Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

22 de setembro de 2014

Saiba como enviar dinheiro ao exterior de forma segura

Enviar dinheiro para o exterior é simples e barato. Não é necessária nenhuma autorização governamental para fazer remessas do Brasil para outro país e nem para receber recursos do exterior.


Enviar dinheiro para o exterior é simples e barato. Não é necessária nenhuma autorização governamental para fazer remessas do Brasil para outro país e nem para receber recursos do exterior. Felipe Buckup, vice-presidente comercial e de marketing da Western Union, empresa especializada em remessas de dinheiro internacionais, conta que o recurso é muito utilizado por turistas, imigrantes e brasileiros que têm parentes no exterior. “Os principais motivos são emergência, suporte familiar e datas comemorativas, como Natal e dia das mães”, explica.

Os recursos enviados para o exterior devem, obrigatoriamente, ser convertidos em moeda estrangeira por uma instituição autorizada pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. A taxa de câmbio é negociada entre o remetente e a instituição no Brasil. Ou seja, quem recebe o dinheiro em outro país não tem nenhum custo para utilizá-lo. A exceção são os saques via cartão de crédito, que possuem taxas específicas.

Como fazer na prática 

Além de empresas especializadas no serviço, a transferência internacional de recursos pode ser feita por bancos e pelos Correios, por meio do Vale Postal Eletrônico. Para que a transação seja efetuada, são necessários dados do remetente e do beneficiário. As informações mais importantes são documento de identificação do remetente, nome da instituição no exterior para onde a remessa será feita, identificação e endereço do beneficiário.

Rapidez, conveniência e segurança são as principais vantagens de se fazer remessas para o exterior, como atesta o empresário Nilson Rodrigues, que utilizava regularmente o serviço para enviar dinheiro para a filha enquanto ela estudava na Europa. “O processo é rápido e seguro. Em poucos minutos o dinheiro está disponível e a burocracia para o envio é muito pequena”, afirma.

O SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, em inglês) é um tipo de transferência entre contas-correntes ideal para quem está há mais tempo fora do País e já possui uma conta no exterior. Entretanto, nem todas as agências fazem a transação, por isso, é necessário checar a disponibilidade. A operação é tarifada tanto para quem envia, quanto para quem recebe o dinheiro, de acordo com valor definido por cada banco.

“As instituições cobram uma comissão para a realização da transação e as taxas de envio variam de acordo com o país ou o continente de destino”, explica Felipe Buckup. O ideal é avaliar as opções considerando taxas, limites, locais de saque e prazos, tudo para escolher o que melhor se adéqua a sua necessidade.

Fonte: Terra (http://economia.terra.com.br/saiba-como-enviar-dinheiro-ao-exterior-de-forma-segura,4108974bd476b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.