com todos os outros moradores da universidade, ela pode ficar muito lenta e até cair devido ao grande tráfego, algo que não acontece na sua casa, com a sua internet, da velocidade que desejar.

E para os atletas que não recebem uma bolsa completa, morar off-campus vai ser sempre uma opção muito mais barata. Mesmo tendo que pagar aluguel, todas as contas e comprar sua própria comida, o preço sai muito mais em conta do que o valor de uma moradia on-campus.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.