Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

10 de março de 2016

6 técnicas para recuperação muscular

Conheça as 6 principais técnicas para a recuperação muscular após os jogos e veja também como se preparar para ter um bom desempenho em campo sem preocupação.


O processo de preparação de um atleta de futebol de alto rendimento é dividido em três partes: treino, descanso e alimentação.

recuperação muscular - técnicas
O atleta precisa ter um ritmo de exercícios e boa alimentação. Assim, a única preocupação que ele precisa em campo é ganhar a partida. (Reprodução: www.flickr.com/)

As três etapas

O treino é considerado a parte “mais fácil”. Apesar de ser a parte que mais exige do atleta, é também a mais prazerosa e a única “obrigatória” a ser realizada. Já que em muitas universidades e até em clubes profissionais, o clube mantém um monitoramento diário da alimentação e do descanso/recuperação dos atletas.

A alimentação de um atleta também não é nenhum mistério. Já que todo atleta, com um pouco de experiência no futebol, sabe exatamente a forma que deve se alimentar, pois, em diversos momentos da sua carreira, contou com bons nutricionistas que o “educaram” com hábitos alimentares saudáveis.

Já o descanso do atleta, por muitas vezes, passa despercebido, e pode ser encarado como uma etapa menos importante do processo, não obrigatória, mas NÃO É. O descanso do atleta é tão ou mais importante que as duas outras etapas (treino e alimentação) e tem papel fundamental no seu desempenho dentro de campo.

Todo treinamento é fundamentado com um objetivo. Objetivo de ganho na parte física, de força, explosão, resistência, velocidade e agilidade, e também na parte técnica. Porém, esse ganho não acontece durante os treinamentos, e sim, durante o descanso do atleta. E parte fundamental desse descanso é a recuperação muscular do atleta.

recuperação muscular - técnicas
Um bom atleta deve seguir direitinho a recomendação de um nutricionista. Ter hábitos saudáveis faz parte da vida do atleta para a vida toda. (Reprodução: www.academiaunique.com.br/).

Recuperação muscular

A recuperação muscular de um atleta de futebol é dividida em duas partes: a recuperação passiva e a recuperação ativa.

A recuperação ativa nada mais é do que o próprio descanso, onde o corpo por si só trabalha na recuperação dos músculos, de forma gradativa.

Já a recuperação passiva é controlada pelo atleta. São técnicas e trabalhos específicos que o atleta realiza com o objetivo de acelerar o processo de recuperação muscular do seu corpo.

Abaixo, confira alguns dos processos de recuperação ativa que são realizados diariamente pelos atletas da Southeastern University, na Flórida, universidade que conta com estrutura e profissionais de ponta no desenvolvimento da parte física do atleta:

Banheira de gelo (Crioterapia)

Técnica muito usada por diversos atletas de variados esportes profissionais, a técnica de imersão em uma banheira de gelo, ou “Crioterapia”, também é obrigatória para os atletas da Southeastern University todos os dias após o treinamento.

A técnica consiste basicamente em fazer uma imersão dos membros inferiores em uma banheira com água e gelo, numa temperatura que varia de 0 a 10 graus Celsius e ficar por lá de 5 a 7 minutos. E tem como benefícios o aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia e melhora na circulação. Pode ser usada tanto para evitar lesões como forma de tratamento.

Alongamento

Alongamento pode parecer algo muito óbvio na hora da recuperação, mas muitos atletas profissionais não gostam de alongar. E é aí que mora o problema. Algo que é considerado básico na preparação de todo atleta, pode vir a ser o motivo de tensões e até lesões musculares, se não for feito diariamente e da forma correta.

Foam Roller 

Os Foam Rollers são basicamente rolos feitos de espuma, que são usados antes e depois dos treinamentos, como uma técnica de automassagem, conhecida como autoliberação miofascial.

Os exercícios específicos de rolamento no Foam Roller tendem a eliminar os famosos “nós” na musculatura, provenientes do excesso de esforço físico. Eles ajudam a tornar os músculos mais facilmente treináveis, mais flexíveis, mais fortes e resistentes a lesões.

Todo atleta da Southeastern University é obrigado a chegar todo dia aos treinamentos 15 minutos mais cedo para fazer os seus exercícios no Foam Roller.

recuperação muscular - técnicas
Um dos exercícios para ajudar os atletas quando há esforço físico nos jogos é a técnica da automassagem com os “foam roller”. (Reprodução: www.adidashardware.com).

Sono

Assim como o alongamento, uma noite de sono bem dormida pode parecer básica, mas muitas vezes é ignorada por atletas do futebol. E, apesar de não parecer, o sono faz, sim, parte da recuperação ativa do atleta, já que o mesmo controla a quantidade e qualidade do seu sono diário. Exercícios e técnicas de recuperação muscular podem parecer apenas detalhes na preparação de um atleta de futebol. E são.

Porém, são os detalhes que fazem a diferença. Pequenos detalhes realizados todos os dias, com disciplina, são o diferencial comum dos estudantes-atletas, que irão jogar por quatro anos, se formar e voltar ao Brasil; dos estudantes-atletas extraordinários, que irão se destacar no campeonato universitário e terem uma chance de serem draftados para jogar a Major League Soccer.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.