Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

2 de março de 2016

5 tópicos para pensar na hora de escolher uma universidade

Confira agora 5 fatores para levar em consideração na hora de escolher entre duas ou mais opções de faculdades americanas.


Cada vez mais jovens do Brasil e do mundo todo estão embarcando rumo à uma universidade nos EUA para tentar a carreira como estudante-atleta. Há algumas décadas, esse processo não era tão comum, e devido à pouca demanda de atletas, o investimento das próprias faculdades em bolsas de estudos para estrangeiros era relativamente pequeno.

Hoje, devido ao sucesso do modelo educacional das universidades americanas, a demanda de jovens querendo mudar de vida através desse sistema se multiplicou de uma forma gigantesca, e, consequentemente, trouxe com ela o aumento considerável do investimento das universidades no recrutamento de estudantes-atletas de fora do país. É claro que o nível técnico e de competição também aumentou, por isso não é tão fácil conseguir uma ótima bolsa de estudos em uma faculdade de ponta.

Mas como ainda somos o país do futebol, e nossos jovens ainda impressionam os técnicos e olheiros da terra do soccer, é comum que atletas brasileiros recebam mais de uma boa proposta de bolsa de estudos. E aí vem a dúvida: o que fazer? Para qual universidade ir? Em que fatores devo basear minha escolha?

universidade - passos
É preciso ter calma e foco para pensar onde você vai estudar. (Reprodução: www.extremelydullblog.files.wordpress.com/).

Pensando no futuro

A primeira coisa que um estudante-atleta que recebe múltiplas ofertas de bolsas de estudo deve fazer é definir o seu plano de carreira. Numa linguagem mais simples, se pergunte: “O que eu quero/sonho em fazer da minha vida?”. A resposta dessa pergunta já dará um norte e cortará as opções pela metade. A grande vantagem e talvez o maior motivo do crescimento absurdo da migração de jovens estrangeiros para estudar e jogar nos Estados Unidos é a união dos estudos com o esporte.

No Brasil, por exemplo, na maioria dos casos, você tem de escolher um ou outro para focar e tornar-se bem-sucedido. Nos EUA, essa escolha pode ser feita dentro da faculdade, e é geralmente assim que acontece, mas é bom que todo estudante-atleta já tenha uma ideia se irá querer seguir o caminho esportivo ou acadêmico. Por que isso? Existe diferença entre as faculdades? A resposta é simples: Sim!

Futuros médicos, engenheiros e advogados

Obviamente todas as faculdades são bastante competentes em ambos os seguimentos, mas pequenas diferenças de foco entre elas podem fazer uma grande diferença. Muitos diretores de universidades consideram o esporte algo importante, apesar de o verem mais como uma ferramenta de inclusão do que uma possível carreira. Algumas faculdades investem muito mais na parte acadêmica que na parte esportiva.

Nos campos, o estudante-atleta terá um excelente ambiente de trabalho, com ótimos profissionais à sua disposição. Mas será nas salas de aula que ele se deparará com uma estrutura sensacional, que exigirá dele academicamente, de uma forma absurdamente rígida, e que certamente trará bons frutos no final.

Uma boa dica para o aluno que quer construir uma carreira fora dos gramados é optar pela escolha das faculdades estaduais. Geralmente são aquelas com o nome do Estado após o termo University, por exemplo, Univeristy of California (UCLA), University of Connecticut (UConn), University of South Carolina (USC), etc. Diplomas de faculdades estaduais costumam ter um peso importante no currículo dos jovens que procuram carreiras sólidas e bem-sucedidas em grandes empresas.

universidade - passos
Um dos cursos mais procurados nas universidades americanas é engenharia. (Reprodução: www.adzuna.com.br).

Aspirantes a atletas

Por outro lado, muitos jovens brasileiros aceitam embarcar nessa aventura com a certeza na cabeça de que querem se tornar jogadores de futebol profissional. Uma dica simples, mas por muitas vezes ignorada, é o aluno pesquisar por si mesmo os resultados recentes das equipes das faculdades que lhes ofereceram uma ótima bolsa.

Faculdades privadas são geralmente de menor porte, com um sistema de ensino e diplomas muito bons, mas um pouco menos valorizados no mercado nacional quando comparados às grandes faculdades públicas. Contam com um investimento esportivo de dar inveja em muitos clubes profissionais brasileiros. Para se ter uma ideia, a maior vencedora do Campeonato Nacional de Futebol Masculino da liga NAIA, Lindsey Wilson College (9 títulos), é uma faculdade de 3 mil alunos, localizada em Columbia, Kentucky, uma cidade de 4 mil habitantes. Academicamente falando, não é a melhor opção para o jovem que sonha em trabalhar em uma grande e concorrida empresa, mas, se tratando de futebol, está entre os programas mais tops entre todas as Ligas do país. Todos os anos, atletas de lá se formam com um diploma um pouco menos impressionante, mas já com contratos em clubes profissionais.

 

universidade - passos
Faculdades na Flórida são ideais para quem deseja estudar em locais com climas semelhantes ao do Brasil. (Reprodução: www.fnu.edu/).

Clima e local

Na hora de escolher entre uma ou mais bolsas acadêmicas, o jovem também tem que lembrar que estará escolhendo o local aonde viverá pelos próximos quatro anos de sua vida. O tamanho e estilo de vida das cidades, assim como clima e temperatura habitual são fatores extremamente importantes na hora da decisão.

Um jovem atleta que não suporta o frio, deverá optar por bolsas em locais mais ao sul dos Estados Unidos, como Flórida, Alabama e Texas, onde a temperatura se assemelha mais com a do Brasil. Não adianta estar em uma universidade boa, acadêmica e esportivamente falando, mas não conseguir render bem em nada devido ao clima congelante.

Uma grande parte das faculdades norte-americanas são situadas em cidades pequenas, quase que rurais. Essas cidades são comumente referidas como cidades universitárias, porque fora a universidade, não há muito o que se fazer. Essas faculdades são uma ótima opção para quem está indo com o foco voltado para vivenciar o clima da vida universitária. Mas para aquelas pessoas que não conseguem viver longe dos grandes centros, com shoppings, atrações turísticas e uma vida social mais movimentada, há opções melhores.

universidade - passos
O lado financeiro é outro fator no qual o estudante-atleta precisa pensar. Muitas vezes a faculdade oferece bolsas de estudo e o aluno não gasta um centavo para estudar. (Reprodução: www.novojornal.jor.br/).

O lado financeiro

Outro fator muito importante na hora decisiva da escolha do destino é o poderio financeiro das universidades interessadas em contar com a presença dos novos estudantes-atletas. Muitos jovens brasileiros escolhem mudar-se para os Estados Unidos por suas famílias estarem vivendo dificuldades financeiras, e veem essa mudança como a chance única de terem os seus estudos bancados pela própria universidade. Sem falar que estarão, simultaneamente, jogando futebol em um nível altíssimo. Tudo isso sem gastar um centavo. Muitas vezes uma faculdade pode não estar entre as melhores do país, acadêmica e futebolisticamente falando, mas irá oferecer um plano que cobre 100% dos gastos do atleta. Uma prioridade essencial para muitos brasileiros.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.