Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

15 de abril de 2016

3 dicas para se adaptar ao jogo de futebol dos EUA

Confira abaixo as principais diferenças dos jogos de futebol dos EUA e 3 dicas importantes de como se adaptar o mais rápido possível a eles, aumentando assim as suas chances de sucesso na liga americana.


O futebol dos EUA importa estudantes-atletas do mundo inteiro para jogar e estudar numa universidade dos Estados Unidos, com bolsa de até 100%. Grande parte desse crescimento “internacional” das ligas universitárias, no que diz respeito a seus atletas, deve-se ao fato de que cada vez mais brasileiros partem para a América do Norte com o sonho de jogar por quatro anos, se formar em uma faculdade de ponta e, de quebra, ainda se tornar fluente em inglês.

Porém, o que poucos atletas brasileiros sabem antes de embarcar nesse sonho americano é que o futebol jogado no “College” é, em muitos aspectos, bem diferente do futebol praticado no Brasil, seja em escolas, universidades ou até em categorias de base de clubes profissionais.

Portanto, conhecer o jogo e ser um bom jogador no Brasil não credencia automaticamente um estudante-atleta brasileiro a ter sucesso na “College Soccer” norte-americana. Algumas diferenças no estilo de jogo praticado por aqui podem ter grande influência no resultado final da performance de um estudante-atleta brasileiro.

futebol dos EUA - dicas
Os atletas que quiserem ter sucesso nas ligas universitárias norte-americanas precisam ter bastante foco. As dicas a seguir irão ajudar a melhorar o desempenho em campo e na vida pessoal.

1 – Força física

Nos Estados Unidos, o jogo de futebol é muito mais voltado para a parte física (força, resistência, explosão e velocidade) do que no Brasil, por exemplo.  Talvez por ser tecnicamente bem abaixo do futebol brasileiro, o College Soccer norte-americano é muito voltado e focado na parte física de seus jogadores.

É comum ver bons times aspirantes a títulos nacionais ranqueados entre as melhores universidades do país e com jogadores de uma qualidade técnica no mínimo questionável, mas com um vigor físico fora do comum.  Como também é comum ver brasileiros que pensam que, somente com uma boa técnica, irão driblar facilmente as adversidades encontradas na parte física e terão um enorme sucesso na liga.

Não é assim. Apesar de a técnica sempre prevalecer mesmo no final, um atleta que chegar para jogar a liga sem o preparo em dia pode muitas vezes não conseguir sequer botar em prática toda a sua habilidade. Portanto, uma boa dica para os que desejam alcançar sucesso é se dedicar bastante na parte física. Academia, treinos de força, explosão, descanso e alimentação, principalmente, podem acabar sendo mais do que somente meios da preparação, mas sim a chave para o sucesso, já que técnica apurada o brasileiro sempre vai ter.

futebol dos EUA
A velocidade é uma característica presente no futebol dos EUA.

2 – Velocidade do jogo

Seguindo a linha da dica número 1, outro fator relacionado à parte física do jogo é a velocidade com que é praticado o futebol nos EUA.
No Brasil, o futebol é mais técnico, cadenciado, pensado, o que, na minha opinião, é uma grande vantagem.  Já nos EUA, principalmente no College, o jogo é mais rápido, intenso, vertical, mais “correria”, como falamos.

Uma boa dica para se adaptar rapidamente a esse estilo é lembrar sempre que a bola não pode parar, e que movimentação constante é algo que todos os treinadores pregam por aqui. Por exemplo, em vez de receber a bola, dominar, levantar a cabeça e depois dar o passe, como no Brasil, o ideal é já receber a bola e dar o passe rápido, se movimentar olhando o jogo, e pedir a bola outra vez – e, nesse tempo que a bola vai e volta, já pensar e antever a jogada ou o passe a ser realizado quando a bola chegar.  Essa movimentação simples fará com que o jogo fique mais rápido e, com certeza, agradará muito o seu treinador.

3 – Respeito e disciplina

Aqueles que praticam qualquer esporte profissional de alto nível sabem que respeito e disciplina são pontes para o sucesso, e que é muito difícil conquistar algo, chegar a algum objetivo sem essas duas coisas.  Porém, no Brasil, talvez devido à educação geral do povo e, sobretudo, do jogador de futebol, respeito e disciplina acabam sendo um diferencial, o algo a mais daqueles que “chegam lá” e conquistam seus objetivos.

Nos EUA, não é muito bem assim. Respeito pelas autoridades – treinadores, árbitros, professores – e disciplina no dia a dia, dentro e fora de campo, são requisitos básicos para qualquer atleta. Comportamento e atitudes são valorizados mais do que um passe certo ou uma jogada de efeito.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.