Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

24 de novembro de 2016

NAIA é o destino da maioria dos jovens brasileiros que vão jogar futebol nos EUA

O esporte universitário americano conta com duas grandes ligas, nas quais universidades do país inteiro competem entre si. Duas delas são: A NCAA e a NAIA. E a NAIA é o principal destino dos brasileiros que desejam jogar futebol nos EUA.


Gonaçalo Soares- Atleta da Next e atualmente jogando pela University of Akron - NCAA Division 1
Gonaçalo Soares- Atleta da Next e atualmente jogando pela University of Akron – NCAA Division 1 – Fonte: gozips.com

A NCAA é a liga mais importante, que conta com investimentos e contratos milionários de TV e patrocinadores, e que tem os seus jogos todos superlotados e transmitidos pelos principais canais de TV dos Estados Unidos. Ela é o grande sonho dos brasileiros que desejam jogar futebol nos EUA, tanto para homens quanto para mulheres. Mas não é tão simples quanto imaginamos ingressar em uma ligar com tanta concorrência. Por esse e por outros motivos, a NAIA é um bom destino para os que desejam dar o primeiro passo no esporte universitário americano.

A NAIA é a segunda liga mais importante, é a que conta com o maior número de brasileiros atuando no futebol. O motivo da NAIA ser geralmente o destino mais comum de brasileiros é porque a liga conta com menores restrições e regras para estudantes-atletas internacionais. Os requisitos para ser aceito numa universidade da NAIA também são bem menos rigorosos do que os de uma universidade que joga a NCAA.

PARTE ACADÊMICA

O principal exemplo dessa diferença é a parte acadêmica. Uma universidade NCAA tem padrões de aceitação altíssimos, inclusive para americanos. Para ser aceito numa universidade NCAA, por exemplo, a nota do TOEFL de um brasileiro precisa ser altíssima, em torno de 80, 90 pra cima. Já na NAIA, na maioria das universidades, com uma nota acima de 60 o atleta já pode ser aceito. O GPA mínimo para estar elegível e jogar numa NAIA é 2.0, enquanto que numa NCAA Division I o mínimo requerido é 2.5. E, enquanto na NCAA o estudante-atleta é obrigado a pegar no mínimo 15 créditos por semestre para estar apto a jogar, na NAIA com 12 créditos por semestre o atleta está elegível para disputar a temporada.

Atleta natural de Canoas/RS, enviado pela Next Academy de Porto Alegre, Morgana - Bryan College - NAIA
Atleta natural de Canoas/RS, enviado pela Next Academy de Porto Alegre, Morgana – Bryan College – NAIA – Fonte: bryanlions.com

PARTE ESPORTIVA

O futebol jogado nas duas ligas também varia bastante. Na NAIA, por sempre contar com bastantes brasileiros e estrangeiros em geral, o jogo é mais técnico, mais bonito de se ver, de posse de bola, como estamos acostumados a ver no Brasil e em muitos países da Europa. Já na NCAA, o jogo é muito mais físico, de contato, bolas longas e alçadas na área, onde muitas vezes o jogador alto e forte prevalece ao técnico e habilidoso. Esse é outro motivo que faz com que jogadores brasileiros sempre optem pela NAIA. Assim como os treinadores, que na NCAA preferem assinar com americanos, atléticos, de vigor físico, em detrimento da parte técnica.

DIFERENÇA NOS TREINAMENTOS

Por contar com esse futebol muito físico, de força, contato e correria, os treinamentos de uma universidade que joga a NCAA é muito voltado pra parte física. Há muitas universidades NCAA que durante o “Spring” (segundo semestre do ano letivo em que o futebol não está em temporada) quase não treinam com bola. São corridas e mais corridas longas todos os dias e treinamentos pesados em academias, algo que o jogador brasileiro também não está acostumado e não aceita muito bem. Já na NAIA, os treinos são mais parecidos com o que temos no futebol brasileiro. Muita parte técnica, tática e bola o tempo todo. A Southeastern University, por exemplo, faculdade que joga NAIA, tem todos os seus treinos do “Spring” realizados com bola, e até a parte física é integrada a algum exercício técnico.

Time da Lindsey Wilson - NAIA
Time da Lindsey Wilson – NAIA – O Futebol feminino nos EUA recebe mais investimentos/bolsas do que o masculino. – Fonte: Lindsey Wilson

NCAA x NAIA

Na hora de escolher em qual universidade jogar, o estudante-atleta brasileiro leva em consideração todos os pontos acima citados e, na maioria das vezes, acaba por escolher uma universidade da NAIA. Não que seja melhor ou pior do que uma NCAA, mas fato é que a adaptação a uma universidade NAIA é sempre mais fácil para o atleta brazuca.

Atleta enviada pela Next Level Sports - Carol Rodrigues - University of Central Florida
Atleta enviada pela Next Level Sports – Carol Rodrigues – University of Central Florida – Com passagem por uma Junior College (NJCAA) antes de ingressar em uma das universidades mais conceituadas do futebol universitário dos Estados Unidos. – Fonte – ucfknights.com
Time da Wesmont University - California
Time da Wesmont University – California
Davenport University - Uma das potencias da NAIA
Davenport University – Uma das potencias da NAIA – Fonte: Lindsey Wilson

Escute o episódio #3 do NextCast, o podcast da Next Level Sports, e saiba tudo o que oferecemos para os nossos estudantes-atletas:

No terceiro episódio, falamos sobre o maior evento do Brasil para atletas que desejam estudar e jogar em High Schools e Universidades americanas. Entrevistamos 3 atletas da Next Level Sports: Bruno Militz, que atualmente está estudando e jogando por uma das melhores universidades do estado da Flórida, a Lynn University; Thiago Barreto, estudante-atleta da Oklahoma Baptist University, e Osíris Bastos, atleta da Next Academy de Recife que participará do III Showcase Nacional em 2016. Confira dando play abaixo:

Grupo da Next Level Sports no Facebook:

Participe do nosso grupo exclusivo de atletas e pais da Next e fique por dentro de todos os detalhes e oportunidades para ir jogar futebol nos Estados Unidos:

Grupo da Next Level Sports no Facebook (Nome do grupo: Next Level Sports)

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.