Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

12 de junho de 2018

Conheça a trajetória de Kathellen Sousa, atleta Next Academy convocada para a seleção brasileira feminina de futebol


Next Academy
por
Vinnícius Moreira
Atleta da Next Academy, Kathellen Sousa atualmente joga pelo Bordeaux, da França, e foi convocada para a seleção brasileira pela primeira vez.
Atleta da Next Academy, Kathellen Sousa atualmente joga pelo Bordeaux, da França, e foi convocada para a seleção brasileira feminina de futebol pela primeira vez.

Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade.”

A frase dita por Walt Disney resume a trajetória de Kathellen Sousa. A atleta da Next Academy viu na oportunidade de jogar e estudar na terra do famoso empresário norte-americano uma chance de alcançar o sonho de se tornar uma jogadora profissional. Hoje, aos 22 anos, a zagueira que atua no Bordeaux, equipe da primeira divisão da França, foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira feminina de futebol.

Em conversa com a Next Academy, Kathellen contou um pouco mais sobre a sua trajetória, vida nos Estados Unidos e deixou uma mensagem valiosa para as meninas que sonham em seguir o mesmo caminho que o seu. Confira abaixo:

O começo:

“Iniciei no esporte aos 10 anos de idade, jogando futsal junto aos meninos da pequena cidade onde eu morava, chamada Cubatão, em São Paulo. Depois de alguns anos jogando com os meninos, entrei na escolinha de futebol do Santos, comandada pelo técnico do clube ‘Sereias da Vila’, Kleiton Lima. Enquanto jogava pela escolinha do Santos, estava com 14/15 anos, recebi uma proposta de bolsa escolar pelo Colégio Objetivo São Vicente, sendo assim, apresentada à Next pelo meu treinador.”

A escolha:

“Eu decidi ir para os Estados Unidos porque, além de jogar, eu gostaria de continuar estudando, pois sei que o futebol feminino é uma carreira curta e incerta, então me pareceu conveniente para ter outra opção de carreira após parar de jogar futebol. Os Estados Unidos e visto como um país de oportunidades e era o que eu procurava para crescer dentro e fora de campo.”

Trajetória nos EUA:

“Primeiro fui a uma Junior College, chamada Monroe College, onde estive disponível para jogar e estudar. Como naquela época eu não sabia nada de inglês, ela foi a melhor opção para o contato com a língua, cultura e futebol americano. No meu primeiro ano (Freshman), eu e minha equipe fomos campeãs nacionais; e no meu segundo ano (Sophemore) ficamos em terceiro lugar. Com a visibilidade das competições da Junior College, recebi algumas propostas de grandes universidades de primeira divisão, entre elas a University Of Louisville-ACC, onde fiz meu terceiro ano (Junior). Como não me adaptei o necessário com a forma de trabalho da ‘UofL’, decidi transferir para outra universidade, recebendo assim, uma proposta de bolsa pela University Of Central Florida, onde fiz meu ultimo ano (Sênior). Por sinal, com a ‘UCF’ tive um excelente ano para minha carreira de futebol universitário, onde consegui premiações como: AAC defensora do ano, Top drawer soccer- #18, on top 100 players; top drawer soccer-best XI second team and NCAA all- Southeast Region.

Europa e reconhecimento:

“No meu ultimo ano com a UCF, contando com a ajuda de meus treinadores, preparei um vídeo/highlights que mostrava o meu ano no time da faculdade. Com isso veio a proposta de um agente para me agenciar. Ele tem contatos com times nos Estados Unidos e na Europa. Ele enviou meu vídeo para alguns treinadores e o do Bordeaux se interessou pelo meu futebol. Eu tive uma boa temporada com o Bordeaux e isso acabou despertando o interesse do analista de desempenho da seleção feminina, Ricardo Pombo, que ficou acompanhando meus jogos e performances.

A primeira convocação:

“Eu fiquei muito feliz pela convocação. Só de pensar em vestir e representar a nossa nação já é um sonho de todo atleta. Sei que isso trás mais responsabilidade e mais trabalho, pois terei que mostrar o meu potencial por esta treinando com jogadoras de alto nível do futebol brasileiro.”

Um recado para as meninas que sonham chegar ao futebol profissional:

“Os Estados Unidos é o país de oportunidades e, se você tiver foco, garra e disposição, você pode realizar os seus sonhos. Tudo depende de você! Não desista quando você estiver cansada, só pare quando você tiver terminado ou realizado.”

 

 

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.