Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

30 de março de 2016

O que são bolsas de estudos acadêmicas e como consegui-las

Veja como funciona o processo para conseguir bolsas de estudos acadêmicas e os benefícios que elas podem gerar para o seu bolso.


Cada vez mais jovens têm feito a escolha de partir para os Estados Unidos em busca do sonho de estudar e jogar futebol ao mesmo tempo, auxiliados pelo excelente sistema de bolsas de estudos que as universidades norte-americanas possuem.

Essas bolsas, quando oferecidas a atletas internacionais, quase sempre são bolsas esportivas, que, apesar de levar em conta as notas dos candidatos, tanto das provas classificatórias quanto do ensino médio, seguem também o critério de avaliação do nível técnico do futebol de cada um.

Mas o que muitos não sabem é que, além da bolsa de estudos esportiva, o estudante-atleta pode também ser agraciado com outros tipos de ajuda financeira, como as bolsas de estudos acadêmicas.

bolsas de estudos acadêmicas - conseguir
As bolsas de estudos acadêmicas são a oportunidade do aluno não gastar com seu ensino. Só depende dele e de seu desempenho escolar para conseguir. (reprodução: www.pressabroad.com/).

Quais os principais benefícios das bolsas acadêmicas?

As bolsas de estudos acadêmicas nada mais são que uma oportunidade de suporte aos alunos com dificuldades financeiras, até mesmo para os estudantes-atletas. Conseguir uma bolsa esportiva de 100% não é uma tarefa fácil. O aluno não precisa ser um craque de bola para compor o elenco de um time de futebol universitário, por exemplo, mas a porcentagem de sua bolsa esportiva estará de acordo com o que o treinador julga ser a sua contribuição para a equipe.

Porém, se o aluno que é dedicado dentro dos gramados, mas tem algumas limitações técnicas, for mais dedicado ainda dentro das salas de aula, ele estará aumentando consideravelmente suas chances de pagar o menor valor possível durante seu processo de graduação. Apesar de serem um grande incentivo para que os jovens foquem no seu aprendizado e venham a ser profissionais extremamente competentes no futuro, não há dúvidas de que o maior benefício das bolsas acadêmicas seja o suporte financeiro.

Como consegui-las?

Conseguir uma das bolsas de estudos acadêmicas oferecidas pelas universidades depende única e exclusivamente do aluno. As bolsas acadêmicas são oferecidas somente a alunos com notas excelentes. Quanto melhores as notas, maiores as chances de se conseguir uma bolsa. Mas aqui entra a parte mais importante: as bolsas não são oferecidas ao aluno se ele não se esforçar. Não funciona como um processo de recompensa automático. O aluno interessado deverá “correr atrás” através do processo de aplicação.

Basicamente existem dezenas de bolsas de estudos acadêmicas disponíveis em todas as faculdades para ajuda financeira dos alunos. Os alunos interessados deverão procurar o departamento financeiro de suas faculdades e perguntar pelas bolsas acadêmicas. Será apresentada a ele uma lista com as bolsas disponíveis, com o que cada uma oferece e requer.

O aluno preencherá e assinará a aplicação e então aguardará uma mensagem do departamento, dizendo se foi aceito ou não. Novamente, a competição entre os candidatos depende exclusivamente das notas do aluno. Um aluno com média 10, por exemplo, conseguirá praticamente todas as bolsas para as quais se aplicar, podendo assim custear 100% os seus estudos sem nem precisar de uma bolsa esportiva.

bolsas de estudos acadêmicas - conseguir
Quanto maior for a nota do estudante, melhores bolsas de estudos acadêmicas ele irá conseguir. (Reprodução: www.noticiasicuriosidades.blogspot.com.br).

As bolsas de estudos acadêmicas podem ser cumulativas?

Sim e é muito comum isso acontecer. Como um pai de família com dificuldades financeiras que trabalha em três empregos ao mesmo tempo para sustentar a casa, o aluno que não tem condições para pagar seus estudos, em muitos casos, só depende de si próprio para pagar o menor valor possível a cada semestre.

Digamos, em hipótese, que o custo anual na universidade seja de 20 mil dólares. O aluno, que neste caso é atleta também, possui 50% de bolsa esportiva, pagando assim 10 mil por ano, o que ainda fica caro para sua família. Esse aluno é bastante dedicado nas aulas e tem média de 95 a 100 em todas as matérias que está cursando, o que não é tão fácil de se conseguir. Esse aluno vai ao departamento financeiro da faculdade, aplica para três bolsas acadêmicas, duas de 4 mil dólares ao ano e uma de 2 mil dólares ao ano.

Por ter as notas altíssimas em todas as matérias, esse aluno é facilmente selecionado entre os 20 primeiros, concorrendo a cada uma das três bolsas. O seu custo anual que era de 12 mil dólares cairá para $0. Ou seja, o aluno esforçado, mas que não é nenhum craque dentro dos gramados, tem as mesmas chances de se graduar, sem gastar um centavo com a anuidade escolar, que aquele que é o melhor jogador do time e por isso possui uma bolsa esportiva de 100%.

Muitas vezes, no Brasil, os alunos se deparam com situações nas quais um limite de ajuda é imposto, seja acadêmica ou financeiramente. Há uma burocracia muito grande quando o assunto é suporte aos jovens. Nos EUA, é o contrário. A espinha dorsal do sucesso do país foi construída em cima do sistema de educação, e, para eles, nada será mais importante para o futuro da nação do que pensar nos alunos e aprendizes.

Posso perder minha bolsa em caso de notas baixas?

Não só pode como irá perdê-la. Como foi dito acima, cada uma das bolsas acadêmicas oferecidas tem as suas próprias regras e notas mínimas. Mas uma regra é geral: se o aluno termina o semestre com o GPA abaixo do mínimo exigido para determinada bolsa, automaticamente ele a perde; e perde também a chance de se aplicar novamente para a mesma.

O sistema ajuda, mas também é justo. Dá as mesmas chances a todos. Um aluno que perde uma certa bolsa, fica impedido de consegui-la novamente, porque é justo que todos os outros tenham a sua vez numa fila imaginária.

Outro conceito bastante interessante é que esse sistema constrói o caráter do estudante e cidadão norte-americano. Um aluno que depende de ambas as bolsas, acadêmicas e esportivas, por exemplo, aprende a ser dedicado em todas as esferas e áreas do seu cotidiano.

Ele se dedica dentro dos gramados, criando uma mentalidade competitiva, poderosa, se dedica nas salas de aula, e realmente aprende o conteúdo, tornando-se, dessa forma, um ser humano mais inteligente e esclarecido, além de um ótimo profissional. Além disso, aprende também a começar a ter uma vida de adulto, gerenciando tudo que entra, através de seu próprio esforço, em sua conta bancária, o que faz com que dê o valor devido a cada oportunidade que aparece.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.