Blog

Preparamos atletas de futebol que desejam jogar e estudar.

2 de maio de 2015

5 dicas de como se tornar um expert em conversação em inglês

Se você está se preparando para uma estadia em um país anglófono ou precisa fazer um teste que tem prova oral, conheça agora algumas dicas que vão te ajudar a superar o trauma!


Next Level Sports

Que atire a primeira pedra quem nunca escutou ou proferiu aquele comentário clássico: “consigo ler e entender, mas me atrapalho um bocado na hora de falar inglês”. A boca fica seca, o coração palpita em antecipação. A língua parece embolar em si mesma e as palavras fazem questão de fugir da mente. Conversação é a habilidade que mais exige atenção e prática de quem se dispõe a aprender uma língua estrangeira, e, não por coincidência, é a que gera mais dificuldade e bloqueios.

Se você está se preparando para uma estadia em um país anglófono ou precisa fazer um teste que tem prova oral, conheça agora algumas dicas que vão te ajudar a superar o trauma!

1.Não tenha medo de errar

A ideia de cometer um equívoco seja de pronúncia ou de concordância — muitas vezes causa na gente um arrepio gelado e paralisante na espinha. Quem quer se passar por bobo na frente de um grupo de nativos? Como não ficar constrangido após soltar uma frase mal-construída na frente de todo mundo?

A boa notícia é que ninguém vai fazer chacota caso você cometa algum deslize. Muito pelo contrário, todo mundo sabe (ou ao menos imagina!) o desafio que é aprender uma língua estrangeira. Nós somos nossos principais críticos, por isso, não seja tão duro consigo mesmo. Não tenha medo de errar, de tentar, de experimentar, de arriscar. Essa é maneira mais eficaz de aprender um novo idioma.

Se estiver entre amigos e conhecidos, melhor ainda! Peça que te corrijam, que apontem as falhas e te ensinem a forma correta de falar. Lembre-se: quanto mais se erra, mais se aprende.

2.O temido sotaque

Muita gente acredita que, para ser fluente no inglês, você precisa falar exatamente como um nativo. Mas é bastante improvável que você alguma vez seja confundido com um californiano nativo e criado nos Estados Unidos. A menos que tenha crescido em meio a uma língua estrangeira, a chance de haver algum traço de sotaque na sua fala é muito grande. Mas isso não deve ser motivo de vergonha!

Desde que você consiga se fazer entender, não há nada de errado em pronunciar as palavras de um jeito que denuncie a sua origem. Abrace seu sotaque! Penélope Cruz nunca o escondeu e ainda assim conquistou muito espaço nas telas de cinema americanas. E o que seria da Sofia Vergara sem o seu jeitinho tipicamente colombiano de falar inglês?

3. Pratique!

Não é só na sala de aula que se aprende inglês. Livros e cursos presenciais são excelentes ferramentas para desenvolver uma segunda língua, mas não são as únicas. As oportunidades estão aí a torto e a direito — aproveite cada chance e treine a maior parte do dia:

  • Escute músicas e cante junto, mesmo que desafinado;

  • veja filmes sem legenda;

  • assista a seriados e telejornais em inglês mesmo que você não consiga compreender tudo; e puxe papo com nativos da língua — ofereça ajuda, inicie uma conversa sobre algum tema interessante.

Tudo isso é valido na hora de expandir suas habilidades.

4. Utilize a Internet

Eis um recurso maravilhoso para quem quer adquirir fluência em uma língua estrangeira. Hoje em dia, uma série de aplicados online estão disponíveis para nos ajudar a desenvolver o inglês.

O site PalTalk, por exemplo, oferece salas gratuitas de bate-papo. O domínio ESL Café contém uma lista completíssima de gírias em inglês que sem dúvida poderão ajudá-lo a expandir seu vocabulário uma forma muito diferente daquilo que você veria nos livros.

E tem mais: o domínio Livemocha conecta usuários que desejem aprender novas línguas. Isso mesmo, você pode receber lições e dicas de vocabulário com um americano e, em troca, ensinar a ele o bom e velho português. Aproveite!

5. Seja um pouquinho maluco

Está assistindo um filme e quer treinar a pronúncia? Repita as falas dos personagens, imite sotaques. Cada língua possui um ritmo de falar diferente, nuances de pronúncia. Imitar um nativo é uma forma de desenvolver a fluência e treinar para a hora da verdade. Remende personagens de filmes e seriados sem medo. Só não invente de fazer isso no meio do cinema!

E você, o que faz para desenrolar a língua na hora de falar inglês? O que te deixa mais nervoso? Conte para a gente e até a próxima!

INSCREVA-SE AGORA E SEJA UM ATLETA DA NEXT ACADEMY

Já enviamos mais de 400 atletas para jogar e estudar nos Estados Unidos.