Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

14 de junho de 2018

Trabalho físico: 4 dicas para você, estudante-atleta, atingir a sua melhor forma


Next Academy
por
Vinnícius Moreira

Ao longo dos últimos anos, a preparação física vem evoluindo e se transformando de forma rápida e constante. Muito se discute sobre novas maneiras ou os métodos mais corretos de treinos para que os atletas atinjam o ápice de suas performances. Uma das verdades absolutas e inegáveis é o fato de que cada esporte necessita de um tipo diferente de trabalho físico, mudando até, por vezes, o tipo de treino para cada atleta de acordo com a posição em que se atua. Num contexto geral do futebol, a Next Academy preparou 4 dicas para aqueles que procuram um ganho rápido e contundente na condição física demandada para a prática desse esporte. Confira abaixo!

15621743_1466388316712916_6033251980788677993_n


Intensidade x Duração

Até algumas décadas atrás, acreditava-se que corridas de longa duração eram não só benéficas mas como também a chave para o bom preparo físico. Graças a evolução da ciência do esporte, hoje é de conhecimento geral dos profissionais do meio, que trabalhos de duração bem menor, porém com maior intensidade, são muito mais eficientes tanto para momentos quando o objetivo é perder peso e ganhar preparo físico de maneira acelerada, quanto para colocar o atleta em ritmo de jogo em esportes de alta intensidade como o futebol.

Os melhores tipos de treinos são conhecidos como os treinos intervalados. Estes consistem em repetições de 30 segundos a 1 minuto, em média, de tiros em total velocidade, seguidos por um tempo um pouco menor de descanso, caminhando, recuperando a respiração. 15 minutos pode parecer pouco, mas em um trabalho de intervalados é mais que o suficiente para um bom treino, que levará o atleta ao limite do desgaste físico e mental. Existem, porém, muitos tipos de treinos dentro desta categoria. Tanto o tempo do treino completo quanto a duração dos tiros e recuperações podem variar, mas a chave para o bom desempenho está sempre na máxima intensidade durante os momentos de corrida.

Menor tempo de recuperação

Apesar da velocidade e intensidade imprimidas nos intervalados e tiros serem de extrema importância nesse tipo de treino, o grande segredo da evolução de diária do condicionamento físico está na recuperação. Qualquer pessoa, mesmo uma totalmente despreparada, pode correr em alta velocidade durante o período de 30 segundos. Um tiro com intensidade pode ser dado até por um sedentário. A grande diferença entre este e um atleta profissional vem na recuperação após o tiro.

Enquanto o sedentário precisará de 2 a 3 minutos pra começar a recuperar a respiração, o atleta se sentirá pronto para mais um set após 30 segundos. A maneira utilizada por muitos preparadores físicos da área do futebol para elevar cada vez mais o nível de seus atletas é ir diminuindo progressivamente o tempo de recuperação entre os tiros. Um atleta de ponta se diferencia dos demais pois é capaz de percorrer 70 metros com 90% da sua velocidade, respirar por 10 segundos e se sentir pronto pra outra. Essa condição é um reflexo direto dos treinos de intensidade, que pode ser alcançado por qualquer tipo de pessoa se o trabalho for feito da maneira correta e com extrema disciplina.

Trabalhe sempre no limite 

Uma das principais dicas para o ganho de preparo físico, e que por muitas vezes é o divisor que separa os grandes atletas dos medíocres, é a real intensidade em que o trabalho é realizado. Correr no limite do corpo, dando tudo de si em cada um dos metros percorridos durante um treino ou jogo é algo que treinador nenhum pode fazer pelo atleta. Mesmo que o treino seja passado e monitorado pelo melhor e mais especializado preparador físico do mundo, nada adiantará se o atleta em exercício performar abaixo do seu limite.

039-MatheusAguiarAssuncaoPinto

O ganho físico e o aumento de resistência dia após dia está diretamente ligado ao costume de trabalhar passando por cima do desgaste e cansaço. Durante uma corrida de intensidade, quando o corpo humano pede arrego e parece não ter mais forças para continuar, é o sinal de que ele acabou de atingir o limite em que está acomodado. Para aumentar esse limite, o atleta deve se forçar a mais alguns minutos de trabalho na exata mesma intensidade em que chegou até ali. A quantidade de minutos ou tiros performados acima do limite anterior se tornará o limite sentido e reportado pelo corpo no dia seguinte, e assim por diante. Cansaço, por muitas vezes, é algo mental e que pode ser facilmente ignorado por um psicológico forte e preparado.

Pós-treino

Apesar de todo o esforço e dedicação requerido para alcançar um bom desempenho em cada área específica apontada nos parágrafos acima, absolutamente nada disso funcionará da maneira correta se o que o atleta faz fora dos treinamentos não seguir à risca o mesmo plano de comprometimento. Os três pilares da recuperação pós-treino são a hidratação, a alimentação e o sono. Cada um desses, se feito de forma incorreta ou simplesmente ignorado, afeta de forma drástica o desenvolvimento e a progressão fisiológica dentro do corpo do atleta.

Todo limite estendido a um degrau superior no dia seguinte de um bom treino acontece enquanto o atleta dorme, e em seu corpo há os nutrientes providos pelo o que ele ingere durante as 24 horas do seu dia. Muitas vezes atletas se confrontam com a realidade de treinos extremamente fortes e pouco ganho e evolução, e não se dão conta de que estão ingerindo pouco líquido – ou o tipo de líquido errado -, se alimentando de forma incorreta e dormindo menos que 8 horas por noite. A disciplina de um atleta vai muito além do seu desempenho dentro dos campos, e sacrifícios diários são essenciais para aqueles que visam alcançar o topo.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.