Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

4 de maio de 2015

Faculdade nos EUA: O que fazer depois de formado?

O que fazer após acabar a faculdade nos EUA? Essa é a tormenta de muito estudantes recém-formados. Livres da faculdade, das provas e dos trabalhos, a perspectiva de encarar os próximos desafios.


Faculdade nos EUA - O que fazer depois de formado nos EUA?
Faculdade nos EUA – O que fazer depois de formado nos EUA? – VEJA.com/Thinkstock/Thinkstock

O que fazer depois de acabar a faculdade nos EUA? Essa é a tormenta de muito estudantes recém-formados. Livres da faculdade, das provas, dos trabalhos e estágios, a perspectiva de encarar de vez as incertezas do mercado de trabalho pode ser amedrontadora.

Para quem estudou fora, esse processo pode parecer ainda mais assustador: como validar uma titulação conquistada no exterior para poder, enfim, correr atrás do emprego dos sonhos? De que forma dar continuidade aos estudos feitos numa instituição americana e investir num programa de pós-graduação no Brasil? Será que todos os documentos são aceitos no país?

Se você teve o privilégio de concluir o ensino superior em uma universidade estrangeira e agora quer voltar às terras brasileiras para dar partida na sua carreira profissional, saiba aqui algumas dicas que poderão ajudá-lo a validar seu diploma da maneira mais prática e rápida possível!

Encontre equivalentes

A primeira coisa que você precisará fazer para validar um diploma no Brasil será pesquisar por cursos e programas de graduação semelhantes ao seu. Veja as ofertas, compare ementas, analise disciplinas, calcule a carga horária e avalie o conteúdo programático. Faça isso com diversas universidades até finalmente encontrar aquele curso que mais se aproxime da sua titulação estrangeira.

A partir daí, você deve entrar em contato com à instituição escolhida e dar entrada em um pedido de revalidação de diploma. Mas lembre-se: apenas universidades públicas poderão realizar esse processo, viu?

Revalidando o diploma

Não se assuste com o nome: o procedimento de revalidação de diploma, na verdade, é relativamente simples. Para dar início ao pedido, você deve entregar à faculdade a seguinte documentação:

  • Diploma estrangeiro;
  • e um documento oficial emitido pela instituição onde você cursou a graduação, contendo dados como carga horária, grade curricular, conteúdo programático, bibliografia e histórico escolar.

A solicitação, uma vez feita, é encaminhada e analisada por um grupo de especialistas da área, que ficarão responsáveis por dar o veredito sobre o processo. Essa comissão geralmente é formada por professores da própria instituição e por docentes de outras universidades.

O  seu pedido poderá ser aceito logo de cara ou, como ocorre em algumas situações, você pode ser nstruído a realizar exames, provas ou estudos adicionais. Trata-se apenas de uma forma de garantir equivalência de cursos, por isso não se preocuope se isso acontecer, tudo bem?

Prazos

Não estranhe lentidões. A universidade poderá demorar um tempo para dar a resposta final, mas fique de olho nos prazos: toda instituição tem até seis meses para se manifestar. Cobre uma resposta caso isso deixe de acontecer!

Fique atento à taxa

O requerimento de revalidação de diploma não é gratuito, como é de se imaginar. Você será instruído a pagar uma taxa de custeio pelas despesas administrativas referentes ao processo. O valor varia de acordo com a instituição.

Mestrado e Doutorado

Para titulações de pós-graduação, o procedimento é exatamente mesmo: escolha um programa semelhante, providencie a documentação, dê entrada em um pedido de revalidação de diploma e aguarde pelo veredito final. Fique de olho apenas no conceito CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior) do curso de mestrado ou doutorado escolhido: a nota precisa ser superior a 4.

E aí, pronto para fazer seus estudos serem reconhecidos e mergulhar de cabeça no mercado de trabalho? Fale com a gente nos comentários caso ainda tenha alguma dúvida ou, se preferir, acesse direto o Portal do Ministério da Educação.

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.