Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

21 de março de 2016

Junior College: um dos sistemas universitários dos EUA

Você sabia que não é preciso ser fluente em inglês para iniciar a sua preparação e realizar o sonho de estudar e jogar em uma universidade americana?


junior college - sistema
O nível de futebol de uma Junior College é muito boa, pois a maioria dos atletas tem um bom jogo em campo, mas ainda precisa de preparação na parte técnica. (Reprodução: monroecollegemustangs.com/).

Um dos pré-requisitos básicos para receber uma bolsa esportiva para estudar e jogar por uma universidade americana é, claro, o inglês. Entre treinos, estudos, provas, e tudo que envolve a preparação de um futuro estudante-atleta antes de embarcar para os Estados Unidos, o domínio da língua inglesa é o primeiro e principal requisito que uma universidade americana irá pedir de um atleta.

Porém, engana­-se quem pensa que é preciso ser fluente na língua e que só tem chances de jogar pela liga universitária o atleta que já tem um inglês muito bom. Claro, as possibilidades e oportunidades para o atleta que já conta com um nível intermediário ou avançado do idioma vão ser sempre maiores, pelo simples fato de ele já estar “melhor preparado” para viver nos Estados Unidos e passar nas provas e testes necessários.

Mas isso não impossibilita o atleta, que ainda tem dificuldades com o inglês ou até mesmo que está começando a estudar agora, de conseguir uma boa bolsa de estudos. E isso se dá devido ao sistema de Junior Colleges que existe nos Estados Unidos.

junior college - sistema
Uma Junior College tem a duração de dois anos e é recomendada para estudantes que ainda não estão preparados para cursar uma graduação completa. Fotografia da Camden College, uma das JuCo que tem parceria com a Next Level Sports. (Reprodução: www.gtpolice.com/).

O que é um Junior College?

Junior Colleges (ou Community Colleges) são instituições de ensino americanas que oferecem cursos de dois anos de duração, e que têm um papel muito importante no desenvolvimento do sistema de ensino dos Estados Unidos.

Como funciona?

O Junior College funciona basicamente como um sistema de desenvolvimento e adaptação para o aluno que sai do ensino médio, e ainda não está preparado para entrar direto numa universidade de quatro anos, por variados motivos.

Muitos alunos, ao se formarem no ensino médio, optam por ingressar num Junior College, para depois se transferirem para uma universidade maior. Isso é possível, pois, no sistema superior de ensino dos Estados Unidos, os dois primeiros anos de faculdade são considerados o “ciclo básico”, onde os alunos estudam matérias primárias que são pré-requisitos para as avançadas, como matemática, história, geografia, línguas, redação, sociologia, psicologia, biologia, etc.

Mesmo numa universidade comum de quatro anos de duração, o estudante tem que completar uma certa carga horária e ter um número X de créditos nessas matérias básicas para depois pegar as matérias específicas do seu curso.

Portanto, no Junior College o aluno faz dois anos das matérias básicas e, depois que termina, tem a opção de se transferir para uma universidade de quatro anos e completar os seus estudos em algum curso superior específico.

Se desejar, o aluno pode optar também por ficar apenas com o seu diploma do Junior College, que dará a ele a opção de trabalhar em áreas específicas, mas menos abrangentes do que o profissional que conta com um diploma de uma universidade. Semelhante, por exemplo, a um Curso Técnico no Brasil.

Um dos objetivos de uma Junior College é auxiliar no desenvolvimento dos seus alunos. Ao terminarem o chamado ciclo básico, o estudante tem a opção de ir para uma universidade e completar os 4 anos da graduação. (Reprodução:

Vantagens do Junior College

São inúmeras as vantagens de um Junior College, em relação a uma universidade de quatro anos.

Preço: geralmente o custo de um JuCo é bem menor do que o de uma universidade comum, o que atrai muitos alunos saídos ou recém-saídos do ensino médio que não têm dinheiro ainda para arcar com os custos de uma universidade.

Carga horária: o tempo das aulas e de estudos também é menor, o que facilita aos alunos terem empregos paralelos nos quais podem juntar dinheiro para pagar uma universidade, em caso de uma futura transferência.

Nível do ensino: o ensino é mais mastigado, mais específico, direcionado, e os alunos que têm dificuldades em tirar notas boas contam com a ajuda particular de professores, pois o objetivo dos JCs é exatamente ajudar no desenvolvimento dos alunos.

E a principal característica que diferencia o Junior College das demais universidades – e que o faz ser bem mais acessível para estudantes-atletas brasileiros – são as exigências no processo de aceitação do aluno.

Numa universidade comum, o atleta brasileiro precisa fazer as provas do SAT e do TOEFL, que são o vestibular americano e a prova de proficiência em inglês, respectivamente. Além de precisar de notas boas no seu ensino médio. Na grande maioria dos Junior Colleges, não é cobrado nota nessas provas específicas para o processo de aceitação do aluno.

O objetivo deles é exatamente trabalhar na evolução e no crescimento do aluno, tanto para que ele possa depois vir a ingressas uma universidade de quatro anos, como para que obtenha um crescimento profissional e pessoal na vida. Para isso, os Junior Colleges oferecem para estrangeiros o ESL (English as a Second Language), que nada mais é que um curso de inglês ministrado pela própria instituição, paralelamente às demais matérias, ao aluno que ainda tem dificuldades na língua.

Nível do futebol e exemplo de sucesso

O nível de futebol do campeonato universitário dos Junior Colleges é considerado muito bom. Isso porque eles contam com muitos estudantes-atletas que são bons de bola, mas que ainda enfrentam alguma dificuldade na parte acadêmica e, por isso, não estão prontos para ingressar numa “university” ainda.

Muitos jogadores que se formaram e foram draftados pela MLS, para jogar profissionalmente nos EUA, passaram por um Junior College antes de se transferirem para uma universidade.

Um grande exemplo de sucesso que percorreu esse caminho é a brasileira Carol Ribeiro, que jogou por dois anos no Monroe College, Junior College localizado no estado de Nova York, pra depois se transferir para a UCF (University of Central Florida), maior universidade estadual dos Estados Unidos. Hoje, Carol é a principal jogadora da UCF e uma das melhores jogadoras do College Soccer feminino dos Estados Unidos.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.