Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

5 de janeiro de 2016

Plano de estudos: 3 dicas para montar o seu

A vida de um atleta não é nada fácil, mas um bom plano de estudos pode te dar uma mão. E para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas no post de hoje sobre como você pode fazer o seu próprio plano para obter ainda mais sucesso em todas suas obrigações. Se liga só!


A vida de um atleta não é nada fácil, mas um bom plano de estudos pode te dar uma mão. A rigidez das obrigações e treinos fazem os dias ficarem cada vez mais desafiadores. E, certamente, uma palavra que define toda essa rotina é disciplina. Hora para acordar, para se alimentar, para treinar: todas as tarefas devem ser bem definidas para que sejam cumpridas como um profissional.

E com os estudos todo esse condicionamento não pode ser diferente. O artilheiro dentro dos campos precisa ser o mesmo que manda bem na sala de aula também. E algumas dicas para conciliar todas essas tarefas com excelência é fazer um plano de estudos que consiga te orientar dentro de todas as suas necessidades. E para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas no post de hoje sobre como você pode fazer o seu próprio plano para obter ainda mais sucesso em todas suas obrigações. Se liga só!

Studyingbooks

Crie um quadro de horário visível

A melhor forma de acompanhar seus horários é podendo visualizá-lo a qualquer hora. Uma agenda pode ser bem útil, aplicativos de celular também, mas nada como um quadro do qual você possa ter contato com as informações dispostas nele a todo instante. Você pode usar uma tabela de Excel ou mesmo criar algo com papeis maiores e canetas coloridas: o importante aqui é que você deixe esse quadro em um ambiente que te dê constante contato com ele, podendo ser em uma parede de casa que você cruze com frequência ou até mesmo a porta do seu quarto. O método de visualização fará que você se lembre com regularidade das obriações, deixando-as bem frescas em sua cabeça.

Disposição adequada das tarefas

A rotina de um jovem que pratica esporte é feita de muitas obrigações. Na verdade, são mais obrigações do que lazer. E com os estudos também é assim. Existem matérias que o desempenho é melhor e outras que precisam de um esforço e ajuda extra. Portanto, quer seja dentro do campo ou dentro da sala de aula, o seu plano de estudos deve ser feito sempre intercalando matérias que você manda bem com aquelas mais difíceis. Dessa forma, o estudo fica mais leve, pois você vai partir de algo que sua mente consegue fluir bem e possui melhor domínio para algo que ela ainda precisa de mais treino e prática.

Por exemplo, se você é craque no inglês e domina bem a gramática, conseguindo fazer primorosamente todos os exercícios, no seu cronograma de estudos você deve colocar uma matéria que você tem mais dificuldade depois dela, pois sua mente estará mais fluida, aberta e com as conexões mais preparadas para estudar algo que precisa de mais treinamento.

Não se esqueça de descansar

Por mais rígida que seja sua rotina, desempenhando tarefas que requerem um grande esforço e dedicação o tempo todo, o descanso é fundamental para que tudo isso seja feito da melhor forma possível. Assim como entre um jogo e outro você precisa dar uma pausa para o seu corpo se recuperar, a mente também necessita de um tempo para respirar e repor as energias. Caso contrário, o intelecto pode entrar em modo de fadiga devido ao excesso e as coisas acabarem tendo efeito contrário ao que você desejava.

Portanto, é fundamental que você disponha em seu plano de estudos um momento de descanso e/ou lazer. Quer seja para dar aquele cochilo depois do almoço, para ler um bom livro ou para jogar um pouco de videogame, esse espaço precisa ser bem definido em seus horários. Mas nada de exagero, hein! Como todas as outras obrigações, deve haver um tempo médio para isso também.

Conseguindo visualizar suas tarefas, definir bem suas obrigações, intercalando funções que desempenha melhor com outras que têm mais dificuldade, além de conciliar o descanso entre suas funções, não apenas a sua vida de estudos como também sua vida no esporte estará pronta para decolar!

E então, restou alguma dúvida? Deixe um comentário!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.