Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

25 de dezembro de 2012

SAT: Exame para ingressar em Universidades dos Estados Unidos


O que é o SAT?

sat_logo

O SAT é o exame americano mais usado em todos os Estado Unidos para a admissão de alunos em universidades dos Estados Unidos. O exame permite que você tenha oportunidades para bolsas de estudos em universidades dos Estados Unidos e ajuda financeira, sendo justo com todos os estudantes americanos e não americanos. O exame mede as habilidades requeridas para o seucesso do século 21 e dos seus alunos. O SAT significa Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test e é um teste educacional aplicado nos Estados Unidos com alunos do 2º grau, que serve de critério de entrada para universidades dos Estados Unidos. O exame é bem semelhante ao ENEM no Brasil. Apesar disso, as universidades dos Estados Unidos não se baseiam apenas no SAT para a admissão dos Alunos. Nem todas as universidades dos Estados Unidos aceitam o SAT, porém os estudantes estrangeiros também podem fazê-lo, caso estejam interessados em ingressar em uma das universidades dos Estados Unidos que aceitam as notas do SAT. Algumas faculdades consideram a pontuação SAT como um dos principais fatores do processo de admissão e muitas delas dão bolsas acadêmicas de até 9 mil dólares para os seus alunos, dependendo da nota obtida nesse exame.

Como se inscrever para o exame SAT?

A inscrição é feita online, do mesmo jeito que a do TOEFL. Cadastre-se no site http://sat.collegeboard.org/home e se inscreva para fazer no local que achar mais conveniente. Essa prova não tem em todas as cidades no Brasil. Por exemplo, para os estudantes de Natal/RN o local mais próximo é em Recife/PE, que é feita na Escola Americana de Recife. Mas toda a inscrição é feita no próprio site do SAT.

O processo da prova SAT é mais complexo do que o do TOEFL. Na inscrição você preenche informações acadêmicas, já que essa prova é totalmente focada no processo de admissão em universidades americanas. Você fala sobre o que quer estudar, onde, e vários outros tópicos que vocês verão na inscrição. Quando tiver inscrito, você pode praticar (muito) pelo site, se inscrever para receber diariamente por e-mail perguntas de provas anteriores (assim você treina todos os dias), obter informações sobre a prova. O site disponibiliza muita coisa pra você ficar ligado como funciona a prova. O valor da prova é de 49 dólares; tem que pagar mais 29 dólares que é uma taxa de registro internacional; outra taxa de 40 dólares, que é o ‘shipping’ (como a prova é feita em papel, precisa enviar isso pros EUA, pra eles corrigirem, então essa taxa é pra esse envio). E tem ainda um livro que é o guia oficial de estudo para o SAT que eu super recomendo vocês estudarem por ele. É muito bom, tem exatamente como é a prova, questões bem parecidas de alguns anos atrás, e DEZ testes em papel para vocês treinarem; esse livro custa mais 22 doláres. Ou seja, no total, com o livro de estudo, fica 140 dólares a taxa da prova, mais barata que eu o TOEFL. Então, existem vários meios de estudo para essa prova. E se procurarem um pouquinho pela internet, tem mais coisa ainda. Mas creio que o livro oficial já é o suficiente.

Os próximos dias de provas em 2012 são: 28/01/2012 (inscrições até 30/12/2011); 10/03/2012 (inscrições até 10/02/2012) e 05/05/2012 (inscrições até 06/04/2012). Inscrevendo-se até esses dias, o valor da prova fica 49 dólares. Depois desse dias, fica 79 dólares. Tem no site bem direitinho isso.

O teste SAT engloba Inglês e Matemática. A Matemática é básica. Quem se deu bem em matemática no colégio, ensino médio, vai conseguir fazer uma boa prova. Envolve desde contas básicas bestas (soma, subtração, multiplicação e divisão) até função, gráficos e fórmulas. O problema maior nessa prova é o tempo. É bem mais corrido que o TOEFL. No site eles dizem todas as matérias de matemática que a prova pede.

A parte de inglês tem uma redação, é a primeira etapa da prova. São 10 etapas no total. 25 minutos para escrever uma redação, com um tema bem geral que eles dão. A redação é baseada em uma pergunta. Depois que o tempo acaba, não pode voltar e ajeitar nada. Depois tem várias questões de inglês e matemática, em sessões aleatórias. Não é a mesma sessão para todo mundo e é tudo de marcar. As questões de inglês são bem variadas. Tem interpretação de texto, sinônimo de palavras, completar frases com palavras que se encaixem melhor. Não pensem que é fácil, não é. E é tudo muito rápido. A cada duas ou três sessões, tem uma pausa de 5 minutos. Todas as informações sobre a prova e regras na sala são dadas em inglês. A partir do momento que você vai dar sua identificação pra começar a prova, é tudo em inglês.

A prova é muito corrida, não da pra parar em uma questão para pensar um pouquinho mais. Tem que fazer logo todas as que você consegue fazer só por bater o olho. A prova é toda em papel vivo, e precisa ser respondida de lápis! Dura aproximadamente 4h45min. E o tempo pra responder as sessões vai diminuindo gradativamente. O melhor a se fazer é testar muito antes da prova.

Fonte: BrazilianAbroad.com

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.