Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

11 de janeiro de 2016

5 técnicas de memorização para ir bem nos estudos!

Confira 5 dicas de como melhorar seu rendimento acadêmico: Estudar durante horas a fio, mas de qualquer jeito, pode não trazer muitos resultados positivos.


Estudar durante horas a fio, mas de qualquer jeito, pode não trazer muitos resultados positivos. E os diversos conteúdos abordados parecem assustadores e impossíveis de dominar. Por isso, investir em técnicas de memorização é uma excelente maneira de otimizar suas horas de estudo e garantir que você conseguirá absorver os conteúdos estudados. No post de hoje, confira as mais eficientes técnicas de memorização. Continue a leitura e bons estudos!

Dicas de memorização

1. Organização

Este é o primeiro passo para montar sua técnica de estudos. Liste tudo o que precisa ser estudado, anotando os conteúdos que precisam de mais atenção. Com isso em mãos, divida suas horas de estudo entre os conteúdos. Dessa forma, você não corre o risco de passar muito tempo estudando o que você tem facilidade e as matérias que gosta, enquanto deixa o que realmente precisa ser aprendido de lado.

2. Anotações

Só a leitura dos conteúdos não basta. Fazer resumos e listar palavras-chave do que você acabou de estudar são uma maneira excelente de estimular a memorização. Investindo nessas técnicas, você “se força” a analisar e a pensar sobre os conteúdos estudados para, assim, conseguir resumi-los e defini-los em palavras-chave.

3. Repetição

Tentar decorar o que você estudou não é uma prática eficiente — você saberá na hora, mas, quando precisar do conhecimento, vai perceber que não aprendeu de verdade. Mas repetir pode, sim, ajudar.

No caso de fórmulas, por exemplo, procure utilizá-las em um cálculo a cada quatro ou cinco horas. Assim, você vai estimular seu cérebro a lembrar delas após os estudos. Para o inglês, uma dica é, algumas horas após os estudos, procurar formas frases a partir do conteúdo visto.

4. Flashcards

Lembra do que falamos sobre anotações e resumos? O mesmo princípio se aplica ao uso de flashcards, eficientes especialmente no estudo do inglês. Em um cartão de papel, anote uma pergunta ou palavra. No verso, a resposta ou tradução.

Depois de montar os cartões (faça isso ao longo dos estudos), você deverá tentar responder mentalmente à pergunta e, só depois, conferir se acertou. No caso das palavras, a mesma coisa: traduza-a sozinho antes de verificar se acertou ou não. Separe os cartões que você acertou dos que você errou, e continue estudando as respostas erradas para acertá-las da próxima vez.

5. Estímulos visuais

A memória visual é uma das mais poderosas do nosso cérebro. Busque filmes e que tratem dos assuntos que você está estudando — levando em consideração, claro, que eles sempre apresentarão uma versão ficcionalizada da história. Mesmo assim, eles são excelentes ferramentas para que você consiga visualizar determinado período ou acontecimento e, assim, fixá-lo melhor na memória.

Outra sugestão é montar organogramas com os conteúdos estudados. Em uma folha, você pode ir escrevendo conceitos ou ideias e, a partir daí, ir conectando outros conteúdos a eles. Além de estimular a memória através da escrita, isso também vai auxiliar você a perceber melhor como cada conteúdo se conecta ao outro.

Seguindo nossas técnicas de memorização, você conseguirá montar um plano de estudos organizado e eficiente, absorvendo os conteúdos de forma mais rápida e definitiva. Mas a saúde física também é muito importante para ir bem nos estudos! Por isso, confira também nosso post sobre como ter uma alimentação mais equilibrada.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas